25 julho 2010

Aquário de quarentena.

Você deve estar perguntando, para que preciso de um aquário de quarentena? pois bem, a necessidade de quarentena não é aplicada apenas para os peixes, mais também as plantas e outros organismos vivos que porventura vierem a habitar seu aquário.

Normalmente os peixes de agua doce são mais resistentes que os de agua salgada, porem caso você adquira um peixe infectado (aquele exemplar raro e caro), por exemplo, com ictio ou oodiniun ele poderá facilmente acabar com todos os outros habitantes do seu aquário.

Agora me diga é melhor prevenir ou remediar?

Imagine outra situação, aquela linda planta coletada na chácara do vovô e quando você chega na sua casa, lava a mesma em agua corrente e depois coloca no seu aquário, ai percebe com o passar dos dias alguns caramujos acabando com as demais plantas, e agora o que fazer? se você tivesse colocado esta planta em quarentena não teria ocorrido este problema!

Muitos aquaristas não possuem aquários separados para quarentena, pelo simples fato de não terem paciência em esperar, e ao desejarem colocar rapidamente aquele peixe ou planta no aquário principal colocam em risco a saúde e o equilíbrio do mesmo.

Quando o peixe está doente qual é a maneira mais fácil de tratá-lo? separando-o dos demais, pois os remédios não devem ser ministrados em aquários comunitários, pois sua composição química irá alterar a qualidade da água e colocará em risco as plantas e bactérias que vivem nos filtros e substrato, e que mantém o ciclo biológico em perfeito funcionamento.

O aquário de quarentena pode ser usado para aclimatação de espécies novas, tratar de peixes doentes, aclimatação de plantas, etc. Não é necessário um aquário muito grande para isto, em minha opinião um pequeno aquário de 30cm é o suficiente para tal, a não ser que seus peixes sejam muito grandes, o mesmo não precisará de substrato, apenas um filtro externo, iluminação e sifonagem periódica para evitar o acumulo de detritos.

Você pode colocar uma rocha ou algo onde o peixe possa se esconder, assim ele se sentirá mais seguro e não assustará facilmente.

Não use a mesma redinha do aquário de quarentena no aquário principal, isto evitará a transferência de algum vírus mais "durão" para o aquário comunitário, o mesmo se aplica para os testes de PH etc.

Se em quarentena estiver um novo peixe, certifique que a qualidade e a temperatura da agua sejam iguais a do aquário principal, o ideal é usar a agua do aquário principal no aquário de quarentena.

Se for tratamento de peixe doente, mantenha sempre a agua limpa e a temperatura entre 28 a 30ºC, segundo alguns especialistas a maioria dos fungos, bactérias e outros parasitas não sobrevivem a esta temperatura.

Invista em um aquário de quarentena, e você verá que a prevenção é bem mais barata que o tratamento.

15 julho 2010

Lilaeopsis brasiliensis



Esta linda planta é encontrada em algumas partes da América do Sul e Sul e Sudeste do Brasil, atingindo de 4 a 7 cm de altura, prefere uma temperatura entre 15º a 26ºC, a iluminação deve ser de moderada a intensa, não é exigente em relação ao PH e DH aceitando tranquilamente PH de 6,0 até 8,0.
De crescimento lento, esta planta exige um substrato rico em nutrientes e embora formem “carpetes” é mais viável planta-la na forma emersa devido à demora no desenvolvimento da planta.
Planta barata e facilmente encontrada nas lojas especializadas das grandes cidades.

01 julho 2010

Barrigudinho / Guarú ou Lebiste Selvagem

Muitos aquaristas no inicio da carreira já criaram o Barrigudinho, peixe que existe em quase todo riacho, rios e lagos do Brasil.

Altamente prolífero, eu mesmo me deliciava na beira dos riachos de Franco da Rocha capturando este peixinho juntamente com outros tetras.

Alguns apresentam uma coloração até bacana, porém em sua maioria são de uma cor cinza prateada com algumas pintas verdes azuladas.

Na natureza estes peixinhos comem de tudo, especialmente larvas e outros pequenos insetos, em nossos aquários podemos alimentá-los com artêmias e ração flocada.

As fêmeas desta espécie geralmente é um pouco maior que os machos e sua coloração é cinza prateado ou esverdeado, são extremamente proliferas, gerando uma grande quantidade de filhotes.

São peixes alegres que se movimentam por todo aquário, comendo o lodo e beliscando outras coisas, é muito utilizado no combate ao mosquito da dengue, pois se alimenta de suas larvas que são depositadas na água.


É um peixe pacífico e ideal para iniciantes já que com ele você poderá viver a experiência de ver uma espécie se reproduzindo no seu aquário, vale a pena cria-los.