29 julho 2019

Bactérias nitrificantes


A filtragem biológica é um dos aspectos mais importantes na manutenção da vida aquática em nossos aquários, geralmente no inicio do hobby muitos aquaristas desistem, porque ao não conhecer os aspectos físicos e químicos do aquário, perdem uma quantidade grande de peixes o que os levam a desistência devido a frustração.

Segundo pesquisas 60% dos peixes comprados no primeiro mês morrem e isto leva ao que chamamos de “síndrome do tanque novo”, porque isto ocorre? Bem os peixes são envenenados pelos altos níveis de amônia (NH3) que é produzida pela mineralização dos dejetos dos peixes, excesso de alimentação entre outros.

Os efeitos no peixe são: dano nos tecidos como brânquias e rins, desequilíbrio físico, perda da resistência, falta de apetite e morte.

O Nitrito (NO2) também é prejudicial pois envenena os peixes não permitindo que os glóbulos vermelhos troquem o oxigênio.

Para se ter sucesso no hobby o aquarista iniciante deve buscar informações, por isto na maioria das vezes o aquário é montado e após 30 ou 90 dias os peixes são acrescentados, assim todo o ciclo do nitrogênio é completado e os animais não sofrerão nenhum dano pois o aquário já estará biologicamente pronto.

As bactérias necessitam de algumas condições para se desenvolverem como a temperatura entre os 25ºC a 30ºC, são sensíveis a iluminação forte e radiação ultravioleta, por isto o uso destes filtros não é indicado.

Durante as trocas parciais você deve observar cuidadosamente a água que estará entrando no aquário, ela deve estar tratada com todos os parâmetros físicos e químicos, de forma a não comprometer o equilíbrio do aquário saudável e desta forma causar um desequilíbrio que pode ser fatal.

Evite a todo custo tratar os peixes doentes no aquário principal, sabemos que a maioria dos medicamentos podem matar a colônia inteira das bactérias nitrificantes, por isto, tenha sempre um aquário de quarentena para tratar os animais e plantas doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário