14 outubro 2014

Montando um aquário Plantado sem CO2

O sonho de todo amante do aquapaisagismo é ter um aquário densamente plantado, com moitas densas, as mais belas tonalidade de cores e principalmente livre das indesejáveis algas. Quando vemos as imagens dos belíssimos aquários que participam dos concursos tanto nacionais como estrangeiros ficamos de boca aberta e sonhamos em chegar lá um dia, mas acontece que muitas vezes não conseguimos manter um aquário tão belo como os que nos inspiram e ficamos frustrados.

Acontece que para ter sucesso é necessário certo grau de investimento, às vezes alto investimento, sabemos que muitas plantas necessitam de cuidados especiais, como iluminação correta, fertilização liquida ou nas raízes, CO2, substrato fértil, etc. e muitos aquaristas não possuem condições financeiras para arcar com tal investimento o que fazer?

Você pode montar um belo aquário apenas com plantas básicas que não são exigentes e com um baixo investimento ter um belo aquário plantado, são os chamados aquários Low Tech, ou seja, de baixa tecnologia.

Plantas baratas e fáceis de serem encontradas lhe proporcionarão material suficiente para você montar um belo layout, veja abaixo algumas das espécies muito utilizadas para aquário Low Tech, são plantas resistentes e fáceis de ser cultivado, porem em aquários Low Tech seu desenvolvimento será mais lento, visto que a quantidade de nutrientes necessários para seu desenvolvimento é reduzido.

Anubias Barteri – com estas plantas você pode montar layouts interessantes, a variedade anã desta planta permite belas montagens pois atingem tamanho reduzido e fica muito bonito quando está plantada entre pedras ou amarrada a troncos e fendas das rochas;

Microsorum – outra belíssima planta para criar ambientes deslumbrantes, você deve planta-la em troncos ou rochas e nunca enterrar suas raízes no chão para que não apodreçam e cause a perda da planta, prolifera com facilidade e forma moitas muito bonita no aquário;


Aponogeton  - existem diversas espécies desta planta que na grande maioria são de fácil manutenção, possuem uma beleza incrível como a Aponogeton Crispus  e podem ser utilizadas em aquários Low Tech, quando plantadas em substrato fértil seu desenvolvimento é mais rápido e seguindo algumas recomendações básicas podem até a vir florescer no aquário;

Amazonenses – esta planta requer um pouco mais de cuidado em relação às demais, mas nada de coisas mirabolantes se possível tenha uma iluminação mais forte e substrato fértil para que ela se desenvolva forte e bonita, em pouco tempo você terá moitas densas e floridas;

Musgos – vou falar apenas do musgo-de-java que eu já cultivei, é muito resistente e de fácil proliferação, dá um efeito lindo em cima de pedras ou troncos, dependendo das condições do aquário torna até praga, tomando todo o espaço que tiver vazio, existem variedades muito lindas de musgo, vale a pena dar uma conferida.


Existem ainda muitas outras plantas que você pode colocar em seu aquário Low tech, pesquise e monte um belíssimo plantado gastando pouco.

2 comentários:

  1. Muito bom esse artigo Marcos! Aquários Low Tech é tão bonitos como os High Tech, ambos tem suas dificuldades e suas vantagens mas o low tech tem uma vantagem de não tomar tanto tempo de manutenção como os high tech necessita.

    ResponderExcluir
  2. Tenho pedras e troncos gostaria de usar num layout Amazônico. mas estou na duvida se Amazônico possui substrato de cascalho. Qual o substrato ideal para um low tech amazônico?

    ResponderExcluir