28 janeiro 2011

Echinodorus Maior


Uma linda planta encontrada no Brasil central que pode embelezar seu plantado, esta planta não é muito vista nas lojas especializadas talvez pela sua facilidade de ser encontrada na natureza, o que leva muitas vezes a exploração predatória do ambiente onde elas vivem.

Preferem ambientes com PH de 5,5 a 8,5, temperatura tropical e luz intensa, atingem até 35 cm de comprimento e ficam muito bonitas no aquário quando bem adaptadas.

Para que tenham um bom desenvolvimento é importante ter um substrato rico e o acréscimo de CO², quando estiver bem ambientada irá produzir uma linda flor branca.

18 janeiro 2011

Qual o Papel do Ferro para as Plantas?

As plantas absorvem o ferro principalmente pelas raízes, e em menor quantidade pelas folhas. A Associação de ferro com a molécula ácida é absorvida para posteriormente ser dissolvido e assimilado em sua forma inicial.

As plantas empregam este ferro absolvido como catalisador no processo fotossintético, sendo empregado para o consumo de nitrogénio e nos processos respiratórios. A falta deste elemento produzirá uma mudança na cor da planta, passando de verde para uma cor amarelada.

Esta Falta de ferro e este aspecto caracteristico se denomina "Clerosis". Espécies de plantas de rápido crescimento são muito afetadas por este problema, plantas como as Vallisnérias, Sagitárias e Elodeas.

Os animais também requerem um pouco de ferro sendo que o elemento é assimilado através do consumo de vegetais em maior ou menor quantidade.

O ferro é empregado sobre tudo na circulação sanguínea do animal, o que lhe dará capacidade de transportar oxigênio para as diferentes células. Os peixes mantidos em aquário e que não recebem um suplemento de ferro terão problemas de saúde, por este motivo se faz necessário o aporte deste elemento.

Entre os problemas que os peixes podem apresentar temos a perda das defesas contra agentes infecciosos. Se a falta de ferro é perigosa, o excesso também é fatal, grandes quantidades do produto produz problema nas vias respiratórias dos peixes.

Concentrações entre 0,5 e 1 MG/Litro é o indicado, concentrações superiores a 2 MG/Litros é tóxico para a maioria dos peixes e plantas, no mercado existe testes que indicam o nível do ferro na agua.

Para combater a falta de ferro, existe no mercado suplementos que podem ser adicionados à água do aquário, também o emprego de substratos enriquecidos é muito benéfico para as plantas, já que elas poderão assimila-lo pelas raízes.

Devemos prestar atenção nas plantas para saber a saúde e o equilíbrio de nosso aquário, para assim agirmos de forma corretiva e evitarmos perdas maiores.

10 janeiro 2011

Hasemania Nana

Belíssimo caracídeo Brasileiro, este peixinho também conhecido como Tetra Cobre devido a sua coloração é mais um habitante ideal para aquários plantados e também para aquaristas iniciantes já que não é muito exigente, requerendo apenas os cuidados básicos.


Gosta de aquários com PH ácido entre 6,6 a 6,8, temperatura tropical e alimentação variada, é parceiro ideal para outros caracídeos como o Mato Grosso, neons, tetra preto etc.


As fêmeas são maiores e mais claras que o macho e durante a época de reprodução apresentam o ventre mais roliço, os pais não cuidam da prole e após a desova devem ser retirados imediatamente para que não devorem os ovos.


Geralmente a postura dos ovos ocorrem entre as plantas, após a eclosão os filhotes se alimentam do conteúdo do saco vitelino e após 5 dias poderão ser alimentados com infusórios, naúplios de artêmia, etc.

Sua expectativa de vida em aquários é de três anos, porem com cuidados e boa alimentação ele pode viver um pouco mais.


Infelizmente é mais um dos belos peixes brasileiros que não frequentam com certa facilidade as lojas especializadas o que eleva de forma bem grande o seu preço, mas vale a pena adquirir este lindo peixe.

01 janeiro 2011

FELIZ ANO NOVO!!

MUITA PAZ, AMOR E FELICIDADE NESTE NOVO ANO QUE SE INICIA

E

MUITO AQUARISMO PARA TODOS NÓS!!!

Equipe Aquarismo Real.