27 outubro 2017

Sewellia lineolata

Originário do Sudeste Asiático este peixinho atraente e exótico chama a atenção pelo seu aspecto singular e comportamento pacífico, pertencente a família Gastromyzontidae, ele é encontrado em rios no Laos e Vietnã.

Nestes locais vivem em áreas de fluxo rápido, como corredeiras e cascatas onde o fluxo de oxigenação é bem alto, assim como nossos cascudos, este peixe vive preso as rochas e troncos por suas poderosas ventosas.

Atingindo até os 6cm de comprimento é um peixe que gosta de viver em aquários com água limpa e bem oxigenada, com muitas rochas e troncos e se possível com um fluxo de movimentação da água médio no fundo do tanque para que o mesmo simule o habitat natural da espécie e ofereça muita oxigenação.

No aquário não é necessário o uso de plantas aquáticas, apenas decoração com rochas e troncos já é o suficiente para que o peixe se sinta quase em casa, a temperatura ideal para a espécie é de 20ºC a 25ºC e PH de 6,0 a 7,0.

Na natureza se alimenta de algas e pequenos micro-organismos, no aquário devemos oferecer alimentos próprios para peixes de fundo, ricos em espirulina e derivados, evite alimentos caseiros porque podem não suprir todas as necessidades dos peixes fazendo-o definhar rapidamente.

Ao fazer a limpeza do seu aquário, evite escovar as rochas e troncos, deixe que as algas presentes nestes locais sejam consumidas pelo peixe, assim ele terá mais alimento disponível.

As diferenças entre macho e fêmea é observada através da cabeça e corpo, as fêmeas possuem um corpo mais largo que os machos, isto fica bem evidente quando se observa o peixe por cima, sua reprodução em cativeiro já foi conseguida por alguns aquaristas e segundo matérias postadas, o ambiente deve estar bem equilibrado para que a postura dos ovos ocorra com sucesso.

11 outubro 2017

Tylomelania SP “Orange”

Para aqueles aquaristas que curtem animais exóticos em seus aquários, segue aí um caramujo que ainda é pouco encontrado no Brasil, se trata do caramujo laranja, esta espécie da classe dos gastrópodes é muito bonita e chama a atenção pelo seu belo colorido amarelo-alaranjado, pertence a família dos pachychilidae, é encontrado na região de Sulawesi na Indonésia, local de animais incríveis.

Com tamanho de até 12cm onde geralmente os maiores exemplares são as fêmeas, este caramujo é de fácil reprodução, mas segundo criadores sua fecundidade é muito baixa.

Com sua concha longa e em formato cônico, lembra muito uma casquinha de sorvete, esta família de gastrópodes possui espécies de diversas formas e cores variadas, possui uma espécie de “tromba” na cabeça e tentáculos cefálicos de tamanho médio.

Na natureza vivem em ambientes de águas limpas e com alta transparência, a temperatura gira em torno dos 27º a 31ºC, no aquário se alimenta do material orgânico e também das algas.


Como é uma espécie exótica, devemos ter o cuidado de não descarta-los em rios e lagos da nossa região para evitar possíveis danos ambientais, pois a introdução de espécies estranhas em nosso ecossistema pode causar danos gigantescos

.