24 novembro 2009

A Coridora - Rainha do Aquário

Com certeza você já ficou fascinado pela beleza e pela aparência da coridora, um peixinho maravilhoso que deixa qualquer aquário lindo.

Este lindo peixe é originário da região Amazónica e até mais além, vivem no fundo em grandes cardumes comendo minhocas e vermes que encontram. Em nossos aquários este peixe irá desempenhar um papel super importante pois ajudará a manter a limpeza do aquário ao consumir os restos de alimentos que vão parar no fundo do mesmo.

Por isso é importante que ao alimentar seus peixes, nunca se esqueçam das coridoras, coloque alimentos que possam chegar ao fundo onde elas irão se alimentar.

Elas não comem "dejetos" dos peixes e sim restos de alimentos que vão parar no fundo do aquário, para mantermos elas bem saudáveis em nosso aquário devemos observar algumas exigências do peixe, a agua deve ter um pH neutro para levemente ácido e ser mole, assim elas ficaram mais a vontade e estarão mais saudáveis e resistentes a doenças. Dependendo da espécie, elas vivem de 3 a 08 anos no aquário, A temperatura ideal é acima dos 25°C, de preferência 28°C. Embora seja um peixe muito resistente, mudanças bruscas de temperatura ou pH causará dano a elas assim como em qualquer espécie que você possua em seu aquário.

Sua alimentação deve ser preferencialmente com tubifex desidratado, minhocas lavadas e oferecidas em pedaços. Existem na web diversos sites especializados em coridoras segue abaixo alguns bem bacanas que eu encontrei:


http://www.aquahobby.com/articles/b_coridoras.php
http://www.aquarionline.com.br/portal/peixes/peixes_detalhe.asp?id=52

Se você não possui este lindo peixinho, não perca tempo adquira um e logo você se tornará mais um amante das Coridoras.

16 novembro 2009

Doenças de Peixes de Água doce.

Vamos falar sobre algumas doenças comuns que podem afetar nossos peixes, seja observador e verifique seus peixes para ter certeza que eles estão livres destes parasitas.
Ictio (ponto branco)– provocada pelo Icthyopthirius multifilis esta doença ataca os peixes em aquários cuja limpeza está deficiente, você poderá observar inúmeros pontos brancos no corpo do peixe e nas nadadeiras e o mesmo ficará raspando as pedras e outros objetos do aquário para se “coçar”, se não for tratada pode matar o peixe, existe vários tipos de tratamento, desde remédios como fungicidas até o aumento da temperatura (31º) já que o fungo não sobrevive a esta temperatura. Oodinium(veludo) – parecido com um pequeno pedaço de algodão, esta doença ataca os peixes nas brânquias, olhos, boca e outras partes do corpo, você poderá observar que o peixe terá dificuldade para respirar o que poderá causar sua morte, os remédios mais indicados para tratar este tipo de doença são: O permanganato de potássio, o verde de malaquite e o azul de metileno.
Achlya ou Saprolegnia – Esta doença causa manchas ou tufos muito parecidos com algodão, seu tratamento é a base de Fungicida e troca de 20% da água.
Costia – causa falta de apetite, manchas brancas e ramificações vermelhas nas nadadeiras, para tratar os peixes com estes sintomas, devemos utilizar fungicida de largo espectro ou parasiticida além da troca parcial de 20% da água do aquario.
Hidropsia – è causada por bactérias que atacam os órgãos internos dos peixes, paralisando seu funcionamento, os peixes ficam inchados e com as escamas eriçadas, está é uma doença de difícil cura, seu melhor tratamento é a base de antibióticos e a troca de 20% da água.

A melhor forma de evitar estas doenças é cuidando da manutenção do aquário, verificando periodicamente as condições da água, retirando folhas mortas e o exceso de comida ou dejetos que pode se armazenar no fundo do aquário. Assim você irá garantir boa qualidade de vida a seus peixinhos que ficarão felizes.

13 novembro 2009

Sejam bem vindos Amigos!!

Olá aquaristas!!

Estamos inaugurando este blog, sobre dicas e outras novidades sobre este hobby maravilhoso que é o aquarismo.
Espero poder ajudar a todos e trocar experiências com todos vocês, para a cada dia saber mais sobre o maravilhoso mundo do Aquarismo Brasileiro.

Obrigado e sejam bem vindos!!