15 janeiro 2012

Vivíparos ou Ovíparos?


O maior desafio para o aquarista é a reprodução das espécies por ele criadas, normalmente a maioria não se preocupa com isto ou por falta de conhecimento ou por falta de vontade.


A reprodução em cativeiro é algo que todo aquarista deveria tentar, imagine se todos os Acarás Discos fossem capturados na natureza? um peixe que é conhecido a nível mundial, hoje fatalmente estaria em vias de extinção.


Todos nós quando compramos peixes nas lojas especializadas não nos preocupamos com a origem da espécie, sua forma de reprodução etc.sabemos que existem peixes vivíparos e ovovivíparos, mas o que é isto alguém pode estar perguntando,vamos lá.

Os peixes vivíparos são aqueles que os filhotes são gerados dentro do próprio peixe, por exemplo, os Platis, Lebistes, molinésias entre outros, os filhotes assim gerados já nascem aptos para comer, geralmente infusórios, naúplios de artêmias, etc. alguns possuem o "saco vitelino" que é uma bolsa onde está armazenado os nutrientes necessários para os primeiros dias do peixinho, assim que o saco vitelino desaparece, devemos introduzir alimentos para os filhotes.


Os peixes Ovo vivíparos colocam seus ovos no ambiente, os filhotes nascem já aptos para comer pequenos alimentos, peixes desta categoria: Caracídeos, alguns Ciclideos, Acarás, etc.


Alguns destes peixes criam ninhos, outros apenas dispersam seus ovos sem nenhum critério, ainda temos os peixes anuais que colocam seus ovos em poças que secam e quando estão cheias novamente o ovo entra em processo de germinação.

Por este motivo é de suma importância saber qual é o tipo de peixe que você cria e pretende reproduzir, imagine uma grande quantidade de ovos depositados no fundo sendo sugado por uma sifonagem? ou a poda daquela planta cheia de ovos em sua folha? sabemos que nem todos os peixes se reproduzem facilmente em aquários, agora imagine uma espécie rara que desovou em seu aquário e você por falta de conhecimento perdeu a oportunidade de ver gerar uma grande quantidade de filhotes que valem um bom dinheiro!


Devemos sempre que possível, pesquisar quais tipos de peixes pretendemos criar, seus métodos de reprodução, etc. pesquise em fóruns, lojas, outros aquaristas e tente, você pode ser o felizardo em conseguir a reprodução de uma linda e rara espécie de peixe.

02 janeiro 2012

As Enquitréias

São pequenas minhocas brancas que são utilizadas no meio aquarístico para a alimentação dos peixes, existem várias espécies de Enquitréias, a E. albidus, E. capitatus, E. buccholzi e E. minutus.


Na natureza elas são encontradas em solos ricos em matéria orgânica em decomposição, tais como folhas, troncos, animais, etc. sua cultura pode ser realizada em turfa, folhas, capim seco ou carvão ativado.


Devem ser alimentadas com leite em pó, pão, farinhas diversas, purês, gema de ovo ou vegetais, quanto mais saudável estiver a cultura de Enquitreias, maior será seu valor nutritivo para os peixes.


Devem ser oferecidas em pequenas porções aos peixes evitando o excesso para que as mesmas não morram no aquário e cause com isto a contaminação da agua.


Procure mais informações sobre este tipo de alimento e busque oferece-lo aos seus peixes.


Adaptado da revista "Aquarismo" ano 3, 1990 pg. 40-41.