23 maio 2010

A Reprodução dos Peixes ornamentais.

Acho que o maior sonho de todo aquarista é a reprodução em cativeiro das espécies criadas por ele, desde o mais simples e prolifero peixe, até aquele que demanda uma maior atenção.

Quando eu iniciei no aquarismo, ficava deslumbrado com a reprodução de Platis, Molinésias, Guppys e outros peixes de fácil reprodução e por isto indicado para iniciantes. Acontece que nunca conseguia criar as ninhadas, sempre perdendo tudo em certo tempo. Hoje sabemos que os filhotes devem ter um tratamento diferenciado dos adultos, como alimentação, qualidade da agua etc.

Os filhotes quando nascem possuem a vesícula vitelinica (saco vitelino) que é o anexo embrionário onde é armazenado substancias nutritivas que garantirão ao peixe seus primeiros nutrientes, após a perda deste "saco" devemos iniciar a alimentação dos peixes com infusórios, naúplios de artêmias e outros alimentos próprios para filhotes por volta do 3º dia de nascimento.

Acontece que muitos iniciantes sem o conhecimento das espécies por ele criada, acabam cometendo os erros que eu cometia como alimentação inadequada e antes do tempo necessário, falta de cuidado com os parâmetros físicos da agua, temperatura, etc. no caso da alimentação, se você ministrar antes do tempo a mesma se acumulará no aquário o que irá causar a deterioração da água e consequentemente a morte de todos os filhotes.

Algumas espécies de peixes constroem ninhos, sejam eles nas pedras, plantas, ou como os Bettas e Colisas ninhos de bolhas, algumas espécies tem o habito de cuidar da ninhada até certo tempo, como os Discos, Bandeiras, Bettas, Ramirezi, etc. outros após a desova se não for retirado a tempo devora todos os ovos ou filhotes, é o caso dos Mato Grosso, Paulistinha e outros tetras.

O ideal é ter um aquário de reprodução, pois você poderá cuidar com mais facilidade, porém se seu peixe desovar no aquário comunitário, não remova os ovos em hipótese alguma, tente retirar ou separar os demais peixes e caso os pais forem de espécie que não cuida dos ovos, separe-os também.

Porque não remover os ovos para outro aquário? Porque a temperatura, PH, DH estarão diferentes e o choque ocasionado com a mudança irá afetar de forma negativa os ovos. No caso de peixes que cuidam dos ovos a melhor maneira de preservar-los é tirando ou separando os outros habitantes para evitar ataques das espécies mais ousadas e proporcionar aos futuros "papais" maior tranquilidade.

Procure saber com quanto tempo os filhotes de cada espécie pode ficar na companhia de seus pais, isto é no caso de peixes que cuidam dos filhotes, a alimentação de filhotes geralmente é feita com infusórios e naúplios de artêmias, porem no mercado existe ração própria para os alevinos(filhotes) que trazem em sua composição a garantia nutricional adequada para eles.

Busque informações com lojistas, em sites especializados e outros aquaristas sobre as espécies que você pretende reproduzir, para ter a garantia de sucesso durante todo o processo e também após ele, pois o maior sucesso do aquarista é ter o domínio durante toda a fase de procriação até a fase adulta, você verá como é legal acompanhar toda a fase de vida de seus peixinhos.

16 comentários:

  1. olá , tenho um aquário com aqueles peixes vermelhos pequenos, e separei a fêmea e coloquei em um vaso plástico... ela teve vários peixes, só sobreviveram 10...
    quanto tempo eu coloco junto aos outros peixes..?
    outra coisa.. qual o tempo dela criar ou tra barriga?
    por que eu acho que já está crescendo novamente..
    rsrs
    e tem mais dois tb... de raça diferente..
    o que faço?

    ResponderExcluir
  2. olá amigo! desculpe por responder sua pergunta apenas agora, bem se estes peixes forem espadas como eu imagino os filhotes você deve mante-los separados dos pais para não serem devorados por pelo menos uns 6 meses, os espadas e platis são peixes de fácil reprodução e em pouco tempo estarão aptos novamente para reproduzirem, mas o ideal é deixa-los durante uns 30 dias separados (macho e femea) para não prejudicar a saúde da fêmea.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá rudi, eu acho melhor não porque como você vai manter este recipiente aquecido? coloque-os em um pote de vidro é melhor e use uma aquecedor correspondente à litragem do pote,

    ResponderExcluir
  5. meus alevinos já nasceram conseguir salvar 6 quantas veses no dia eu posso dar comida a eles ?

    ResponderExcluir
  6. como devo trocar a água dos alevinos e em quantos e quantos dia ?

    ResponderExcluir
  7. a peixe hoje pela manhã quando chegue da escola ela morreu ou acho porque ela deu cria mas ala ficou junto com os outros 2 espadas e eles beliscaram ela

    ResponderExcluir
  8. oioioi a minha peixinha femea ,deu cria a dois dias atraz e nao sei quando q tenho q alimentar eles e a raã deles sao plati e os plati precisa de oxigenaçao??porfavor respondam

    ResponderExcluir
  9. E ai amigo, só alimente os filhotes após cinco dias,durante este periodo eles estarão absorvendo o conteudo do saco vitelino, passado este periodo se possivel ofereça naúplios de artêmia ou compre comida própria para filhotes, utilize um bom filtro no aquario para manter a agua sempre limpa.

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia, eu gostaria de saber o que eu estou fazendo de errado com meu aquário, pois eu o limpo e ele só dura uma semana limpo, passando disso ele começa a ficar com a água turva e verde, os vridros estão cheios de lodo pois eu não tenho limpa vidro, será que é por isso que a água fica suja e meus peixes ficam doentes e muitos morrem, uns ficam com partes do corpo avermelhadas e outros com partes do corpo marrom como se estivesse sujo com terra, não demora muito eles morrem, o que fazer para que isso não aconteça? Para que a água não fique suja e nem meus peixes morram. Tenho uma duas bombas, uma ''pequena'' e a outra maior que fica no lado do áquario soprando ar na horizontal e Tenho um filtro grande. Por favor me ajudem, sempre acontece isso e não sei o que fazer, nem como curalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, se aquário está pegando sol ? se estiver, deixe pegar apenas 2h de sol por dia ou nenhuma hora... isso vai resolver... caso nao, coloque apenas comida 2x por dia, com espaço de 10h cada.... ou 3 x ao dia com espaço de 8h cada ... ou coloca 1x dia sim e dia nao ... nao use ração em flocos, use em grãos pequenos pois nao sujam tanto a água. e é isso... se vc tirar do sol, terá um resultado surpreendente ... o meu eu faço tpa a cada 2 dias, e a cada 2 meses troco a água - 40%. no mais, mantenho um filtro 4x superior ao meu aquário. filtro fisico, quimico e biológico. para melhorar compre camarões fantasmas, eles limpam tudo, é mt bom. blz? mais dicas me pergunte por email: leonardodgl@gmail.com ... o meu aquário tem água cristalina, é mt bonito.

      Excluir
  11. Allan, como você alimenta seus peixes? a turvação da água pode ser excesso de alimente, excesso de peixes, etc..
    Em relação a criação de algas verdes, pode ser iluminação em excesso, verifique estes pontos, a filtragem está de acordo para o tamanho de seu aquário?

    ResponderExcluir
  12. Separei uma femea de mato grosso para desova mas ela esta no fundo de lado com mt dificuldade para nadar é normal.?

    ResponderExcluir
  13. Olá Sophia, este comportamento não é normal provavelmente o peixe está doente com algum tipo de infecção na bexiga natatória, o que poderá ocasionar a morte do peixe.

    ResponderExcluir
  14. Marcos eu tenho dois cágados e eu alimento elas com paulistinha e sai caro pra mim ter q ficar comprando uma boa quantidade todo mês, eu.queria saber de todos os detalhes de como faser para procriar esses peixes, pra mim poder criar meus cágados do geito que eles devem ser criados

    ResponderExcluir
  15. Camila, existe uma espécie de peixe usada para alimentação de peixes grandes e eu creio que deve servir para cágados, (embora eu não entenda nada sobre cágados) é o "Lips" um peixinho pequeno que geralmente custa bem pouco, menos de 0,20 cents quando comprados em grande quantidades (preço em SP capital). Procure nas lojas este peixe, deve sair mais barato que os paulistinhas.

    ResponderExcluir