26 maio 2013

Cynolebias Whitei



Este lindo peixe originário do Estado do Rio de Janeiro pertence à família dos Rivulus, vive em poças temporárias que durante o período de estiagem secam completamente, com uma coloração belíssima formada de pontos brilhantes em um fundo marrom-cobreado, este peixe causa uma bela impressão no aquário. 

No aquário deve-se ter alguns cuidados básicos para se ter sucesso, tais como PH de 6.2 a 6.8, DH 0 a 15 e temperatura entre 20 a 24ºC, de temperamento pacifico gosta de viver em um ambiente calmo e sossegado, evite mistura-lo com peixes mais agressivos ou muito agitados, tais como os Barbos sumatras, tetras e outro.

Os machos são agressivos entre si e por este motivo não devem ser colocados juntos em um aquário muito pequeno, sua alimentação é constituída de artemias, tubifex, larvas de mosquito e outros alimentos vivos, aceita também alimentos em flocos, desde que de boa qualidade.

Sua reprodução pode ser conseguida utilizando um macho e duas fêmeas, utilize um aquário pequeno de 30x15x15 sem cascalho de fundo, coloque uma camada de turfa de até 5 cm de espessura para que os peixes possam desovar, coloque também um tufo de musgo de java para que as fêmeas possam se esconder após o ato de acasalamento.

Na web existem sites especializados em Killifishes, procure informações sobre as espécies e assim obtenha mais conhecimento para a criação destas belíssimas espécies.

13 maio 2013

Hyphessobrycom Cachimbensis


Continuando com nossas postagens sobre os Caracídeos raros no aquarismo, vamos falar hoje sobre o H. Cachimbensis ele é encontrado na região do rio cachimbo na bacia do Tapajós na região amazônica, atingindo cerca de 4 cm este belo peixinho gosta de viver em grandes cardumes de 10 peixes para cima o que o torna um peixe ideal para plantados, gosta de nadar a meia água e só sobe a superfície em raros momentos para agarrar algum alimento.

De coloração prateada com um risco preto azulado que vai da cabeça até a cauda, ele possui o olho com uma coloração amarelo circundado por um circulo vermelho, as nadadeiras apresentam uma leve coloração amarelo esverdeado.

Como todos caracídeos ele come de tudo, ofereça de preferência artêmias, dáfnias e outros alimentos vivos, mas ele pode aceitar muito bem alimentos flocados de boa qualidade.

O aquário deve ter as seguintes condições: PH de 6.0 à 6.5, DH 5 e temperatura entre os 26º à 28ºC, infelizmente são raríssimos no hobby e pouca informação temos sobre sua reprodução em cativeiro, segundo alguns pesquisadores ele como os outros caracídeos não cuidam dos filhotes, dispersam seus ovos no ambiente e por isto é importante a presença de muitas plantas no aquário para evitar a canibalização por parte dos pais, também não se sabe se os ovos são sensíveis a claridade, por este motivo é aconselhado manter o aquário com uma iluminação bem fraca.
Caso você tenha a sorte de encontrar este peixe, adquira-o e nos conte sua experiência.