17 outubro 2010

A Reprodução do Neon Cardinal

O neon cardinal é um peixe que vive nas chamadas "águas escuras", ou seja, locais onde existem uma grande presença de matéri0 ôrganica, nestes ambientes o PH da água pode ser de 4,0 graus e muitas vezes não passa de 5 ou 6 graus.

Porem a presença de ácidos orgânicos e sua grande atividade germicida deixam estas águas praticamente livres de parasitas e bactérias. Com estas condições tão especiais fica impossível reproduzir o peixe em aquários comuns, para que tenhamos êxito em sua reprodução devemos obter uma acidez próxima ou igual as condições da natureza, pode-se utilizar turfa de boa qualidade para acidificar a água.


Preparando o Aquário.


Um pequeno aquário de 20 litros é ideal, cubra-o com papel escuro para que os peixes não se assustem com os movimentos fora do aquário, cubra também a tampa caso a mesma seja de vidro, porém garanta uma pequena abertura onde irá colocar uma lâmpada de 15W.

Para o substrato pode-se utilizar "bolinhas de gude", assim você evitará que os peixes devorem os ovos, também pode colocar alguns tufos de musgo-de-java, mantenha a temperatura entre 24ºC á 26ºC e uma areação bem suave.

Após estes preparos vamos introduzir os futuros papais, a diferença sexual não é tão fácil de reparar, porem com uma criteriosa observação poderemos notar as diferenças.
A fêmea tem o ventre mais redondo e também é maior que o macho, já o macho é mais comprido lateralmente, após escolhido o casal, introduza-o no ambiente já preparado, a desova geralmente ocorre pela manhã e a fêmea pode depositar de 02 a 10 ovos por vez e após o final do processo que pode levar até 03 horas o total de ovos pode chegar a 200.

Após este processo retire os pais e os alimente com artêmias e outros alimentos ricos, pois eles podem repetir a desova.


Os ovos são muito sensíveis e você deve tomar alguns cuidados, evite excesso de iluminação e de alimentação também, os ovos eclodirão em cerca de 36 horas, após cinco dias devemos alimentar os alevinos com naúplios de artêmias e infusórios.

Mantenha a iluminação de forma indireta, para que o ambiente fique no meio termo, ou seja, nem escuro e nem claro demais.

Faça trocas parciais da água para mante-la sempre em boas condições, utilize também um bom filtro para sugar qualquer resto de alimento que por acaso não foi consumido.

Com cerca de 40 dias já poderemos alimentar os filhotes com alimentos mais sólidos, e com cerca de 3 meses de nascidos já poderão ir para o aquário principal.

Caso você crie neons e tenha obtido êxito em sua reprodução, escreva para nós e publicaremos sua experiência.

Boa Sorte.

12 comentários:

  1. Interessante... Eu já consegui, mas foi por acaso. Essa segunda foto que vc publicou, por exemplo, é minha. Coloquei o relato aqui http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=55631

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Hoje de manhã quando liguei a luz do meu biotopo vi que havia pequenas bolinhas brancas agarradas a um teonco será que pode ser desovas? Tenho cerca de 10 neons a água e cor de chá e a Luiz não é tão penetrante .

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, manenha a agua sempre limpa mantendo suas condiçoes, agua muito suja pode prejudicar os filhotes, para não clarear muito o aqua coloque uma sacola mais grossa entre a luz e o aqua, mas cuidado para não encostar na lapada, pois pode estourar com o calor...

    ResponderExcluir
  4. Tenho um tanque com Molinesias, Platys, GUppys e NEONS. Hoje percebi nas plantas uma "massa" meio amarelada, muito estranha envolvendo algumas plantas... Seria uma desova de neons?????

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu achei muito interessante este artigo. Você acabou de ganhar um novo assinante de alimentação! Saudações de portugal.
    http://tudo.criacaodepeixes.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá qual é a época do ano que os neons se reproduzem
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo.

      Segundo alguns especialistas na natureza ocorre no verão, já em aquários não existe uma época fixa, precisam apenas que as condições do aquário estejam adequadas.

      Excluir
  7. ola esses peixes sao bons para comer? Adoro jaquinzinhos fritos esses tambem parecem um bom petisco!

    ResponderExcluir
  8. Bom, também consegui com que o casal de Neon reproduzisse por acaso, na troca de água do aquário de 20 litros passei o casal para um aquário pequeno e deixei por 12 horas depois que o aquário grande foi limpo coloquei os de volta e percebi que haviam ovos no pequeno cerca de três dias depois percebi que nasceram mais de 50 alevinos e agora não sei com o que alimenta Los pois nas lojas especializadas ninguém sabe informar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, cozinhe um ovo de galinha por cinco minutos. Pegue um pedacinho da gema do tamanho de uma metade de um graozinho de arroz, dissova numa tampinha de garrafa pet e com uma seringa pingue duas gotinhas de manhã e duas à tarde.ok! Guarde o ovo na geladeira para alimentação de outros dias. Após um mês, pegue um pouquinho de ração na palma da mão, dissolva com água e com a seringa pingue na água dos filhotes . Caso tenha dafinias, ou artemia pode acrescentar, também duas vezes ao dia. Num exagere na alimentação. Um abraço Deus lhe abençoe

      Excluir
  9. é o seguinte eu sou um dos criadores de peixes ornamentais do estado de sao paulo , ja criei de tudo!porem meus alevinos de neon n comiam artemia igual os outros alevinos , eles gostavam msm era de microvermes

    ResponderExcluir