25 março 2021

Decoração natural em aquários

Você já teve a oportunidade de fazer um mergulho em algum rio ou lago de água doce? Ou já observou atentamente como é o substrato dos rios e lagos etc.?

Estive observando um lago que existe em minha região e que possui águas um tanto cristalinas e observando o fundo do lago vi como era seu substrato e as “decorações” que ali estavam, pensei, será que podemos imitar este fundo em nossos aquários?

O fundo do lago continha muitas folhas mortas, galhos, plantas e alguns frutos duros e secos que haviam caído de alguma arvore próxima e afundado, compondo o meio ambiente.

Observando isto, imaginei como seria se optasse por uma decoração natural? Ou seja, uma decoração mais bruta, diferente do habitual que é mais cosmética com itens cuidadosamente colocados, pedras escolhidas a dedo e perfeitamente alinhadas etc.

Pesquisando na web, vi que existem muitos aquaristas que optam por esta escolha, criam aquários onde buscam imitar com perfeição o ambiente onde seus peixes habitam.

Neste artigo vamos mostrar alguns itens que podem ser adicionados em seu aquário e que lhe ajudará a criar um ambiente mais natural para seus peixes, camarões e outros.

Galhos e troncos – estes itens são superimportantes em qualquer aquário natural, para criar um ambiente mais natural, procure quebrar os galhos e troncos ao invés de serrá-los, assim o formato ficará mais natural com imperfeições e formas diferentes, como são normalmente encontrados na natureza.

Folhas- ótima opção para aquários é a Amendoeira, Terminalia catappa,esta planta é muito utilizada em aquários por suas propriedades bactericidas e fungicidas, assim como os troncos elas liberam ácidos húmicos e taninos que ajudam a manter o PH acido, ideal para peixes amazônicos, também absorvem substancias químicas que podem causar danos aos peixes.

Castanha do Pará – infelizmente é difícil de encontrar nas capitais do Sudeste o fruto da castanha do Pará, o que encontramos são as sementes, ou seja, as castanhas. A Bertholletia excelsa é uma ótima opção para aquários amazônicos, já que muitos peixes utilizam o fruto como habitat ou local de reprodução, você pode substituí-la pelo coco, Cocos nucífera, tirando sua casca e utilizando a parte dura, outra opção é o fruto da sapucaia Lecythis sp.

Mexilhões de água-doce – existem alguns mexilhões de água-doce que podem sem usados na decoração, o mexilhão Margaritifera margaritifera é utilizado por muitos aquaristas, porem você deve ficar atento ao PH dos peixes que habitarão no ambiente decorado com as cascas deste mexilhão.

Rochas – as rochas para aquários de agua doce devem ser preferencialmente não calcárias, a não ser que você tenha peixes de PH alcalino em seu aquário, para peixes de PH ácido elas não podem ser utilizadas, existe um truque para saber se a rocha é calcária ou não, basta você pingar algumas gotas de vinagre ou o ácido clorídrico, se a rochas espumar ela é alcalina, na falta de ambos, coloque as rochas em um balde, faça o teste de PH antes e alguns dias depois e veja se houve alteração.

Lembre-se de sempre limpar e desinfetar cuidadosamente tudo aquilo que você coletou ou comprou antes de colocar no aquário, assim evitará danos ao meio ambiente.






06 março 2021

Spatuloricaria caquetae

Encontrado no Equador, Peru e Colômbia este lindo Loricarideo é ideal para aquários grandes e para quem ama estes peixes de beleza única.

Atinge cerca de 30cm de comprimento é onívoro e gosta de viver em ambientes com temperatura tropical e muitas tocas para se esconder, procure manter um ambiente parecido com o que o peixe encontraria na natureza para que ele se sinta confortável e seguro.

Possui uma coloração marrom claro com tons mais escuros e manchas pretas o que lhe confere uma ótima camuflagem no substrato, o mesmo deve ser de areia fina sem a presença de pedras pontiagudas para não machucar o peixe.

Os machos da espécie apresentam pequenos odontódios pontiagudos que os cientistas acreditam que seja para proteção, é territorial com outro da mesma espécie, por isto deve ser mantido em aquários grandes onde poderão delimitar seus espaços sem entrar em conflitos.

Na natureza é encontrado em rios de águas claras e calmas, com temperatura em torno dos 28ºC, ofereça ao peixe alimentos próprios para cascudos e sempre que possível algum alimento a base de carne.

Como você já deve ter notado o aquário para este peixe deve ser grande, no mínimo uns 2 metros, com bom sistema de filtragem e ótima oxigenação, a diferença entre macho e fêmea é facilmente visualizada.

Os machos possuem os odontes em sua cabeça e são maiores que as fêmeas, elas por sua vez são mais roliças e possuem a cabeça lisa, não se tem conhecimento de sua reprodução em aquários.


* Imagens Obtidas da internet