15 março 2014

O uso de Tamponadores no Aquário

Quando iniciei no aquarismo com meus 13 anos de idade, não imaginava a complexidade da coisa. Me recordo que naquela época eu criava meus peixes (pequenos guarús) em uma garrafa de vinho cortada!

Quando adquiri meu primeiro aquário de 30 cm, ainda não sabia nada sobre a forma correta de criar peixes, porem com o tempo a paixão aumentou e busquei informações que na época era encontrada apenas em livros e revistas (Aquarista Junior, Revista Aquarismo, etc) hoje com a web a informação está a apenas um clique.

Neste artigo vamos falar sobre o uso de tamponador de PH, este produto pode ser encontrado em qualquer grande loja de aquarismo, suas funções é manter o PH em níveis estáveis e sem variação.

Em um aquário onde geralmente temos alguns elementos que podem acidificar a água (troncos, folhas, turfa, etc.) e outros que podem alcalinizá-la (conchas, dolomita, calcário, etc.) o uso do tamponador irá estabilizar no PH desejado, seja ele ácido ou alcalino, geralmente durante o dia o PH tende a ser de um nível e pela noite outro.
Isto se dá pelo fato de termos mais ou menos oxigênio dissolvido na água, esta variação quando ocorre de forma brusca pode causar a morte dos animais que vivem no aquário.

O uso do tamponador tem vantagens e desvantagens, a primeira é que com a produção do nitrato e sem a capacidade tampão, o PH irá baixar com o tempo, e isto não é bom, mas com a capacidade tampão suficiente o PH tende a ficar estável, o que é o ponto ideal no aquário.

Por isso é muito importante que o aquarista saiba em qual PH a espécie por ele desejada vive para que não ocorra de um peixe de PH ácido ser criado em um aquário cheio de calcário onde o PH será alcalino, o que ocasionará a morte do peixe em pouco tempo.

O aquarista também deve observar o que pode estar ocasionando o aumento ou queda do PH em seu aquário, antes de fazer o uso de qualquer produto, pois não adianta apenas usar produtos que poderão mascarar um problema e com o tempo criar uma bomba relógio.


No mercado existem diversas marcas de tamponadores, Atlantys, Mydor, Seachem, Prodac, etc. procure sempre realizar testes em sua água para verificar o seu PH, seja observador, pesquise, leia, aproveite os fóruns da web, existe muitas informações que poderão te ajudar a encontrar a solução mais adequada aos problemas de seu aquário.

12 comentários:

  1. Bom dia amigo! No caso de uso de um cascalho de dolomita eu sempre vou ter uma água alcalina? Tem algo que eu possa fazer pra levar o meu PH a níveis mais próximos do neutro?

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro, sim já que a dolomita é formada por carbonato de cálcio e magnésio, a troca do substrato vai depender dos peixes que você cria, uma forma de aumentar o PH é a utilização de turfa ou troncos, mas o controle do PH ficará muito difícil de ser obtido já que poderão ocorrer variações significativas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos montei um aquário recente de 450L está com 30 dias de ciclagem, estou usando cascalho natural de rio pedras e um tronco de arueira,sera q posso deixar a água ácida 6.8 sem muitas variações?

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos montei um aquário recente de 450L está com 30 dias de ciclagem, estou usando cascalho natural de rio pedras e um tronco de arueira,sera q posso deixar a água ácida 6.8 sem muitas variações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apenas tenha cuidado quando for realizar as TPAs para que não ocorra variações bruscas, procure utilizar água descansada e já com o PH ajustado para o nível que você deseja.

      Excluir
  5. Ola meu nome e vinicius me aquario rsta ciclando a 15 dias e o ph so fica em 7.5 cascalho de rio. E plantas artificiais. Fiz um teste coloquei o acid da labcon e ficou 6.6 em 24 horas voltou para os 7.5. A agua da torneira daqui é 6.6, o ph fica nisso mesmo na ciclagem??? E nao se ajusta? Ajuda por favor a minha fauna precisara ficar depoia da ciclagem em 6.8 pode ser as midias biologicas que uso??? Uso 6L de bioglass da aceantech.

    ResponderExcluir
  6. Você já observou de qual tipo de material as plantas são feitas? tente também utilizar um tronco para acidificar a água, testou trocar o acidificante por outra marca? neste tipo de problema você deverá ir testando todas as possibilidades para tentar descobrir onde está o problema.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, desculpe exclui seu comentário erroneamente.
      Mas conforme sua questão, você deve sim remover o basalto e troca-lo por outro substrato para que não ocorra as alterações no PH que você relatou.

      Abraços

      Excluir
  8. Meu aquário é de discos com anubias.ph 6.6.mas nas tpa aagua é 7.2.posso usar acidificante ou tem que ser tamponador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo.
      Os Discos são peixes bem sensíveis a mudanças bruscas, aconselho a utilizar um acidificante na água que será utilizada, medir o PH e só então coloca-la no aquário para que não ocorra mudança brusca, com o risco de vc perder seus peixes.

      Abraços.

      Excluir