05 outubro 2011

A Reprodução do Acará Bandeira

O maior sonho de todo aquarista é conseguir a reprodução das espécies que ele cria, o Acará Bandeira é uma excelente espécie para se tentar a reprodução, porem alguns "lances" devem ser observados, vamos lá.

A principio devemos colocar vários exemplares em idade reprodutiva em um aquário, uns seis ou oito, devemos cuidar de sua alimentação oferecendo se possível alimentos vivos para garantir uma melhor saúde.

A limpeza do aquário deve ser realizada sempre, retirando toda sobra de alimento que se acumular no fundo, após alguns dias os peixes já estarão formando casais, você irá notar isto observando os peixes "brigando" entre si.

Separe os casais dos outros peixes e coloque-os em um outro aquário já preparado para a reprodução, os peixes irão escolher um local para desovar geralmente uma planta de folha larga, o vidro do aquário ou algum outro objeto liso, alguns aquaristas colocam canos de PVC para eles desovarem ali.

A fêmea irá fazer a postura sempre começando de baixo para cima, o macho fertiliza os ovos em seguida, se acontecer de os peixes comerem os ovos não se preocupe, alguns casais fazem isto durante algum tempo, mas depois seguem normalmente com a desova.

Após a desova os pais ficam cuidando do ninho, abanando-os com suas nadadeiras e retirando os ovos que não são fecundados, evitando assim o ataque dos fungos que poderia comprometer toda ninhada.

Após a eclosão as larvas ficarão aderidas no ninho e os peixes costumam muda-los de lugar, depois de cinco dias os alevinos já estarão nadando pelo aquário e após este período você já pode alimenta-los com infusórios ou nauplios de artêmia.

Neste período os pais continuam cuidando dos filhotes e segue-os por todo lado, depois de cerca de trinta dias os peixinhos já terão a aparência dos adultos e devem ser alimentados com ração bem fina, nunca deixe sobrar alimentos no aquário para que não ocorra um surto de doenças com a queda da qualidade da agua.

Os filhotes poderão ser separados dos pais quando já estiverem bem grandinhos, sempre monitore a qualidade da agua que deve ter seu PH entre 6,6 a 6,8 e temperatura entre 25ºC a 28ºC.
A queda na qualidade da agua pode ser fatal para toda ninhada, por este motivo preste muita atenção e não vacile, pois você poderá perder toda a ninhada.
Boa sorte!

56 comentários:

  1. Tenho observado que após quatro semanas o casal pode iniciar tentar criar de novo logo ou se remove os filhotes ou o casal. O casal é mais fácil! Os filhotes são mais delicados e melhor deixar no aquário. Se não remover os pais podem matar os filhotes! Na natureza os filhotes vão embora o que não acontece no aquário.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite tenho um casac de acara bandeira eles ja colocaram avos tres vezes mas depois de dois dias eles comem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ideal é colocar o casal em um aquário separado, longe de barulho e movimentação excessiva, o fato de comerem os ovos, pode ser estress ou ainda a imaturidade do casal,

      Boa sorte.

      Excluir
  3. Meu aquário tenho um casal já vai fazer um ano nunca desovou será o que está acontecendo agora eles só fica no fundo atacam os outros peixes será que está desovando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que estão em processo de desova, mas como tem outros peixes, os pais podem ficar estressados e devorar todos os ovos, o ideal é separa-los dos demais.

      Abraços.

      Excluir
  4. Enfim meus acaras desovaram e estão cuidando dos filhotes de forma exemplar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, muito legal, ofereça um ambiente calmo e tranquilo para que os pais não se sintam estressados, procure também oferecer alimento de qualidade para que você consiga criar uma boa parte dos filhotes, boa sorte.

      Excluir
  5. Olá meu Acará colocou os ovos porém em uma aquário comunitário consegui colocar um vidro separando o casal , mais por algum motivo o macho está batendo na fêmea toda vez que ela tenta colocar os ovos no cano , e um deles está comendo tudo , o que eu faço ? Me ajuda kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      O ideal é colocar o casal em um aquário separado dos demais para não haver estress, é normal nas primeiras desovas os pais comerem os ovos, experimente separa-los por um período e depois junte-os novamente, Boa sorte.

      Excluir
  6. Li em um artigo de como criar Acará bandeira feito pelo globo rural, que tinha que tirar o casal após a colocação dos ovos..pois bem, fiz isso a um dia atrás! Agora vejo todo mundo falando que se deve deixar. Coloco o casal de volta com os ovos ou deixo do jeito ué tá pra ver se vinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, NÂO se tira o casal!!! NUNCA!! os pais cuidam dos ovos, tirando os ovos que são atacados por fungos e protegendo a ninhada, após a eclosão dos ovos e o consumo do saco vitelino, ai sim você retira os pais para que não devorem os alevinos, boa sorte!

      Excluir
  7. Meus acaras desovaram mas comeram os ovos, quanto tempo eles levam pra outra postura?? to pesando em colocar num aquario maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes acontece isto mesmo, principalmente se o ambiente é de estress para os peixes, a nova postura deve ocorrer em duas ou três semanas, isto depende muito, o ideal é você separa-los para ter mais sucesso.

      Excluir
  8. Bom dia, é normal a desova mensal do Acará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ocorrer de durante certo tempo os casais façam uma desova quase que constante, talvez por serem casais novos, geralmente a ninhada é comida pelos próprios peixes.
      Abraços.

      Excluir
  9. Olá bem eu tenho uma que tive que separa pois era brigona mais tive que colocar ela no outro aquario esses tempos por minutos e hoje vi que tem uns ovos obs ela ainda está sozinha mais está muito protetora não deixa nem chegar perto para colocar cômoda para ela será que iram vingar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente não, como o peixe está sozinho é bem provável que ele devore os ovos devido o estress.

      Excluir
  10. Tenho um casal de cara bandeira ja desolvaram 2 vez so que eles comem as ovas o que devo fazer para nao corre isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você separar o casal e coloca-los em um aquário calmo, longe de agitação e barulho, coloque uma iluminação bem fraca, assim os pais se sentirão menos estressados e poderão desovar com tranquilidade.

      Excluir
  11. Excelente matéria Marcos! Parabéns! Obrigado por partilhar! Meu casal de bandeiras está na quarta desova e pela primeira vez não comeram os ovos e os alevinos estão com seis dias...
    Deixei apenas a mãe no aquário pois estava muito agressiva com o pai e o impedia de se alimentar, agora estou pensando em retirar a mãe e deixar apenas o alevinos, mas minha dúvida acontece por que apesar de jovem ela está se mostrando extremamente zelosa...
    O que você me recomenda?
    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, assim que os alevinos passarem a nadar livremente você pode retirar a fêmea, ou então fique observado, caso você note que ela esteja comendo os filhotes retire-a antes que ele devore todos, Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigado por responder Marcos!!!
      Não tive tempo (além da minha inexperiência...) para cuidar adequadamente da ninhada.
      Mas consegui salvar dois :)
      Estão quase completando 6 meses, lindos e saudáveis!

      Excluir
  12. Meus Acaras desovar frequentemente, peixinhos nascem mais morrem entre 2 a 4 dias. Coloco cisto de artemia 2 X dia mas vejo eles nadaram menos ativos e morrerem.
    Pais tomam conta deles
    Já retirei todos os outros peixes do aquário.
    O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique os parâmetros da agua, os alevinos são muito sensíveis.

      Excluir
  13. Olá..

    Minha fêmea de acará bandeira está desovando, porém o macho não está perto fertilizando os ovos. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  14. Olá..

    Minha fêmea de acará bandeira está desovando, porém o macho não está perto fertilizando os ovos. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  15. Olá, isto deve ser porque o macho é jovem e inexperiente e no inicio ele fica assim "perdidão" mas ao passar dos dias ele logo deverá proceder com seu papel de "pai".

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, meu acara desviou pela terceira vez estava muito stresada retirei todos os outros peixes, deixei ela só com a ninhada, é ela está cuidando muito bem dos ovos.
    Vc acha que fiz bem em deixar ela sozinha?

    ResponderExcluir
  17. Olá, você poderia ter deixado o macho também já que o casal costuma cuidar dos ovos juntos, tente colocar o macho junto com ela, pode ocorrer deles vir a comer a desova, é normal, mas com o casal junto a chance de sucesso é maior.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, tenho 3 casais de Acara Bandera num aquario comunitário e hoje efetuei a limpeza e adicionei aqualife pois notei que alguns dos paulistinhas estavam com umas pintas brancas como algodão, apos isso observando o aquário que percebi um dos casais colocando ovos numa folha e cuidando, a dúvida é faz mal o aqualife para a desova dos acaras?

    ResponderExcluir
  19. Olá, acredito que não, mas como seus bandeiras estão em um aquário que está infectado, você deve perder os ovos, provavelmente os pais comerão todos eles.
    O ideal é você separar o casal em outro aquário e coloca-los em um local tranquilo para que desovem novamente.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal, uma dúvida, a mints fêmea de Acará botou os ovinhos hj, primeira vez que vou ter uma cria de acará bandeira , separei os demais peixes , so tá o casal e os ovinhos, Eu achei estranho a fêmea comer a ração dela e regurgitar em cima dos ovos, sabem me explicar se é normal esse processo dela!? Obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez ela estava capturando alguns ovos que caem do ninho e recolocando-os no lugar, em relação a jogar ração eu desconheço.

      Excluir
  21. Marcos, boa noite!!!
    Gostaria de saber, mais ou menos, quando acontece a eclosão dos ovos?
    Grata
    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geralmente dentro de 48 a 72hs você já irá perceber os alevinos se movimentando no ninho.

      Excluir
  22. Ótimo artigo, meu casal já desovou 3 vezes, mas só agora consegui separar, o tempo entre uma desova e outra foi de apenas 5 dias, me surpreendi, uma pergunta, quando eclodir vou tirar os pais, aí deixo com ou sem filtro os alevinos, tenho agora um Hang on, mas pequeno, aí deixo ele pra circular a água, ou pode deixar sem pra não mover muito a água.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado!
    O ideal é deixar o Hang-on bem fraquinho para que oxigene a água do aquário e também a mantenha limpa, boa sorte.

    ResponderExcluir
  24. Oi , eu não sei se ainda respondem nesse site , mas recentemente eu ganhei dois peixes foi acará uma fêmea e um macho (são meu primeiros peixes) , porém
    Fêmea está com algum problemas que eu não sei ,ela fica muito tempo parada e um canto sem comer e as vezes quando ela aproxima da comida o macho expulsa ela, eu tentei separa a fêmea colocando-a em um aquário improvisado porém ela ficou nadando de costa não querendo comer não sei oq eu fazer estou com medo que ela morra.

    ResponderExcluir
  25. Olá, provavelmente ela está em adaptação ao novo ambiente, o ideal é separa-la e alimenta-la com artemias e flocos para ela ganhar peso e força, como também ir se adaptando melhor.

    boa sorte.

    ResponderExcluir
  26. Olá, sabe me dizer de quanto em quanto tempo é que ocorre a desova de acara? E quantas vezes seguidas a fêmea faz a desova?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Olá hj ela colocou os ovos no cano do filtro ,os dois estavam cuidando, a noite meu marido desligou a luz do aquário,depois de umas 2 hrs fui olhar não tem 1 ovo se quer,será que não deveria ter apagado a luz,será que morreram? Eles não tinha nem 10 horas eu ia comprar um berçário mas não deu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geralmente eles desovam a cada 15 ou vinte dias, é normal comerem os ovos se estivem em um aquário comunitário devido o stress, o ideal é separar os pais e coloca-los em um aquário isolado e em um local calmo.

      boa sorte.

      Excluir
  28. Oi boa tarde , o meu é o macho que está comendo os ovos e já é a segunda vez que ele faz isso,sabe me dizer o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente é stress, eles estão sozinhos ou no aquario comunitário?

      Excluir
  29. Boa noite, tenho um casal que já vez desova por 3 vezes, na primeira os alevinos já estavam soltos no aquário, os pais comeram todos, na segunda eu tirei os pais, após perceber que estavam se mexendo na folha, todos morreram, agora desovaram novamente, e não sei se tiro os pais ou deixo mais tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve deixar os pais até os filhotes começarem a nadar livremente, após isto ai você deve separa-los e alimenta-los com nauplios de artemias.

      Excluir
  30. Olá. Meu casal de acará marmorato desovou já pela 5º vez, porém os ovos nunca eclodiram, no máximo em 2 dias já estao brancos e os pais comem todos. Aquario comunitário, imagino que seja estress. Estou pensando em separar os pais em um aquario que tenho aqui, de 30 litros, será que eles ficarão bem lá? Não seria um aquario muito pequeno? Filtro JP 093 450 l/h, seria muito forte para a desova e evolução dos alevinos ? Desde já agradeco a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe o aquario em um ambiente calmo e com iluminação bem fraca, acredito que irá ajudar.

      Excluir
  31. Eu tenho apenas uma Acará no aquário há mais de 2 anos ele é enorme, percebi que tem ovos do lado! É possível um Acará botar ovos sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim, pouco provável, mas possível, entretanto, caso a fêmea tenha desovado seria necessário um macho para fecundar os ovos...

      Excluir
  32. Ooi boa noite! A fêmea coloca ovos mesmo sem o macho? Tenho 2 acaras, não sei se são fêmea e macho, sei que tem uma fêmea porque colocou ovos pela primeira vez agora, então pensei que eram um casal. Mas ela não deixava o outro peixe (que eu pensava ser o macho) chegar perto dos ovos e estava batendo nele. Daí fiquei pensando.. será que são duas fêmeas? É possível a colocar ovos sem o macho? Os ovinhos ficaram no aquário uma noite, no outro dia desapareceram. No aquário também tem outros peixes e uma ampolaria então não sei se foram os bandeiras ou os outros que comeram.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um casal de acaras no meu aquario com outros peixes, e eles acabaram ja desovando. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  34. Meu casal de acará bandeira teve sua primeira desova anteontem,hoje fui olha e não tem quase ovo nenhum,será q ela comeu, por serem novos e ser a primeira desova?

    ResponderExcluir
  35. Oi tenho uma dúvida... Quanto tempo leva para eclodir os ovos?

    ResponderExcluir
  36. Olá tenho um casal de cara e reproduziram posso tirar eles de perto dos ovos.

    ResponderExcluir