30 abril 2019

Aquário de águas escuras


Nós aquaristas sabemos que muitos dos peixes por nós criados vêm de um ambiente onde a qualidade da água é bem diferente da que é encontrada em nossos aquários.

Quem cria peixes Amazônicos, sabe que na natureza os peixes como os discos, bandeiras, tetras e outros são encontrados em águas escuras com alta concentração de tanino e outras matérias orgânicas em suspensão e raramente os peixes vêm de habitat com águas cristalinas.

Sendo assim, muitos aquaristas procuram manter seu aquário o mais próximo possível do ambiente natural, mantendo troncos, folhas, turfa e outros para que a água do aquário fique escura, com aparência de chá, imitando o habitat natural.

E você sabia que existe beneficio nisto? Segundo algumas pesquisas, a água rica em tanino pode apresentar defesas antifungos e antimicrobiana, além disto também é uma ótima auxiliadora na incubação de ovos de algumas espécies.

Mas o acréscimo de folhas, turfa, troncos etc, irá afetar o PH do aquário, deixando mais baixo, por isto os peixes devem ser escolhidos observando o critério do PH, o visual do aquário também será afetado, já que a água ficará mais turva.

Alguns aquaristas disseram que os peixes ficam mais coloridos, vigorosos e saudáveis quando mantido em ambiente rico em tanino, geralmente aquários com estas características possuem poucas ou nenhuma planta emersa, sendo que a decoração principal é formada por plantas de superfície que lançarão suas raízes pelo aquário, folhas mortas soltas no substrato, troncos e rochas.

As plantas flutuantes criarão um ambiente muito interessante ao lançar suas raízes que servirão de abrigo para os peixes pequenos e também alevinos, você pode escolher Eichornia crassipes, Pistia stratiotes ou Limnobium laevigatum, além de abrigo suas raízes serão um ótimo elemento filtrante no aquário.

Em relação a iluminação, esta não precisa ser forte, em aquários de águas escuras a iluminação tende a ser fraca com alguns pontos iluminados, já a filtragem deve ser suficiente para manter a água com qualidade e evitar o “apodrecimento” dela, com graves consequências para os peixes.
Alguns dos peixes que você poderá manter neste aquário são:

Otocinclus vestitus
Rineloricaria lanceolata
Apistogramma agassizi
Crenicichla saxatilis
Pterophyllum scalare
Hemigrammus belloti
Corydoras arcuatus
etc.
  
Na internet você encontrará muitos aquários amazônicos para se inspirar e montar o seu e uma lista enorme de peixes que poderão habitat este aquário, faça pesquisas e boa sorte.




14 abril 2019

Economidichthys pygmaeus


O continente Europeu também conhecido como o velho mundo, possui uma natureza muito bela, infelizmente como já sabemos grande parte foi destruída durante séculos de guerras, revoluções e exploração desordenada, mais ainda assim a natureza pode nos surpreender com algumas espécies belíssimas.

Hoje vamos conhecer o E. Pygmaeus, este pequeno peixinho encontrado na Grécia o berço da civilização ocidental, vive em riachos com pouca movimentação e vegetação em abundancia, ele se alimenta de pequenos invertebrados e Anfipodos.

Com sua aparência peculiar este lindo peixinho irá chamar a atenção de qualquer espectador, pertencente a família Gobiidae, este peixe é endêmico da Grécia e partes da Albânia, os machos chegam aos 5cm de comprimento e as fêmeas crescem um pouco mais. 

No período reprodutivo as fêmeas colocam até 600 ovos em buracos que serão vigiados pelos machos até a incubação, os peixinhos ficarão no fundo consumindo o saco vitelino por cerca de 3 dias.

Na natureza os pais morrem pouco tempo depois da desova, em aquários não temos conhecimento se isto também ocorre, encontra-se ameaçado devido a poluição dos rios da região onde é encontrado e a extração sem controle de águas dos rios e riachos que habita.

Pelas informações que já busquei, não é comercializado no Brasil.