06 maio 2018

Manutenção da Plantas

Muitos aquaristas quando iniciaram no Hobby, tinham em mente um modelo de aquário, alguns pensavam no estilo Holandês, outros nature, outros em um estilo mais limpo etc. porém ao colocarmos as plantas, notamos que com o passar dos dias elas se desenvolveram de formas diferentes, algumas cresceram bastante, outras definharam e perderam as cores e folhas, etc.

Então você fica em um dilema, o que fazer? Devo podar as plantas que cresceram demais, devo podar as que estão definhando, como fazer a poda? 
Sabemos que a poda irá melhorar o visual do seu aquário e estimulará as plantas a lançarem brotos mais fortes e isto melhorará a saúde das plantas, mas nem todas as plantas são podadas da mesma forma, você precisará conhecer as plantas para fazer uma poda adequada, então vamos lá.
  
Plantas de Caule (por exemplo, Cabomba, Ludwigia, Hygrophilla).

As plantas de caule são aquelas que se desenvolvem com uma haste e as folhas saindo da mesma, a poda é simples, basta escolher o ponto desejado e corta-lo, geralmente eu corto ligeiramente acima do nó.

As partes cortadas acima deste nó podem ser replantadas caso você desejar, ao fazê-lo tente não esmagar o caule da planta, utilize o dedo como guia e faça um buraco para inserir a planta.

A principio a planta podada terá um aspecto feio, mas em pouco tempo ela irá se desenvolver e lançar novos brotos e logo estará em toda sua plenitude novamente, as plantas de caule são as plantas aquáticas que mais crescem e exigem uma poda semanal regular para ficarem sob controle.

Plantas de Roseta (ex. Amazonenses)

São plantas de crescimento lento, porem de folhas grandes que necessitam ser podados quando atinge a superfície ou apresenta morte de algumas folhas, para remover basta deslizar a mão pela haste da folha até sua base e puxa-la, faça isto com cuidado para não remover a planta do substrato.

Estas plantas podem ser usadas como indicadores de deficiências nutricionais. Quando você remove as folhas nelas você poerá notas se estão amarelas, com buracos, etc. normalmente, isso será uma deficiência de oligoelementos (ferro, potássio, magnésio, etc.).

Se você precisar remover completamente e realocar uma planta de roseta por qualquer motivo, aproveite a oportunidade para lavar e cortar as raízes isso incentivará o crescimento de novas raízes quando replantadas, plantas de roseta necessitam de fertilização nas raízes, aproveite para colocar as vitaminas necessárias e assim garantir um bom desenvolvimento das plantas.

Plantas de rizoma (samambaia de Java, Anubias etc.).

Estas plantas crescem com um caule horizontal grosso chamado rizoma e são geralmente ligadas à madeira ou rocha, stas plantas, especialmente as anúbias, são particularmente propensas às algas, por estarem entre as que crescem mais lentamente no ambiente aquático.

Você pode reduzir esse problema sombreando com outras plantas, mas alguns danos às folhas são inevitáveis, você precisará remover as folhas de vez em quando para manter uma aparência limpa, com a Microsorium ou samambaia de Java, siga a folha até a base do rizoma. Em seguida, corte com uma tesoura o mais próximo possível do rizoma.

Com anúbias não use tesouras, você notará que as folhas crescem em uma direção a partir da haste principal. Na base da folha, dobre suavemente a folha e ela se soltará do rizoma, como nas plantas de roseta, você verá uma parte carnuda branca na base da folha destacada.

Como essas plantas normalmente crescem em objetos como troncos ou rochas, você poderá remover tudo do tanque e lavar sob a torneira e retirar todo o detrito das folhas da planta e da estrutura da raiz.

Carpetes
No que diz respeito à limpeza, basta agitar com um sifão suavemente por cima do tapete de plantas, sempre com cuidado para não sugar as plantas e bagunçar todo o substrato.

Ao podar um carpete você irá permitir o surgimento de novas folhas que continuarão a  manter a beleza do tapete evitando o apodrecimento das folhas que ficarão embaixo das novas que surgirão.
É o caso da Riccia, caso você não faça a poda, as folha que ficarão embaixo das novas irão morrer e se soltar da rede que as mantem presas, destruindo todo o ornamento que você criou.

Gramíneas (Vallisnérias, Sagittarias etc.)

Todas essas plantas estão conectadas por corredores horizontais na base das folhas, elas têm raízes normais em cada plantinha, mas puxando uma pode resultar que toda a cadeia se solte, então seja cauteloso quando podar.

Mantendo o substrato

Um substrato formado de areia ou cascalho fino irá se compactar com o tempo, e não permitirá a circulação retendo gases tóxicos com isto, estes podem acumular-se e começar a causar problemas nas plantas e na saúde dos peixes. 
Use uma ferramenta (eu uso um palito de churrasco) para mexer a areia e liberar o gás, você vai ver bolhas e talvez sinta um leve cheiro de ovo podre (sulfato de hidrogênio) que poderá estar acumulado na areia do seu tanque.

A maioria dos belos aquários que você vê, usam os mesmos equipamentos que você, a diferença entre a beleza deles e a sua é o tempo dispensado para o cuidado com TPA, fertilização, limpeza, etc. então é hora de arregaçar as mangas e botar a mão na água, boa sorte.

* Matéria escrita originalmente no site da https://www.ukaps.org/index.php?page=a-general-guide-to-plant-maintenance

Um comentário:

  1. Eu posso plantar uma samambaia comum de jardim no aquário só a Java sobrevive submersa?

    ResponderExcluir