10 março 2012

Usando Pedras na Montagem do Aquário



As rochas são elementos importantes na montagem da paisagem do aquário, elas além de dar um bom efeito visual, serve ainda para definir os territórios dos peixes além de servir de abrigo para os mais tímidos.

As rochas também servem de esconderijo para os equipamentos que são mantidos dentro do aquário, tais como aquecedor, difusor de CO², etc.


Existem rochas de diversos tipos, texturas, cores e formatos que podem ser colocadas em nosso aquário, algumas podem ser chatas, outras arredondadas, algumas de cor escura, outras claras etc. com este tipo de combinação é possível criar uma decoração interessante e combinar com plantas que deixaram o Layout muito prazeroso de ser visualizado.


Ao escolher as rochas para seu aquário preste atenção na sua composição, ou seja, se ela é calcária, basáltica ou granítica. As rochas calcárias tendem a alcalinizar a água do aquário, por este motivo não servem para serem mantidas em um aquário de tetras, por exemplo.


Quando você estiver montando as rochas em seu aquário, procure observar como a luz irá refletir nela, dependendo da posição você pode criar belos efeitos visuais, alguns aquaristas utilizam montagens com várias rochas colando-as com silicone, isto permite a criação de cavernas e outros esconderijos de forma segura sem o risco de desabamento, outra maneira legal também é a combinação com os troncos.


Para quem mora em cidades onde existem riachos ou rios, é mais fácil conseguir lindas rochas procurando no leito destes locais, você poderá encontrar rochas desgastadas pela ação da água e isto dará um efeito mais natural no seu aquário, só não esqueça de colocar estas rochas em quarentena depois de lava-las muito bem, nunca coloque diretamente no aquário.


Outra maneira legal de se aproveitar a rocha é criar vãos entre elas e nestes locais plantar desde plantas carpetes até outras de médio porte, uma rocha coberta com musgo também fica muito legal, quando estiver andando pelas ruas da sua cidade observe as rochas pelo caminho, tenho certeza que você encontrará muitas peças legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário