17 maio 2011

Sinais de Deficiência nutritiva das plantas

O aquário está belo, as plantas viçosas e bem verdinhas com flores e ramos novos, tudo a mil maravilhas então derepente algo errado começa acontecer, primeiro as folhas começam amarelar, ficam furadas, desbotadas, o crescimento não é mais o mesmo, você fica desesperado o que fazer? vamos ver o que está faltando no seu aquário.

Cálcio - As folhas novas nascem com má formação ou com crescimento muito fraco, as folhas que já existem continuam verdes embora com uma coloração um tanto pálida;



  • Ferro - As folhas novas que surgem aparecem com tons amarelados ou brancos, veios verdes e as folhas maduras tem a aparência normal;


  • Nitrogênio - As folhasde cima apresentam uma cor verde-claro e as folhas da parte de baixo tem uma coloração amarelada;


  • Potássio - As bordas e pontas das folhas ficam amareladas, principalmente as folhas mais novas, alguns pontos da planta podem até morrer;


  • CO² - Folhas com manchas, crescimento deficiente e morte de plantas, a falta ou a deficiência de CO² pode acabar com a flora de seu aquário, por este motivo se você pretende ter um aquário plantado, escolha bem suas plantas e veja suas exigencias em relação ao CO²;


  • Fosfato - As folhas ficam mais escuras que o normal, a planta também pode perder algumas folhas principalmente na base;


  • Manganês - As falta deste elemento causa nas plantas pontos amarelados e buracos nas folhas entre os veios da mesma;


  • Magnésio - As folhas mais baixas da planta ficam amareladas de fora para dentro, embora os veios dela permaneçam verdes.
Fique de olho se estes sintomas não estão aparecendo em seu aquário, hoje no mercado existem suplementos que trazem todos estes elementos para que você possa acrescentar no seu aquário e assim ajudar no desenvolvimento das plantas, faça testes periódicos e verifique a necessidade de suas plantas.

50 comentários:

  1. o que ocasiona o crescimento maior q o que deveria ser tipo mais larga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo , mesmo problema aqui , conseguistes resolver ?

      Excluir
    2. Se a planta está crescendo em demasia, mas de forma estranha, por exemplo, com espaçamento maior entre as folhas, isto é sinal de deficiência, tanto pode ser de iluminação ou de fertilização, procure corrigir isto e observe o desenvolvimento das plantas.

      Excluir
  2. Minhas plantas de aquario estao com manchas marrons que nas 3 primeiras semanas do aquario (que é novo) estavam normais, crescendo e verdes como o normal, mas a umas 2 semanas uma delas apresentou manchas da cor marrom nas folhas e agora esta em quase todas as plantas, como resolver esse problema? O aquario esta ficando feio com um monte de folha marrom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, qual a quantidade de plantas em seu aquário? você possui substrato fértil? a quantidade de plantas para substrato fértil deve ser de 80% para que não haja excesso de nutrientes na água e com isso o aparecimento de algas, verifique também sua iluminação, está adequada para o tamanho do seu tanque? qual o tempo de exposição a luz? 6hs? 8hs? quantidade de peixes e alimentação em excesso são fatores que favorecem o aparecimento de algas, devido o excesso de nitratos, amônia, etc.

      Excluir
  3. Olá pessoal! Minhas plantas estão ficando com as bordas escuras (como se estivessem ficando queimadas). Coloquei plantas para ph alcalino.
    Meu ph está 7.2, temperatura 25°, tenho CO2, substrato na base e duas lampadas PL 24w (um branca e a outra branca/rosa).
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Minhas plantas estão com manchas verde escuras nas folhas. Como tratar essas algas?
    Att
    Ronaldo Lobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, pelas características estas manchas devem ser green spot, um tipo de alga que pode surgir com iluminação em excesso, tente diminuir um pouco o fotoperiodo.

      Excluir
    2. Bordas e pontas escuras, tal como manchas de fumagina, podem ser causadas por falta de magnésio e excesso de fosfato. Aplique carbono orgânico, tal como o Flourish Excel, da RC Flora ou Glutacin. A alga é descrita em alguns sites espanhóis e identificada como Punto Negro ou Pinta Negra.

      Excluir
    3. É uma Rodophita sp5. Alga vermelha. Faça o seguinte teste: corte a folha e mergulhe em álcool. O álcool dissolve a clorofila e, se for alga vermelha, restará a cor vermelha.

      Excluir
  5. ola, minhas plantas estão ficando pretas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Olá, provavelmente suas plantas estão morrendo, você já tentou fertiliza-las com o excel da flourish?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, montei um aquário de 240 litros plantado, tenho substrato fértil e areia branca por cima, ambos da mbreda, já fazem 3 semanas, algumas plantas estão ficando com os folhas amareladas, e outras plantas estão na cor normal mas estão furadas, o que pode ser ? O que devo fazer para resolver o problema? Deixo a luz ligada das 9h as 21h diários.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, você tem CO2? qual é o PH do seu aquário? você faz alguma adição de nutrientes como macro e micronutrientes? a Luz você pode reduzir para 8hs diárias, isto dependendo do tipo de plantas que você possui, outra coisa pesquise as necessidades das plantas que você possui e faça as correções devidas.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Marcos tudo bem?
    Eu tenho um cilindro de co2 ligado em temporizador horário junto com as lâmpadas, tbm tenho um controlador de temperatura automático que mantenho em 28 graus, o PH da água está em 6,5. Como o aquário é novo, de apenas 10 dias eu usei o stabylit e o prime, tbm o biodgest para acelerar a biologia do aquário, tenho feito diariamente todos os testes da água, e estão tudo dentro dos padrões, estou usando fertilizante líquido da Seachem uma vez por semana na dose recomendada. Um lojista me disse que é natural as plantas amarelarem porq eles estão num local diferente, precisam enraizar no substrato ainda. Pela sua experiência vc acha que poderia ser isso mesmo?

    Desde já obrigado pela sua resposta .

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia.

    É normal que as plantas nos primeiros dias fiquem um pouco "baleadas" pois ainda estão no processo de adaptação, mas com os cuidados que você está tendo acredito que em breve elas já estarão adaptadas e lançando novas raízes e folhas, faça trocas parciais de 10 a 20% da água semanalmente, se possível duas vezes por semana, procure ainda acrescentar os macro e micronutrientes necessários, a Mbreda possui uma linha destes produtos e são muito bons.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. As folhas das minhas plantas estão verdes na parte de cima da folha e a ficar vermelha na parte de trás da folha é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, isto pode ser a característica da planta, qual é o nome dela?

      Excluir
  12. Olá. Não sei o nome da plante sou principiante e não tenho muito conhecimento ainda. As folhas estavam verdes e ficaram assim

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde gostaria de saber porque minhas plantas estão ficando com as folhas escuras e nas pontas estão pretas ,pof p ser exceso de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto pode ser falta de nutrientes, faça um teste e também procure fazer trocas parciais a cada 3 dias, um ótimo suplemento por ser o Florish da Excell ou também os mais em conta da Mbreda.

      Excluir
  14. Parabéns pelo post! É normal a E. Aciccularis ficar marrom no processo de adaptação ao estado submerso? Tenho substrato fértil (PRODAC), CO2 2/bolhas por segundo e iluminação de cerca 70 lúmens/litro com leds FULL spectrum, branca e azul. Aquário reiniciado há mais ou menos uma semana. Sem peixes, com dosagem semanal da linha MBreda e Flourish Excel.

    As plantas que tenho são:

    Rotala Indica;
    Ludwigia Repens (eu acho);
    Higrofila Polysperma Sunset;
    Hidrocotyle Tripartita;
    Musgo de Java.

    PH em cerca de 6,5.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, infelizmente eu não conheço muito esta planta e o processo de adaptação dela, sugiro que você de uma pesquisada na web para obter melhores informações com aquaristas que possuem esta planta.

      Excluir
    2. Marcos, muito obrigado pela resposta! Boa páscoa!

      Excluir
  15. Ah, o Substrato da PRODAC está protegido por uma camada inerte de areia fina. + ou - 2 cm.

    ResponderExcluir
  16. Oi minhas plantas estão meio brancas oque pd ser?? Falta de iluminação e etc?

    ResponderExcluir
  17. Olá, isto é bem estranho, você já verificou se não é nenhuma contaminação que está depositando nas folhas das plantas?

    ResponderExcluir
  18. Minhas plantas ficam com o caule preto ...e morrem ! O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que isto é o apodrecimento da mesma, você deverá observar todos os critérios como iluminação, fertilização, substrato, etc. Alguma coisa está errada e causando a morte das suas plantas, verifique tbm o PH.

      Excluir
  19. A planta que eu tenho no meu aquário é o rabo de raposa e ele está meio com os como se fosse um fungo nas folhas o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tente cortar as partes afetadas e também faça trocas parciais com mais periodicidade, faça as medições dos parâmetros e veja se não está havendo mudaças bruscas, isto pode afetar as plantas.

      Excluir
  20. Boa noite tenho carpete elechorias mínima algumas mudas depois q posso tá ficando com as alguns foi amarelado o que pode se?ou é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas pelo que entendi a planta está amarelando? isto pode diversos fatores, você tem CO²? iluminação adequada? substrato fértil? geralmente as plantas carpetes são mais exigentes que as demais, faça uma verificação das condições que você está oferecendo a planta e as que ela necessita para ver se estão iguais, boa sorte.

      Excluir
  21. Bom dia
    as minhas plantas de aquario colocadas de novo há cerca de 2 meses estão a apodrecer e a esfalripar-se, ficam so com os veios acabando a folha por desaparecer, folhas novas praticamente não tem
    o que pode ser
    eu tenho fetos de java que crescem cheios de raizes escuras e com pouca coloração nas folhas
    Echinodorus amazonicus estas são as que se estragam todas,
    e a Alternanthera reineckii que tem crescido pouco em altura mas as folhas tem um aspeto horrivel enrugadas acastanhadas e estragadas caindo quase todos os dias uma serie delas.
    agradecia ajuda para ver o que se passa com elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez as verificações químicas da água? PH, DH etc, faça estas verificações e veja se estão em conformidade com o que a planta necessita.

      Excluir
    2. Obrigado sou novo no assunto como faço isso?

      Excluir
  22. Olá eu tenho um aquário de água quente e sempre esteve bom até ao momento que comprei alimento vivi e coloquei no aquário tudo sem lavar sem nada a partir daí comecei a ter o NFL 2 e 3 altos, mudo de água constantemente e coloco os produtos mas a gua passado uma horas começa a ficar com as paredes tipo lismo e verde e a cheirar mal.
    Estou desesperada pois tenho muitos peixes e plantas .
    Será o areao contaminado?
    Já lavei as bombas os filtros e não sei mais o que fazer
    Obrigado Sandra Santos

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. As minhas plantas também estão ficando em partes brancas, tenho substrato fértil da ada, iluminação adequada e co2, começou por algumas plantas e eu retirei, mas agora esta contaminando outras, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  25. Que tipos de plantas você possui? talvez seja alguma praga que está atacando suas plantas.

    ResponderExcluir
  26. Olá eu plantei o meu aquário tem 4 dias, tenho substrato fértil MBREDA uma luminária que o rapaz da casa de aquário indicou ( uma que parece antena de abelha que são duas luminárias ) meu aquário e aproximado 25 litros
    Tenho plantas de alta demanda ( tecnologia alta ) coloquei hemianthus Cuba e outras, fiz co2 caseiro e deixei as luzes acessas entre 9 a 10 horas aproximadamente
    E ontem dia 3 de plantação das plantas tirei o co2 porque achei que fosse o co2
    Porque no sábado chega pastilhas de co2
    Então tirei porque o rapaz da casa de aquário indicou não usar co2 por agora é vou esperar enraizar mais a minha hemianthus Cuba está como se estivesse uma gosma nela e elas estão perdendo as cores
    As demais apareceram uma mancha marrom e quando fui pegar elas elas se dissolvem ( algumas “ 3 “ ) oque pode ser ? Iluminação demais, co2 em massa, ou fala de nutrientes ?
    Tenho um produto que é um fertilizante se não me engano.

    ResponderExcluir
  27. Olá amigo, pelo que você disse isto é excesso de luz que causa o aparecimento das algas marrons e variação brusca de PH, você mediu seu PH?

    ResponderExcluir
  28. Montei um plantado há pouco mais de um mês, plantei hydrofilas e valisneria, percebi que as valisnerias vem dando brotos e folhas novas porém de cor fraca e as hydrofilas apresentam manchas escuras na folhas e as folhas estão soltando.
    Tenho substrato fertil a base de npk iluminação de de 40 lumens/ litro, pH 7,2 temperatura 26 graus, será que pode ser necessário aplicar algum produto ou CO2 comprimido?

    ResponderExcluir
  29. Olá, seu PH está muito alcalino, quais peixes você possui? são de PH alcalino? caso contrário, procure baixa-lo as plantas devem estar sentindo esta alcalinidade e não se desenvolverão satisfatoriamente nestas condições, boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, as minhas plantas estão a ficar todas cheias de buracos tipo renda, meias transparentes sem cor, o que será? Tenho posto um fertilizante com manganês, micronutrientes de ferro e vital, uma vez por semana a dose que indica na embalagem.

    ResponderExcluir
  31. Você tem feito TPAs? é importante fazer periodicamente até as plantas recuperar seu vigor, faça testes para não super dosar de nutrientes, isto também pode fazer mal.

    ResponderExcluir
  32. As minhas plantas não se desenvolvem, não crescem, até sai folhas novas, mas são bem pequenas e pálidas, com os veios esbranquiçados.
    Uso alguns fertilizantes como ferro, npk e macro nutrientes, mas não uso substrato fértil. E faço TPA uma vez por semana
    Não sei o que está acontecendo

    ResponderExcluir
  33. Olá, como está sua iluminação? o uso do substrato fértil é importante pois nem todas as plantas absorvem os nutrientes pelas folhas, faça um teste colocando substrato fértil.

    ResponderExcluir
  34. Minhas hygrophilas disforme estão ficando com parte do caule escuro e logo fica apodrecido e se rompe.
    O que pode ser , não tenho substrato fértil e minha iluminação são duas lâmpadas tubulares branca e azul. Obrigado

    ResponderExcluir