Aquários têm de muitas formas e tamanhos, alguns são projetados para combinar com a decoração das casas onde estão, outros para dividir certo ambiente etc., porém sabemos que não existe substituto para um aquário natural e que foi concebido pelo proprietário com uma decoração natural e com plantas vivas.
Estes também podem assumir muitas formas e todos foram criados para recriar uma parte da natureza em nossas casas. Eles fazem um refúgio perfeito para nós que vivemos nas grandes cidades, longe do contato com a natureza.
Existem vários passos básicos que precisam ser seguidos para ser bem sucedido neste tipo de projeto, e algumas dicas básicas te ajudará a lidar com os problemas da melhor forma e te fazer obter o sucesso já no inicio.
Etapa 1 - Planejamento de seu aquário
Tal como acontece com todos os projetos uma ideia básica pode lhe ajudar muito, o planejamento de onde será colocando seu aquário, o tamanho do aquário que você vai usar e a posição que você estará colocando-o na sala, etc. Aquários maiores são mais fáceis de controlar do que os menores coloque o aquário fora da luz direta do sol e em local onde se permite realizar a manutenção do tanque de forma confortável. Verifique se você tem uma fonte de alimentação adequada e que todo o equipamento que vai ser usado no aquário está em boas condições de funcionamento, isto é o aquecedor, seu sistema de filtragem, a iluminação que deve ser adequada, etc.
Muitos aquaristas desenham um plano no papel para que eles tenham o resultado final esboçado na frente deles, isso o impede de se afastar da ideia original. Nesta fase também é uma boa ideia procurar alguns fornecedores confiáveis de plantas aquáticas, tenha seus números de contato à mão quando você quiser encomendar as plantas.
Passo 2 - Adicionando o seu substrato
Uma vez que você está feliz com seu projeto e todo o planejamento que foi feito, é hora de lavar o aquário e verifique se há vazamentos.
Se você estiver usando um agente de limpeza, tais como detergentes líquidos para limpar o aquário tenha certeza que ele está bem enxaguado por fora e por dentro, em seguida, posicione-o na sala em cima de um armário resistente ou outra base sólida, o substrato pode agora ser adicionado depois de completamente lavados. O substrato pode ser areia ou cascalho fino a escolha é sua, mas lembrem-se muitas plantas se alimentam pela raiz, então é melhor adicionar algum tipo de fertilizante para suas plantas que terá todos os nutrientes que elas precisam.
A areia ou cascalho deve ser colocado em cima para impedir que os nutrientes na subam para a coluna de água, o excesso de nutrientes muitas vezes trará uma floração de algas.
A camada de substrato deve ser de no máximo 5 cm de profundidade para que ele não armazene gases que são nocivos a qualquer animal que no futuro você estará acrescentando.
A compactação também pode restringir o crescimento da raiz das plantas de modo que não muito profundo e não muito raso é o método correto. Tente uma inclinação do substrato de modo que a parte mais profunda fique na parte traseira do tanque, isto dará um olhar mais natural, e também trará os detritos para a frente no aquário tornando-o mais fácil de remover.
Passo 3 - Adicionando a decoração
Vamos começar agora a parte divertida que é de adicionar alguma decoração no aquário, utilize um “look” natural, ou seja, utilizando pedras ou madeira, se você decidir usar a madeira não esqueça de testá-la antes para se certificar de que ela está apta para ser colocada no aquário (veja matéria já postada).
Tente adicionar a decoração de forma aleatória, se utilizar rochas crie montes pequenos para que estas rochas fiquem com a impressão de terem caído lá, se estiver usando madeira coloque-as de forma irregular, não há lugar para a simetria em um aquário natural plantado.
Colocar plantas como Anubias ou Feto-de-Java pode ajudar a suavizar as bordas da decoração, como estes crescem e se unem por suas raízes irão parecer que já estão lá há anos.
Uma vez que a decoração é adicionada olhe para o aquário e veja se ele apresenta uma boa visão, certifique-se que o efeito esperado foi alcançado e se há alguma coisa que você não está feliz, reorganize-o até que a decoração esteja exatamente como você quer.
Depois de tudo no lugar você estará pronto para adicionar as plantas, as plantas mais altas devem ser adicionadas no fundo de forma que as plantas menores fiquem sempre na frente.
Muitas plantas são utilizadas para o efeito tapete, a Riccia e uma das mais populares, estas crescerão com a decoração como um tapete e espalham ao longo do tempo, eu ainda não vi nada que se pareça mais natural do que este efeito.
Muitas vezes é difícil imaginar como o aquário ficará, uma vez que as plantas são adicionadas pela primeira vez, mas acredite em mim se eles receberem os nutrientes corretos e a iluminação adequada, em breve vai crescer e começar a ultrapassar o tanque, a poda é uma parte importante da manutenção em um aquário natural.
Os peixes não podem ser adicionados de imediato, o tanque deverá passar pelo que chamamos de ciclo biológico, mas eu sei de muitos aquaristas não se preocupam com isto.
A maioria das plantas faz a fotossíntese através da iluminação e algumas espécies de plantas não são tão dependentes da Luz, mas a regra em ter no mínimo 2 watts de iluminação por litro de água, isso significa que um aquário de 50 litros requer 100 watts de iluminação e assim por diante, esta é apenas uma regra geral e algumas plantas podem necessitar de uma iluminação mais forte do que outras, não esqueça pesquise sempre, leia muito e você obterá sucesso.