Existem no mercado aquarístico diversos tipos de camarões que podem ser colocados em nossos plantados, são espécimes belíssimos com cores vibrantes e de diversos tamanhos.
A grande maioria são provenientes do continente Asiático e tiveram sua popularização através do mestre dos plantados Takashi Amano, estes camarões além de ajudarem na limpeza do aquário também embelezam o ambiente com seu formato, cores vibrantes e aparência exótica.
Devemos ter cuidado com os parceiros destes animais em nossos plantados, devido ao seu tamanho eles podem se tornar um belo petisco para os peixes maiores, por isto o aquarista deve planejar atentamente seus parceiros embora o indicado seja te-los em aquários só para eles, alguns aquaristas conseguem mante-los em aquários comunitários densamente plantado e alguns esconderijos para a espécie.
São altamente prolíficos e em pouco tempo o aquário poderá estar superpovoado por estes magníficos crustáceos. Se alimentam de restos de comida, artêmias e outros alimentos que encontrem no fundo do aquário, onde estão a vasculhar continuamente.
Os parâmetros ideais para a espécie são: PH 6,4, KH 0~1, amônia 0.50ppm e nitrito NO2 0,25ppm, em aquários criados apenas para manter a espécie podemos colocar as seguintes plantas: Marimo Ball (aquelas esferas de musgo) Microsorum Pteropus, Anubia nana, Flame moss, etc.
Se você tem desejo de criar estes crustáceos, faça pesquisa em sites especializados para adquirir conhecimento e dar a estes animais um ambiente adequado e sadio, aqui neste post você teve apenas uma pequena amostra destes belíssimos animais.