26 outubro 2013

Nova espécie - Cyanogaster Noctivaga

Sabemos que nosso país é um grande berçário de espécies de peixes de todos os tipos, e a cada ano novas espécies são descobertas na região amazônica, e devido a sua dimensão temos certeza que muitas novas espécies ainda serão descobertas, fora aquelas que desaparecerão sem que tenhamos conhecimento, em Novembro de 2011 foi descoberto um peixe transparente denominado Cyanogaster Noctivaga com cerca de apenas dois centímetros de comprimento, segundo os pesquisadores se trata de uma espécie de hábitos noturnos.

A denominação Cyanogaster noctivaga faz referencia à coloração e hábitos do peixe, “Cyanogaster” significa “estômago azul” e “noctívaga” faz menção ao “vaguear noturno” da espécie.

Segundo os pesquisadores a região do Rio Negro onde a espécie foi descoberta, parece abrigar mais peixes em miniatura do que qualquer outro rio amazônico, o peixe descoberto é muito frágil e morreu em poucos minutos depois de capturado, ainda nada se sabe sobre seu comportamento na natureza, apenas que tem hábitos noturnos.


Possui o corpo transparente com uma cor azulada na região do ventre, a cabeça possui um tom de cobre e vermelho, durante as pesquisas foi notado que vive em grandes cardumes. Estas descobertas nos mostram porque devemos preservar a natureza, para que no futuro possamos ter em nossos aquários estas belas espécies e assim garantir a permanência da mesma por muitos e muitos anos.

12 outubro 2013

Acestridium Gymnogaster


 Este peixe de aparência exótica é encontrado na região do rio Traíra na Amazônia Brasileira, é mais uma espécie das várias que compõem a família Locaridae, de porte pequeno chegando aos 6 cm de comprimento quando adulto, este peixe possui um corpo alongado e fino, com um “nariz” pontudo e a boca situada no meio.

Da cabeça ao tronco possui sulcos longitudinais que terminam na nadadeira caudal que possui cerca de dez raios, os peixes desta família possuem uma característica que os difere das demais que é a camuflagem, como vivem em pequenos riachos geralmente na margem destes, alguns peixes são esverdeados como as folhas (Acestridium dichromum) ou marrons para se camuflarem com a areia destes riachos.


Infelizmente nada se sabe sobre os hábitos reprodutivos desta espécie, assim como raramente é encontrada nas lojas de aquarismo, mas caso você se depare com um destes peixes, não hesite em adquiri-lo, com certeza ele irá deixar seu aquário ainda mais belo devido seu formato exótico.