25 maio 2012

A importância dos Testes

Confesso que nem sempre eu realizo os testes em meu aquário, a correria do dia-a-dia acaba levando o tempo que deveria dedicar aos meus peixes, mas sei a importância que os mesmos tem na garantia do equilíbrio do meu aquário.

Muitas doenças e problemas podem ser evitados com a aplicação de testes e controles de nossos aquários, as vezes a causa das mortes e doenças que acontecem estão diretamentes ligadas ao desequilíbrio de algum parâmetro da agua.




Quando somos iniciantes é comum a mistura de peixes de Ph diferente e as mortes são mais do que comum neste período o que leva muitos a desistirem do Hobby, mas com o conhecimento sabemos que a divergência de Ph pode ser a causa dos problemas, aprendemos que Kinguio não é ideal para viver com Neons, que Platy não é ideal para viver com Tetras devido a diferença de parâmetros que os mesmos exigem.


Testes de Nitrito e Nitratos, Amônia, CO² e outros são muito importantes, embora seja caro possuir testes de marcas confiavéis, pois geralmente são importados, alguns testes nacionais podem ajudar e muito, embora alguns testes muito baratos não possuem a qualidade adequada levando o aquarista a erro de interpretação dos resultados.


Procure se possível adquirir pelo menos os principais testes se podemos separa-los assim, já que para cada tipo de aquário um teste será fundamental, se o aquário possui só peixes o PH e DH podem ser muito úteis, caso seja um plantado outros testes se farão necessários pois neste caso temos plantas e outros elementos a serem verificados.


Procurem investir um pouco caso seja possível e com certeza o sucesso será mais facilmente alcançado.

10 maio 2012

Cascudo Tigre de Ouro

Este lindo cascudo de cores exuberantes e atraentes irá deixa-lo caidão por ele assim que você o ver pela primeira vez, com o corpo listrado de amarelo e preto ele chega aos 11cm de comprimento, é onivoro e gosta de ter em sua dieta de vez em quando alguns pedaços de carne, por isto ofereça a ele artemias congeladas e alimentos especiais para peixe de fundo.



O aquário deve ser de tamanho médio a grande para que o peixe tenha espaço para se movimentar a vontade, utilize um sistema eficiente de filtragem pois o mesmo produz muitos dejetos.



O substrato pode ser formado por areia média e alguns locais com areia fina para que o peixe se enterre de vez em quando, ele tem o hábito de cavar pequenas tocas por isto é comum você ver pequenos buracos no solo, o PH ideal vai de 6.0 a 7.0 e DH na faixa de 3ºDH.