30 julho 2020

Poecilia Parae

Conhecido como guarú do Pará, este lindo e dócil Poecilídeo é mais um dos peixes que são indicados para iniciantes no hobby, de fácil criação e reprodução, ele é criado em todo o país onde possui sua legião de fans que adoram criar e reproduzir peixes desta família. 

Encontrado desde a Guiana até o delta do rio Amazonas, este lindo peixinho atinge uns 5 cm quando adulto, vive cerca de 2 anos e habita em ambientes com PH 7.0 a 7.6, dureza 4 a 10, temperatura 24ºC a 28ºC.

Encontrado em pequenos pântanos e riachos de águas calmas e muita vegetação, ele é um ótimo controlador de larvas de mosquito, já que se alimenta delas, por isto é comum ser criado para controle de pragas como a dengue.

Possui um corpo alongado e nadadeiras arredondadas, boca pequena e voltada para cima, os machos são de cor prata escura com alguns tons de
verde e pequenas manchas pretas, criando belos padrões, a nadadeira é cinza transparente.

O aquário de criação da espécie pode ser de 60 cm a 80 cm, deve ter preferencialmente água salobra com PH alcalino, o substrato deve ser arenoso e com plantas flutuantes para deixar o ambiente bem sombreado e agradável.

São pacíficos e facilmente reproduzidos, você deve manter um macho para cada 3 fêmeas, são vivíparos com fecundação interna, os alevinos nascem com o saco vitelino e se você manter os pais bem alimentados e um aquário com bastante plantas flutuantes que sirva de abrigo, eles podem ficar no mesmo aquário, uma ótima planta para isto é o musgo-de-java ou a Cabomba. 

Os machos são menores que as fêmeas e mais coloridos, são onívoros e você deve oferecer regularmente alimentos vivos para que o peixe mantenha seu belo colorido, alguns aquaristas cruzam espécies de diferentes formas e padrões para conseguir novas linhagens.



18 julho 2020

Equipamentos utéis

O aquarismo tem evoluído muito nestes últimos anos aqui no Brasil, me recordo que em meados dos anos 80 quando comecei no hobby, havia pouquíssimas inovações disponíveis no mercado de aquarismo, Kits de CO², filtros canister, filtros Hang-on, luminárias, etc. tudo isto era novidade, coisas que só víamos em revistas gringas, os produtos nacionais eram em sua maioria bem simples e com pouca eficácia.


Meu primeiro aquário foi um pequeno barril de plástico de 5 litros, onde criava barrigudinhos e cascudos que pegava no rio da minha cidade, depois de um tempo ganhei um aquário de 30 cm com uma bomba de ar da vigo-ar, lembra-se desta marca? Uma das primeiras que conheci no mercado aquarístico nacional.

Hoje temos uma infinidade de produtos que ajudam em nosso hobby, e através dos sites de compra, estas possibilidades ficam limitadas ao nosso orçamento.

Quero listar alguns produtos interessantes que podem ser muito úteis dentro do nosso hobby.

Capsula de cultivo para artêmia – vi uma de origem Alemã, que facilita a eclosão das artêmias que muitos aquaristas gostam de criar em sua casa para alimentação de alevinos, não necessita conexão com bombas de ar, o que torna seu uso mais simples, ainda não vi em lojas de aquarismo aqui em São Paulo.

Limpador Magnético – útil para ser utilizado em grandes e pequenos aquários, assim você evita de colocar a mão dentro do ambiente o que pode causar danos, no mercado existem várias marcas de variados preços que pode caber em seu orçamento.

Extrator de superfície – este produto é super útil já que ele elimina aquela nata que pode aparecer na superfície do aquário impedindo a entrada da luz de forma eficiente, conectado ao sistema de filtragem ele irá sugar as impurezas da superfície e manter a camada superior limpa.

Existe no mercador versões simples e outras mais Hi-techs, vale a pena investir em uma.

Compressor de ar a pilha – item indispensável para qualquer aquarista, é muito importante, pois caso haja uma falta de energia ou qualquer outro problema, este tipo de compressor irá garantir o básico da vida aquática em seus tanques, vale a pena o investimento, já que não são caros.