17 maio 2011

Sinais de Deficiência nutritiva das plantas

O aquário está belo, as plantas viçosas e bem verdinhas com flores e ramos novos, tudo a mil maravilhas então derepente algo errado começa acontecer, primeiro as folhas começam amarelar, ficam furadas, desbotadas, o crescimento não é mais o mesmo, você fica desesperado o que fazer? vamos ver o que está faltando no seu aquário.

Cálcio - As folhas novas nascem com má formação ou com crescimento muito fraco, as folhas que já existem continuam verdes embora com uma coloração um tanto pálida;



  • Ferro - As folhas novas que surgem aparecem com tons amarelados ou brancos, veios verdes e as folhas maduras tem a aparência normal;


  • Nitrogênio - As folhasde cima apresentam uma cor verde-claro e as folhas da parte de baixo tem uma coloração amarelada;


  • Potássio - As bordas e pontas das folhas ficam amareladas, principalmente as folhas mais novas, alguns pontos da planta podem até morrer;


  • CO² - Folhas com manchas, crescimento deficiente e morte de plantas, a falta ou a deficiência de CO² pode acabar com a flora de seu aquário, por este motivo se você pretende ter um aquário plantado, escolha bem suas plantas e veja suas exigencias em relação ao CO²;


  • Fosfato - As folhas ficam mais escuras que o normal, a planta também pode perder algumas folhas principalmente na base;


  • Manganês - As falta deste elemento causa nas plantas pontos amarelados e buracos nas folhas entre os veios da mesma;


  • Magnésio - As folhas mais baixas da planta ficam amareladas de fora para dentro, embora os veios dela permaneçam verdes.
Fique de olho se estes sintomas não estão aparecendo em seu aquário, hoje no mercado existem suplementos que trazem todos estes elementos para que você possa acrescentar no seu aquário e assim ajudar no desenvolvimento das plantas, faça testes periódicos e verifique a necessidade de suas plantas.

14 comentários:

  1. o que ocasiona o crescimento maior q o que deveria ser tipo mais larga

    ResponderExcluir
  2. Minhas plantas de aquario estao com manchas marrons que nas 3 primeiras semanas do aquario (que é novo) estavam normais, crescendo e verdes como o normal, mas a umas 2 semanas uma delas apresentou manchas da cor marrom nas folhas e agora esta em quase todas as plantas, como resolver esse problema? O aquario esta ficando feio com um monte de folha marrom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, qual a quantidade de plantas em seu aquário? você possui substrato fértil? a quantidade de plantas para substrato fértil deve ser de 80% para que não haja excesso de nutrientes na água e com isso o aparecimento de algas, verifique também sua iluminação, está adequada para o tamanho do seu tanque? qual o tempo de exposição a luz? 6hs? 8hs? quantidade de peixes e alimentação em excesso são fatores que favorecem o aparecimento de algas, devido o excesso de nitratos, amônia, etc.

      Excluir
  3. Olá pessoal! Minhas plantas estão ficando com as bordas escuras (como se estivessem ficando queimadas). Coloquei plantas para ph alcalino.
    Meu ph está 7.2, temperatura 25°, tenho CO2, substrato na base e duas lampadas PL 24w (um branca e a outra branca/rosa).
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Minhas plantas estão com manchas verde escuras nas folhas. Como tratar essas algas?
    Att
    Ronaldo Lobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, pelas características estas manchas devem ser green spot, um tipo de alga que pode surgir com iluminação em excesso, tente diminuir um pouco o fotoperiodo.

      Excluir
    2. Bordas e pontas escuras, tal como manchas de fumagina, podem ser causadas por falta de magnésio e excesso de fosfato. Aplique carbono orgânico, tal como o Flourish Excel, da RC Flora ou Glutacin. A alga é descrita em alguns sites espanhóis e identificada como Punto Negro ou Pinta Negra.

      Excluir
    3. É uma Rodophita sp5. Alga vermelha. Faça o seguinte teste: corte a folha e mergulhe em álcool. O álcool dissolve a clorofila e, se for alga vermelha, restará a cor vermelha.

      Excluir
  5. ola, minhas plantas estão ficando pretas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Olá, provavelmente suas plantas estão morrendo, você já tentou fertiliza-las com o excel da flourish?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, montei um aquário de 240 litros plantado, tenho substrato fértil e areia branca por cima, ambos da mbreda, já fazem 3 semanas, algumas plantas estão ficando com os folhas amareladas, e outras plantas estão na cor normal mas estão furadas, o que pode ser ? O que devo fazer para resolver o problema? Deixo a luz ligada das 9h as 21h diários.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, você tem CO2? qual é o PH do seu aquário? você faz alguma adição de nutrientes como macro e micronutrientes? a Luz você pode reduzir para 8hs diárias, isto dependendo do tipo de plantas que você possui, outra coisa pesquise as necessidades das plantas que você possui e faça as correções devidas.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Marcos tudo bem?
    Eu tenho um cilindro de co2 ligado em temporizador horário junto com as lâmpadas, tbm tenho um controlador de temperatura automático que mantenho em 28 graus, o PH da água está em 6,5. Como o aquário é novo, de apenas 10 dias eu usei o stabylit e o prime, tbm o biodgest para acelerar a biologia do aquário, tenho feito diariamente todos os testes da água, e estão tudo dentro dos padrões, estou usando fertilizante líquido da Seachem uma vez por semana na dose recomendada. Um lojista me disse que é natural as plantas amarelarem porq eles estão num local diferente, precisam enraizar no substrato ainda. Pela sua experiência vc acha que poderia ser isso mesmo?

    Desde já obrigado pela sua resposta .

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia.

    É normal que as plantas nos primeiros dias fiquem um pouco "baleadas" pois ainda estão no processo de adaptação, mas com os cuidados que você está tendo acredito que em breve elas já estarão adaptadas e lançando novas raízes e folhas, faça trocas parciais de 10 a 20% da água semanalmente, se possível duas vezes por semana, procure ainda acrescentar os macro e micronutrientes necessários, a Mbreda possui uma linha destes produtos e são muito bons.

    Abraços.

    ResponderExcluir