09 dezembro 2011

Feliz Natal e Próspero Ano Todo!!!

Desejo a todos vocês um ótimo Natal e um Próspero Ano Todo, que este próximo ano você possa dar mais atenção a sua Família, seus amigos e principalmente ao seu (s) aquário (s).

Até 2012!!!

05 dezembro 2011

Cascudo Bola de Neve

Os cascudos são peixes que muitos aquaristas não dão importância, talvez pela aparência um tanto primitiva ele não costuma despertar paixão em quem o vê pela primeira vez.


O bola de Neve é um belo membro da família dos loricarídeos com uma aparência diferente dos outros cascudos mais conhecidos, este peixe é totalmente negro com bolas brancas cobrindo todo o corpo, ele é muito procurado pelos aquaristas Asiáticos e Europeus que apreciam suas formas e cores exuberantes, chegando a alcançar preço elevado nestes mercados.


Para se ter em um aquário, o mesmo deve ter no mínimo uns 200 litros, PH 7,0 e temperatura em 26ºc, quando adulto atinge uns 30cm de comprimento.


Sua reprodução em cativeiro é desconhecida assim como na natureza ainda não se sabe ao certo como é o período de acasalamento da espécie.


Assim como outros Loricarídeos de aspecto exuberante, este peixe deve ser apreciado pelos amantes do aquarismo.

21 novembro 2011

Apistograma Agassizi

Este belo peixinho é mais um lindo membro da família dos ciclídeos, encontrado em diversos pontos da América do Sul, ele chega a atingir até 4cm, com cores fortes e bonitas, ele apresenta próximo da cabeça alguns tons em azul brilhante, uma faixa negra vai da cabeça a cauda, seu dorso é amarelado assim como algumas partes do seu ventre.


De comportamento territorialista, ele deve ser mantido apenas com uma fêmea da sua espécie em aquários comunitários ele costuma demarcar seu território e atacar outros peixes que porventura venham a invadir seu espaço.


O aquário ideal para este peixe é com temperatura entre os 25ºc a 27ºc, PH de 6,4 a 6,8 e algumas tocas para ele se esconder ou marcar território.


A alimentação consiste em alimentos flocados e preferencialmente alimentos vivos o que irá acentuar ainda mais suas belas cores.


Vale a pena criar este belo e lindo peixe.

13 novembro 2011

Parabêns!! 02 anos com Vocês

Olá amigos, estamos em nosso segundo neste canal, e é um grande prazer compartilhar com vocês um pouco de nossa experiência em Aquarismo.
Valeu amigos, espero contar com vocês nos próximos 02, 10, 50 anos!!!

10 novembro 2011

Suplementos ADA

Quem já viu os aquários de Takashi Amano, com certeza já sonhou um dia em ter um aquário igual. Quais são os segredos de aquários tão lindos e plantas tão belas? os suplementos.

Vamos falar de alguns dos suplementos básicos que foram desenvolvidos pelo mestre Amano e que ele utiliza em suas montagens.

Bacter 100 e Clear Super - O Bacter 100 possui em sua formulação mais de 100 tipos de bactérias benéficas que auxiliam no desenvolvimento das plantas formando microorganismos no substrato, já a Clear super serve de alimento para as bactérias e ajuda na propagação das mesmas;


Power Sand - É um substrato com base em pedras pomes o que garante uma ótima circulação da agua entre as raízes das plantas, este substrato é indicado para aquários que contenham muitas Cryptocorynes e Echinodorus, isto devido a sua altíssima carga de nutrientes e minerais;


Aqua Soil - É o substrato básico dos aquários de Amano, este substrato misturado com os outros elementos acima citados irá dar ao solo todas as condições ideais para um bom desenvolvimento das plantas. O maior impedimento para os aquaristas brasileiros é o preço que chega para nós em dobro ou até o triplo do valor que é comercializado lá fora, o motivo todos já sabem de cor....impostos!!

30 outubro 2011

Hyphessobrycom megalopterus - Tetra Black Phanton



Este lindo Caracídeo conhecido como tetra fantasma é originário do Alto da Bacia do rio Paraguai, gosta de viver em grandes cardumes onde exibe toda sua beleza.

Come de tudo mas com alimentação viva suas cores ficarão mais vistosas e ele exibirá para você toda sua graça, deve viver em aquários de PH ácido entre 6.0 a 7.0, agua mole e temperatura entre os 26 a 28ºC.

O macho é mais escuro que a fêmea e também tem a nadadeira dorsal maior, sua reprodução é igual a todos os caracídeos, ou seja, eles liberam os ovos no ambiente e não cuidam da prole, devendo por isto ser retirados do aquário assim que terminar a desova.

É encontrado com facilidade nas grandes lojas de aquarismo, embora seu preço seja um pouco "salgado" vale a pena ter este belo peixinho no seu plantado.

20 outubro 2011

Oliver Knott - O Gênio Alemão

Todo amante do aquapaisagismo tem a obrigação de conhecer este nome Oliver Knott, este gênio do aquarismo plantado nasceu na cidade de Kalrsruhe na Alemanha, fundador da AquaDesign Consulting Company empresa especializada na montagem de aquarios plantados ele também desenvolve substratos especiais e outros equipamentos para aquarios plantados.



Dono de um estilo unico seus aquarios vão desde os Nature Aquarium aos temáticos, Oliver trabalha com aquarios de diversos tamanhos e suas montagem em aquarios grandes viram verdadeiras obras de arte, este é sem duvida mais um gênio que com seus trabalhos podem nos dar a inspiração que precisamos quando vamos montar nossos aquarios.


Vejam abaixo algumas das belas criações desde grande gênio do aquarismo Plantado:




05 outubro 2011

A Reprodução do Acará Bandeira

O maior sonho de todo aquarista é conseguir a reprodução das espécies que ele cria, o Acará Bandeira é uma excelente espécie para se tentar a reprodução, porem alguns "lances" devem ser observados, vamos lá.

A principio devemos colocar vários exemplares em idade reprodutiva em um aquário, uns seis ou oito, devemos cuidar de sua alimentação oferecendo se possível alimentos vivos para garantir uma melhor saúde.

A limpeza do aquário deve ser realizada sempre, retirando toda sobra de alimento que se acumular no fundo, após alguns dias os peixes já estarão formando casais, você irá notar isto observando os peixes "brigando" entre si.

Separe os casais dos outros peixes e coloque-os em um outro aquário já preparado para a reprodução, os peixes irão escolher um local para desovar geralmente uma planta de folha larga, o vidro do aquário ou algum outro objeto liso, alguns aquaristas colocam canos de PVC para eles desovarem ali.

A fêmea irá fazer a postura sempre começando de baixo para cima, o macho fertiliza os ovos em seguida, se acontecer de os peixes comerem os ovos não se preocupe, alguns casais fazem isto durante algum tempo, mas depois seguem normalmente com a desova.

Após a desova os pais ficam cuidando do ninho, abanando-os com suas nadadeiras e retirando os ovos que não são fecundados, evitando assim o ataque dos fungos que poderia comprometer toda ninhada.

Após a eclosão as larvas ficarão aderidas no ninho e os peixes costumam muda-los de lugar, depois de cinco dias os alevinos já estarão nadando pelo aquário e após este período você já pode alimenta-los com infusórios ou nauplios de artêmia.

Neste período os pais continuam cuidando dos filhotes e segue-os por todo lado, depois de cerca de trinta dias os peixinhos já terão a aparência dos adultos e devem ser alimentados com ração bem fina, nunca deixe sobrar alimentos no aquário para que não ocorra um surto de doenças com a queda da qualidade da agua.

Os filhotes poderão ser separados dos pais quando já estiverem bem grandinhos, sempre monitore a qualidade da agua que deve ter seu PH entre 6,6 a 6,8 e temperatura entre 25ºC a 28ºC.
A queda na qualidade da agua pode ser fatal para toda ninhada, por este motivo preste muita atenção e não vacile, pois você poderá perder toda a ninhada.
Boa sorte!

22 setembro 2011

As Lojas e os Lojistas


Realizei uma pesquisa informal sobre a qualidade no atendimento e também dos aquários e peixes nas lojas de aquarismo e naquelas que alem de peixes também vendem produtos de Pet Shop.

Nesta pesquisa observei as condições dos aquários e dos peixes ali presentes, observei o conhecimento do lojista e demais atendentes sobre os peixes, remédios e plantas, pude perceber que nas lojas de produto misto o conhecimento é bem pequeno ou quase nenhum.

Talvez pela busca do lucro rápido ou a ideia de que vendendo um peixinho doente ou em mal estado o cliente voltará novamente e gastará de novo, eles não se preocupam em buscar conhecimento.



É incrível como muitos não se importam com os pequenos animais, é mais fácil você ver alguém se preocupando com um elefante do que com um paulistinha, a ideia de tamanho prevalece e desprezamos um outro ser vivo que também necessita de cuidados.


Durante a pesquisa percorri um total de 22 locais entre lojas especializas e lojas de Pet Shop, nas lojas especializadas o atendimento e qualidade dos aquários foi considerado bom ou ótimo, embora algumas lojas tenham baterias superlotadas de peixes, plantas mortas ou em péssimas condições e alguns aquários sujos.


Os funcionários em sua grande maioria sabia muito bem sobre os peixes, plantas, remédios, etc. o atendimento também foi muito bem realizado em todas as lojas que pesquisei.


Nas lojas de Pet Shop a coisa mudou drasticamente, a maioria tinha aquários IMUNDOS, peixes mortos, doentes, sujeira, sujeira e sujeira. Perguntei a um lojista em uma loja em situada em um mercado municipal se podia criar Kinguio e Barbo Sumatrano juntos e o cara disse que sim!! perguntei ainda sobre PH, DH e na maioria das lojas ninguém sabia o que era!


Pude perceber que o barato as vezes sai muito caro, por isto tenha muito cuidado com o estabelecimento onde você adquire seus peixes, procure pesquisar, faça perguntas ao lojista e veja a firmeza dele nas respostas e não compre gato por lebre.




09 setembro 2011

Como obter lindas Plantas?

Qual é o segredo das plantas em nosso aquário? Como obter aquele belo aquário com plantas lindas e saudáveis? Antes de tudo vou te perguntar algo, você conhece as suas plantas? qual é o critério que você utiliza quando vai adquirir plantas para seu aquário? será que todas as plantas que você tem são compatíveis entre si? todas elas necessitam de CO², muita iluminação e substrato fértil?


Muitos aquaristas não prestam atenção a estes detalhes e misturam plantas de diversas características, então se deparam com problemas e ás vezes não sabem o que fazer, ai acabam gastando dinheiro e tempo de forma inútil.


Antes de começar a montar seu plantado, pesquise as espécies de plantas que você deseja obter, veja a compatibilidade entre elas, isto é muito importante já que lhe dará a oportunidade de direcionar seus equipamentos para atende-las sem correr o risco de iluminar em demasia uma espécie que não necessita de muita iluminação ou deixar-la com pouca iluminação.


Em relação ao substrato nem todas as plantas são exigentes, existem aquelas que se adaptam muito bem em substratos pobres, já outras necessitam de substrato rico e adição de nutrientes e outros cuidados, vamos ver uma relação de plantas que não são muitos exigentes em relação ao substrato:



  • Microsoriun Pteropus - Esta planta não deve ser enterrada no solo, por este motivo não é necessário se preocupar com substrato rico, ela deve ser amarrada no tronco ou nas rochas, também não é exigente em relação ao CO²;


  • Cryptocorine Wendtii - Se adapta muito bem em solo comum;


  • Ceratophyllum Demersum;


  • Hygrophila Difformis e H. Polysperma;


  • Ceratopteris Thalictroides e outras.

Estas plantas formam uma linda variedade com folhas de diversas tonalidades de verde, a Microsoriun forma uma linda moita no aquário e tende a impedir a passagem de luz para as plantas localizadas abaixo dela, por este motivo ela não serve para ser colocada sobre plantas que necessitam de muita luz.


Todas as plantas necessitam de nutrientes, algumas apenas tendo-os disponível na água, outras necessitam deles no solo para suas raízes. As plantas usam o dióxido de carbono, amônia e os nitratos como fertilizantes, por este motivo os resíduos produzidos pelos peixes serve como adubo, porem não deve existir no aquário excesso destes detritos para não contaminar a agua e ocasionar o surgimento de algas.


A qualidade da agua também faz muita diferença na hora de ajudar no desenvolvimento das plantas, algumas espécies preferem agua dura, mas necessitam também de alguns minerais tais como Cálcio e Magnésio que afetam a dureza da agua.


Faça uma lista das espécies que deseja e pesquise, veja se você deve investir mais em equipamentos como cilindros de CO² ou na iluminação, as vezes o investimento realizado em certo equipamentos era até desnecessário e sem pesquisa você poderá gastar um dinheiro que poderia ser investido em outra coisa.


Pesquise e Boa Sorte!


13 agosto 2011

Thayeria boehlkei

Este peixe é conhecido como peguim ou pinguim é originário da região amazónica e atinge até 8cm de comprimento, possui o corpo alongando com uma cor esverdeada no dorso e prateado no ventre, uma faixa preta vai desde a região da cabeça até a cauda.


Gosta de agua ácida e temperatura ente os 22ºC á 28ºC, come de tudo desde alimentos vivos à comida industrializada, tem como hábito nadar em posição obliqua, com a cabeça para cima.


Este peixe deve ser mantido juntamente com peixes de maior porte, já que adora comer peixes pequenos, o dimorfismo sexual destes peixes é um pouco difícil de ser observado a não ser pela apresentação do ventre mais arredondado das fêmeas durante a época da desova, os ovos são de cor acastanhados e a fêmea chega a colocar cerca de 1.000 ovos durante a postura.


A alimentação dos alevinos deve ser a base de infusórios e depois naúplios de artêmia.

28 julho 2011

Takashi Amano - O mestre do Aquarismo





Conhecido pelos belíssimos aquários, o mestre Amano é fonte de inspiração e admiração no mundo do aquapaisagismo. Nascido no Japão em Julho de 1954 seus aquários são conhecidos no mundo todo, através de belas criações que deixam todo ser Humano e até "marciano" de queixo caído.


Amano é fundador da ADA - Aqua Design Amano - Seguindo os métodos dos jardins japoneses, Amano leva para dentro dos aquários intrincados arranjos com belíssimas formações, utilizando belas plantas e combinações de rochas.


Amano é o responsável pela atual febre dos aquários plantados, que são diferentes dos aquários com plantas, no plantado temos um Layout bem definido, há uma preocupação com a harmonia da montagem.


O camarão "Caridina janopica" foi batizado de Amano em sua homenagem, hoje no mundo existem vários aquapaisagistas famosos, todos tendo Amano como sua fonte de inspiração e se baseando nos ensinos do mestre criam verdadeiras obras de arte.


Veja abaixo algumas das belas criações de Amano, se inspire e seja um grande aquapaisagista também.


15 julho 2011

Myriophyllum matogrossensis



Esta linda planta pertence à família das Haloragáceas, é encontrada em toda América do Sul, tem um desenvolvimento rápido quando mantida sob uma iluminação forte, necessita de um substrato bem fértil para se desenvolver perfeitamente e também do uso de CO².


Esta planta gosta de ambientes com temperatura entre 24 a 30ºC e PH entre os 6,0 a 7,5. Atingem no máximo 40cm e deve ser plantada no fundo do aquário, sua manutenção é bem simples e não requer muitos cuidados especiais.



06 julho 2011

Aphyocharax Rubripinnis

Conhecido como "Barbatanas Vermelhas" este lindo e ágil peixinho é encontrado na Argentina e no rio Paraná no Brasil, gosta de água limpa e PH neutro, temperatura entre os 20 a 26ºC.


Come de tudo, mas dá atenção especial para os alimentos vivos tais como artêmias, tubifex, larvas de mosquito e outros.


A diferença sexual entre os machos e fêmeas é facilmente perceptível, o macho possui o corpo mas esguio e também é mais colorido que a fêmea na época de reprodução. Sua coloração é azul metalizada com as barbatanas avermelhadas, é um peixe pacifico e muito bem adaptável, convivendo muito bem com outras espécies.


Durante a época de reprodução a fêmea coloca cerca de 300 ovos que devem ser mantidos na penumbra, a eclosão se dá entre 30 a 36 horas e após 4 dias os alevinos já estarão nadando livremente pelo aquário.


Neste período eles devem ser alimentados com infusórios e naúplios de artêmias.

26 junho 2011

Alternanthera Reineckii

Esta linda planta é encontrada em quase toda a região sudeste do Brasil, possui uma coloração maravilhosa e faz um contraste muito bonito no aquário.


Com uma cor vermelho-violeta, esta planta atrai para si a atenção em um aquário plantado principalmente se plantada em grupos no meio de plantas de coloração verde claro.


Altamente exigente ela necessita de uma iluminação forte e substrato rico e mesmo assim você ainda poderá ter algumas dificuldades com sua manutenção, por isso ela é indicada para aquaristas experientes, sua reprodução é muito simples, basta separar seu caule e plantá-lo novamente para criar uma nova muda.


Deve ser mantida em aquários com água limpa e PH neutro, temperatura entre os 26ºC e um substrato rico em ferro.

18 junho 2011

Utensilios Básicos para o aquarista.

Olá amigos, nós aquaristas lidamos com uma infinidade de apetrechos em nosso hobby, alguns hi-tech, outros nem tanto, quando se está com um orçamento curto o negócio é apelar para a criatividade, então segue abaixo alguns itens que não podem faltar em seu armário aquarístico.


  • Tesoura para podas - está sem dinheiro para adquirir aquela linda tesoura de ponta curva que custa caro? não se desespere você pode ter a sua tesoura de ponta curva só que na versão mais reduzida, que tal utilizar aquelas tesourinhas de unha? são baratas e podem muito bem substituir uma tesoura cara;

  • Pinça - Podemos fabricar uma pinça utilizando uma simples folha de serra, aquelas serrinhas de cortar ferro, basta pegar duas "serrinhas", utilizar um esmeril para molda-las no formato de pinça e após isto colocar uma pequena madeira na base, parafusar e pronto, sua pinça esta pronta. O inconveniente é que com o tempo ela estará danificada pela ferrugem já que a mesma é de metal, mas você também pode tentar fazer de plástico ou qualquer outro material resistente;

  • Sifão para sifonagem - Utilize uma mangueira e um tubo de desodorante, encaixe-o na mangueira e pronto, seu sifão já pode ser utilizado;

  • Raspador de Algas - Utilize um prestobarba, ou um aparelho de barbear daqueles antigos, que se parecem com um T;

  • Filtro Interno - Utilize uma caixa plástica perfurada com lã dentro para realizar a filtragem, instale uma bomba interna no topo e está pronto, talvez o efeito estético não seja legal, mas na hora de quebrar um galho vale a pena;

  • Criadeira - Podemos utilizar um pequeno pote adapta;o com uma rede de malha fina, igual à utilizada em nossas redinhas de captura, tire uma parte do fundo do pote e fixe a rede, colando-á ou amarrando-á, coloque duas ventosas nas laterais do pote e fixe-o no aquário;

  • Suprimento de CO² - Não se desespere, você também pode ter um lindo aquário plantado sem gastar muito com os caros cilindros de CO², sabemos que estes cilindros são uma fortuna e muitos não podem ter o privilégio de possuir um, então vamos por a mão na massa. Na Internet existem diversas dicas de como fazer um CO² caseiro, basta utilizar uma mistura de 3 xicáras de açúcar, meia colher de Bicarbonato de sódio e uma colher rasa de fermento de pão, estes granulados ou em tabletes, misture-os e coloque em 1,5 de agua, aguarde um tempo e logo começará a fermentar, produzindo o gás para seu plantado.

Existem ainda muitos outros itens que podemos nós mesmos fazer e assim economizar um bom dinheiro, basta olhar com mais atenção e ver onde podemos aplicar a criatividade em favor do nosso bolso.

08 junho 2011

Doenças, como evitá-las


O aquário é um ambiente onde a vida depende de cuidados periódicos para que não seja eliminada, um aquário vivo é um aquário saudável onde os peixes vivem bem, as plantas se desenvolvem com toda beleza e o ciclo da vida segue em sua maior harmonia.


Porem para que tudo de certo alguns cuidados devem ser seguidos pelo aquarista periodicamente, tais como: limpeza interna dos vidros, filtros, troca dos materiais filtrantes, sifonagem para a remoção de restos de folhas mortas e comida, etc.


Também se faz necessário atentar para o surgimento de doenças que podem afetar toda a vida do aquário, um único peixe recém comprado que contenha Ictio, pode acabar com todos os outros habitantes do aquário por exemplo.


Os testes de PH, DH e KH são importantes, pois sua elevação repentina ou a queda também irá afetar de forma negativa a vida no aquário, vamos ver alguns procedimentos básicos que devem ser adotados por todos os amantes do aquarismo.



  • Higiene - Quando compramos um peixe, devemos observar as condições do local de onde ele está sendo retirado, como está a aparência do aquário de venda? como está a aparência dos outros peixes que estão neste mesmo aquário? isto é muito importante, pois você poderá levar para casa um peixe doente e contaminado que irá acabar com seu sossego. Se o aquário de exposição estiver sujo, cheio de algas, com peixe morto dentro, fuja do local, não compre peixe ali, por mais barato que seja, ou você poderá ficar decepcionado com o peixe recém adquirido;


  • Quarentena - São poucos os aquaristas que utilizam este recurso, a maioria ao comprar um peixe já o deposita no aquário sem um prévio cuidado, isto pode ser fatal, ao comprar uma nova espécie deixe-o em um aquário de quarentena por um período para ver se o peixe não irá desenvolver nenhuma doença ou infecção, o mesmo vale para plantas, invertebrados, etc;


  • Temperatura do aquário - Se o seu aquário for de peixes tropicais a temperatura ideal é entre os 24º a 28ºC, quedas bruscas irão fragilizar o peixe deixando-o suscetível a doenças, mantenha seu termostato sempre regulado e cheque-o periodicamente para ver seu funcionamento;


  • Amônia e Nitrito - Estes compostos se originam das fezes dos peixes e das plantas mortas, altos níveis fazem os peixes perder a resistência à doenças, por este motivo a checagem destes periódica pode ajudar a baixar estes elementos;


  • PH, DH e KH - A medição destes elementos deve ser periódica e todo aquarista deve ter como item prioritário nas manutenções preventivas.

Estes são passos básicos que devemos ter em mente se nosso objetivo é ter um aquário belo e saudável, lembrando que a vida de nossos peixes depende de nós, do nosso cuidado e da nossa atenção. Boa sorte.

28 maio 2011

Apistogramma Bitaeniata

Este ciclideo originário da América do Sul é mais um belo exemplar da linda família dos Apistogrammas.



De comportamento um tanto rebelde, ele é extremamente territorial não permitindo que outro peixes invandam seu espaço, por isso é extremamente importante ter um aquário grande onde ele possa conviver com outros peixes sem que eles invadam seu espaço.




Seu aquário deve ter PH de 6.6, temperatura em 26ºC e algumas cavernas para que ele escolha como território.



Este peixe possui uma linda faixa escura que vai da área dos olhos até a cauda, algumas escamas translúcidas que brilham conforme sua movimentação, atinge quando adulto 6cm e como os outros Apistogramas sua diferenciação sexual se ocorre pela nadadeira dorsal.



Vai ai mais uma bela dica de um lindo peixe da fauna Brasileira

17 maio 2011

Sinais de Deficiência nutritiva das plantas

O aquário está belo, as plantas viçosas e bem verdinhas com flores e ramos novos, tudo a mil maravilhas então derepente algo errado começa acontecer, primeiro as folhas começam amarelar, ficam furadas, desbotadas, o crescimento não é mais o mesmo, você fica desesperado o que fazer? vamos ver o que está faltando no seu aquário.

Cálcio - As folhas novas nascem com má formação ou com crescimento muito fraco, as folhas que já existem continuam verdes embora com uma coloração um tanto pálida;



  • Ferro - As folhas novas que surgem aparecem com tons amarelados ou brancos, veios verdes e as folhas maduras tem a aparência normal;


  • Nitrogênio - As folhasde cima apresentam uma cor verde-claro e as folhas da parte de baixo tem uma coloração amarelada;


  • Potássio - As bordas e pontas das folhas ficam amareladas, principalmente as folhas mais novas, alguns pontos da planta podem até morrer;


  • CO² - Folhas com manchas, crescimento deficiente e morte de plantas, a falta ou a deficiência de CO² pode acabar com a flora de seu aquário, por este motivo se você pretende ter um aquário plantado, escolha bem suas plantas e veja suas exigencias em relação ao CO²;


  • Fosfato - As folhas ficam mais escuras que o normal, a planta também pode perder algumas folhas principalmente na base;


  • Manganês - As falta deste elemento causa nas plantas pontos amarelados e buracos nas folhas entre os veios da mesma;


  • Magnésio - As folhas mais baixas da planta ficam amareladas de fora para dentro, embora os veios dela permaneçam verdes.
Fique de olho se estes sintomas não estão aparecendo em seu aquário, hoje no mercado existem suplementos que trazem todos estes elementos para que você possa acrescentar no seu aquário e assim ajudar no desenvolvimento das plantas, faça testes periódicos e verifique a necessidade de suas plantas.

08 maio 2011

Rineloricaria Filamentosa - Rabo de chicote

Este membro da família Locaridae é encontrado no Paraguai, Colombia, Brasil e outros países da América do Sul, gosta de viver em águas tropicais com PH ácido entre 6.6 a 6.8.

Ele tem um aspecto único que o difere de outras espécies, possui escamas sobrepostas que formam uma espécie de armadura protegendo-o, além disso sua cauda lembra um chicote com um apêndice mais comprido, sua boca serve de ventosa para que ele se fixe nas folhas, rochas ou troncos enquanto raspa com os dentes as algas e outros alimentos.


Na natureza é encontrado em regiões de correnteza por este motivo sua boca é uma ótima aliada na hora da alimentação, mantendo-o fixo as rochas ou troncos.

Este peixe come de tudo, alimente-o com larvas de inseto, artêmias, tubifex e comidas flocadas, gosta muito de vegetais e principalmente algas, por isto não é recomendado coloca-lo em aquários recém montado.

A diferença entre os sexos é bem fácil de ser distinguida, o macho possui alguns tufos na cabeça que é inexistente nas fêmeas, na natureza o casal passa algum tempo limpando o local da desova, após a limpeza, fêmea se posiciona e fica pronta para liberar os óvulos.

Após a desova o macho vigia os ovos e a eclosão se dá num período de 9 a 12 dias, o pai ajuda na eclosão sugando os ovos e cuspindo-os liberando os filhotes da membrana que os liga aos ovos.

30 abril 2011

Alimentação dos Peixes

Muitos aquaristas gastam fortunas em equipamentos, acessórios, peixes, plantas etc. e negligenciam um item super importante dentro do aquarismo, a alimentação.

Assim como todo ser humano os peixes também necessitam de uma alimentação rica em proteínas, carboidratos e outros minerais para garantir seu desenvolvimento de forma saudável, acontece que as vezes cometemos o erro de oferecer a eles uma alimentação pobre, o que acarreta na perda da coloração, debilitação na saúde e por ultimo a morte do mesmo.

Sabemos que na natureza os peixes encontram tudo de que precisam e no aquário devemos oferecer a eles o necessário para seu desenvolvimento, muitas vezes nos contentamos com um peixe de coloração brilhante sem saber que ele poderia ficar muito mais brilhante e saudável se fosse alimentado adequadamente.

Já tive a oportunidade de ver peixes incríveis, com cores lindas, nadadeiras enormes e muita saúde, tudo isso com base em uma alimentação saudável e equilibrada.

A alimentação deve ser balanceada, devemos oferecer se possível, semanalmente uma alimentação composta de alimentos vivos que são mais nutritivos e farão à festa dos seus peixes, a artêmia é uma boa recomendação, pois além de ser de simples preparo, basta lavar e servir, é encontrada facilmente e tem preço relativamente baixo (R$ 5,00 em SP).

Alguns alimentos em flocos também são excelentes fontes de proteínas, alimentos como a Gala Premiun da JBL, Spectron Flasch H20 da New life, Flakes menu da Sera e Color Flakes da Tetra, alem de outras marcas famosas são muito bons, o problema neste caso é o custo que é muito alto.

Alguns alimentos nacionais também são de excelente qualidade, embora não sejam comparados com os importados, seu custo é mais baixo e cabe em qualquer bolso.

Outro tipo de alimentação que também é bom para ser utilizado são os congelados como Artêmias, Bloodworms e outros.

Ao comprar a comida de seu peixe, verifique a data de validade, evite alimentos velhos, embalagem danificada ou exposta ao sol, o melhor local para se comprar a comida dos peixes é nas lojas especializadas, não compre em feira, ambulantes, ou casa de ração que não tenha total conhecimento do produto oferecido.

A saúde de seus peixes está nas suas mãos, portanto cuide bem deles, ofereça uma boa comida e terá seus peixes bonitos e saudáveis por muito tempo.

18 abril 2011

Corydora Adolfoi

Este simpático peixinho, membro da família Callichthyidae é encontrado em várias partes da América do Sul, em especial na região Amazônica.

De coloração creme-amarelada com uma mancha preta nas costas, ele desperta atenção pela sua beleza e graça, pacífico convive bem com as outras espécies de corydoras e também tem a mesma utilidade, pois se alimenta principalmente do que ela encontra no substrato, limpando o solo dos restos de alimentos que por ali ficam, porem ela não come dejetos como muitos crêem.

Atingem no máximo 6cm de comprimento, gostam de aquários com PH de 6 a 7, temperatura de 20ºC a 26ºC e iluminação moderada. Como na natureza este peixe vive em cardumes, procure manter um pequeno cardume no seu aquário, assim a beleza deste peixe será muito maior.

Alimente-os com ração própria para peixes de fundo, sirva também artêmias e outros alimentos vivos e nunca coloque peixes muito arisco para que não intimidem as corydoras.

Sua reprodução em aquários é desconhecida, não havendo informações sobre como conseguir a reprodução da espécie e nem quais os cuidados a serem tomados, alguns aquaristas já conseguiram manter este peixe por mais de cinco anos em seus aquários.

05 abril 2011

Hora da Mudança? como transportar o aquário?

Mudar de casa pode ser uma tremenda dor de cabeças, principalmente se tivermos um aquário bem estabilizado, bonito e com todos os parâmetros funcionando perfeitamente.

Saiba que para realizar o desmonte do aquário, devemos preparar todo o material necessário com antecedência, principalmente o local de transporte dos peixes, o ideal seria transportar separadamente cada espécie independente do tamanho, evite transportar os cascudos, junto com outros peixes, Os discos requerem um tratamento especial, devido ao seu tamanho e sensibilidade.
A quantidade de ar é mais importante que a quantidade de água no recipiente de transporte dos peixes, porque os peixes estressados tende a consumir mais oxigênio o que pode acarretar na queda do PH da água de transporte.

Se sua viagem for de mais de duas horas, é importante introduzir um pouco de oxigênio nas bolsas de transporte, os peixes menores aguentam melhor o transporte do que os peixes maiores. Transportá-los no escuro ajuda no combate ao estresse da viagem, para grandes distâncias utilize caixas de polietileno, isto evitará que a temperatura mude de forma brusca o que é muito importante para os peixes.

O transporte das plantas é mais simples, enrole-as em jornal umedecido para que não se deteriorem, coloque-as dentro de um saco plástico com um pouco de água e pronto.

Evite alimentar os peixes nas 24 horas que antecedem a mudança, isto ajudará na limpeza da água evitando a contaminação com as fezes dos animais.

A captura dos peixes deve ser realizada o mais rápido possível, evitando o stress e o desgaste do animal.

Quando você desmontar o aquário coloque o filtro interno, se você utilizar, dentro de um recipiente com a água do próprio aquário, isto evita que as bactérias benéficas que vivem nele moram.

Se for possível, evite remover o substrato do seu aquário, tente transportar com um pouco de água cobrindo-o, porem tenha cuidado para não danificar seu aquário devido ao peso.

Se for possível aproveitar um pouco da água que estava no aquário, ótimo, mas caso não seja viável não tem problema, após escolher o local onde ficará seu aquário, monte-o de acordo com seu gosto e após enche-lo faça todos os testes necessários, após alguns dias introduza os peixes.

A introdução dos peixes e outros animais devem ocorrer no mesmo dia, com as mesmas condições de temperatura, iluminação, etc. antes faça todos os testes necessários tais como medição de PH, DH, etc.

Seguindo estes procedimentos básicos com certeza você não terá perdas com seus peixes e plantas, logo seu aquário estará exuberante como antes.

Boa Sorte.


25 março 2011

Aquarios Plantados

Algumas pessoas têm uma criatividade imensa na hora de montar uma decoração em seu aquário, seja na colocação das pedras, do posicionamento das plantas, da montagem arquitetônica do aquário, etc.

Porem muitos aquaristas não tem aquele "tato" na hora da montagem e acabam cometendo alguns erros, mas se observarmos a natureza ao nosso redor poderemos encontrar nela uma grande aliada na concepção de um belo layout. Recentemente em uma simples caminhada de volta do trabalho para casa, notei uma pequena elevação no terreno, coberta de grama que meu deu uma bela ideia para montar um layout, são coisas assim, simples que podem dar-nos ideias fenomenais, coisas simples que se transformam em belas montagens.


Com a Internet temos também um grande aliado, a consulta de livros e revistas também pode ajudar mas tenha cuidado para não copiar o layout alheio, inspire-se e não copie, busque apenas ideias, informações.


Recentemente vi na web um belo aquário onde o criador do layout se inspirou em uma montanha que existe em seu país, coisa linda, pude perceber que a bela observação deste artista fez com que ele criasse um belissímo aquário sem igual no mundo do aquarismo.


Que tal montar um layout inspirado no Pão-de-açúcar? ou no pico das Agulhas Negras? belezas naturais o Brasil tem de sobra, é só observar com mais atenção ao redor de sua casa, no seu bairro e se inspirar.




Boa Sorte.


15 março 2011

Ceratopteris Cornuta

Conhecida como samambaia de folha larga, esta planta pode ser cultivada das três formas, ou seja, emersa, submersa ou flutuante. Porém seu desenvolvimento será melhor se ela for cultivada na forma submersa.

Seu cultivo é relativamente fácil, ela só é sensível a mudanças bruscas dos parâmetros físicos da água, principalmente PH, cresce de forma rápida e absorve desta forma os excessos de nutrientes que estiverem pelo ambiente.

Originária das partes tropicais do Globo, ela está distribuída desde a América, África e Ásia, gosta de solo rico mas também se adapta se plantada somente em cascalho puro.

A movimentação da água parece que não lhe causa problemas e a iluminação mais indicada é uma iluminação média com períodos de até 10 horas de luz.

Esta planta é facilmente encontrada nas lojas de aquarismo e tem um custo bem baixo, sendo de fácil aquisição para todos aquaristas.

28 fevereiro 2011

Paracheirodon Simulans

Mais uma belíssima espécie nacional que tem a capacidade de deixar seu aquário realmente bonito, o Neon Verde é encontrado na Bacia Amazônica assim como seus parentes mais próximos como o Cardinal, o Neon Negro e outros.

Peixe de índole pacifica, convive muito bem com outras espécies de igual índole, não coloque junto com peixes grandes para que ele não vire um petisco de luxo, seu tamanho máximo é de apenas 3 cm de comprimento, gosta de PH entre 5,5 a 6,8, muita vegetação e temperatura entre 26ºC a 28ºC.
Ideal para aquário grande e com muitas plantas, onde você poderá ter um cardume de 20 peixes para cima o que criará uma bela aparência no aquário. Coloque-o juntamente com outros Neons, você ficará fascinado pela beleza que ele trará ao ambiente.

Assim como quase todos os Caracídeos o Neon Verde come de tudo, procure alimentá-lo com artêmias e outros alimentos vivos para garantir as mais belas cores no animal.

Alguns aquaristas utilizam turfa na água para deixá-la mais ácida e tornar-la mais parecida com o ambiente onde estes peixes vivem.

Sua reprodução é ovípara e muito difícil de ser realizada em aquários.
Este artigo é dedicado a Memória de Jeferson Correia da Costa, você estará sempre em nossos corações.

16 fevereiro 2011

Hemigrammus Hyanuary - Neon Verde

Continuando com nossa divulgação dos caracídeos mais belos para seu plantado, segue mais um belíssimo exemplar, trata-se do Hemigrammus Hyanuary também conhecido como neon verde, mede de 3,5 a 4 cm, é encontrado na região amazônica e também no Peru, gosta de viver em cardumes de 10 peixes para cima e fica muito bem em aquários plantados.

É onivoro, ou seja, come de tudo, tem o corpo prateado com uma faixa longitudinal verde-amarelada brilhante.

Seu aquário deve ter temperatura em torno dos 26ºC, PH ácido entre 6,7 a 7,0 e DH 2 a 8, vive aproximadamente 4 anos. Sua reprodução é um pouco difícil de ser obtida em aquários, porem se você tentar deverá seguir as seguintes recomendações tais como: temperatura de 26ºC, PH de 5,8 a 6 e DH próximo a 2, também deve ser protegido da luz direta para que os ovos não sejam atacados por fungos.

Após a postura dos ovos os pais devem ser removidos para que não devorem toda a ninhada, geralmente eles colocam de 100 a 200 ovos que após 24 horas eclodem.
Durante os primeiros dias não é necessário alimentá-los, pois eles absorverão o saco vitelino, após 5 dias passe a alimentá-los com infusórios ou naúplios de artêmia.

08 fevereiro 2011

Técnicas de Fotografia para o Aquário.

Quem nunca desejou guardar para a posteridade aquele belo aquário montado com tanto sacrifício e custo? aquele exemplar raro que você teve o privilégio de criar e aquela planta raríssima que só você teve?

Muitos de nós, ou até todos, tem este desejo de guardar em imagens aquele belo aquário, por isso vai aí algumas dicas para você na hora de fotografar seu lindo trabalho.

A câmera pode muitas vezes capturar imagens que a olho nu nós não percebemos, mas quando vamos ver as fotos depois, poderemos notar sombras e outras marcas estranhas.

O tamanho do aquário também deve ser levado em conta quando decidimos fotografar, pois se ele for muito alto, dificilmente a luz atingirá em toda a sua plenitude as partes mais fundas, caso o seu aquário seja deste tipo, procure acrescentar uma iluminação que possa deixa-lo mais claro durante a sessão de fotos.

Não faça nenhuma sifonagem ou outra movimentação interna no aquário para não poluir a água com as partículas que ficam no fundo e que podem ficar flutuando, prejudicando a qualidade da água.

Alimente bem os seus peixes uns cinco dias antes de fazer a sessão de fotos, para que eles estejam bem dispostos e saudáveis, aliás, a alimentação deve ser saudável sempre não só durante o período de fotos.

A época da desova é ótima para fazer fotografias, pois alguns peixes apresentarão padrões de cores mais intensas, estarão mais belos e com certeza te dará ótimas fotos.

Tenha paciência para capturar um belo movimento ou uma situação inusitada, você terá que permanecer durante algum tempo imóvel na frente do aquário, evite barulho ou qualquer outro ruído que possa assustar os peixes.

Já ouvi relatos que alguns fotógrafos utilizam um tipo de calmante para fazer fotos de peixes, esta prática nós não apoiamos e condenamos de forma veemente!

Inspire-se e faça fotos de diversos ângulos, hoje com as câmeras digitais é mais fácil experimentar, já que você não terá custo nenhum ao baixar as fotos no seu PC.

Estude o comportamento da espécie que pretende fotografar, o ambiente ideal, iluminação etc. leia também o manual da sua máquina para saber quais recursos você pode utilizar, evite o uso do flash para que os peixes não se assustem, tenha um ambiente bem iluminado e boas fotos!!