25 dezembro 2018

Benefícios de um aquário plantado.


Quando se tem um aquário plantado saudável e equilibrado, podemos notar que toda a vida aquática se beneficia desta condição. Os peixes apresentarão cores exuberantes, a água estará cristalina e todo o ambiente irá desfrutar deste perfeito equilíbrio.

Na década de 60 os pesquisadores Dr. Harald Brocker e Dr. Heinz Thrum do instituto de Microbiologia e Terapia Experimental de Jena, publicaram um estudo interessante.

Eles descobriram que algumas plantas de aquário possuíam a capacidade antibiótica, auxiliando no combate de algumas doenças, descobriram também que algumas algas marinhas produziam os antibióticos sarganina e conalgina e também notaram que a Myriophyllum spicatum, planta utilizada em aquários, também produzia um alto efeito antibiótico.

Esta planta se mostrou muito efetiva no combate as bactérias Staphylococcus aureus, Bacillus globifer e Proteus vulgaris entre outras.

Eles ainda notaram que as raízes de algumas plantas são muito efetivas no combate à algumas bactérias que são nocivas ao Homem, como por exemplo a Escherichia coli, também perceberam que as raízes de algumas plantas servem de colônias para bactérias benéficas como a bactéria Streptomyces alni, que auxiliam no combate a germes patogênicos.

Sabemos que as plantas também são ótimas combatentes contra as algas, pois competem contra elas em busca dos nutrientes e acabam controlando de forma eficaz a proliferação das mesmas, além de serem ótimas purificadoras para a água.

A Ceratophyllum Demersun, também conhecida como rabo-de-urso tem esta capacidade incrível, e é capaz de clarificar a água turva em poucas horas, deixando-a cristalina.

O aquário equilibrado também mostra a preocupação do aquarista com seus animais, que além de serem muitas vezes caros, são seres vivos acima de tudo, e merecem um tratamento correto por parte do aquarista.

Sabemos que um aquário em perfeito equilíbrio reflete a pessoa do aquarista que com certeza também será uma pessoa equilibrada e racional.

15 dezembro 2018

Coridora pantanalensis

Encontrada nas bacias do rio Cussis e Las petas na Bolívia, esta linda espécie de Coridora vive em águas límpidas e cristalinas das áreas pantanosas desta região.

Diferentemente das espécies que são encontradas na bacia Amazônica, que vivem em águas rasas e cor de chá, devido o tanino, a C. pantanalensis gosta de viver em locais de águas cristalinas com vegetação densa e luz solar intensa.

Atinge até 7cm e vive por até 10 anos, gosta de ambiente com PH 6.0 e DH 5 a 12, é pacifica e ideal para viver em aquários comunitários, com muita vegetação, ainda é rara no aquarismo.

É um peixe que possui a capacidade de respirar o oxigênio atmosférico, isto se dá devido as modificações do intestino que é altamente vascularizado e que evoluiu para garantir ao peixe que ele possa sobreviver em ambientes com baixo nível de oxigênio.

Possui dois espinhos em suas extremidades junto as nadadeiras peitorais, estes espinhos servem de proteção contra possíveis predadores que possa vir ataca-lo, o aquarista deve ter cuidado ao manuseá-lo pois estes espinhos podem causar sérias lesões.

São peixes extremamente pacíficos e devem ser mantido em grupos de no minimo 6 peixes, o substrato deve ser arenoso sem pedras cortantes que podem machucar o animal, você pode oferecer rações especiais para peixes de fundo, artêmias, tubifex, etc.

São peixes ovíparos, a fêmea deposita os ovos que são como adesivos, em pedras planas ou folhas largas, os mesmo irão incubar em até 5 dias, após a eclosão, você poderá ver as pequenas larvas nadando pelo aquário, a espécie não cuida dos filhotes.

São peixes muito ativos durante a noite, por isto, procure fornecer seus alimentos durante este período.