01 setembro 2016

Melanotaenia praecox

Conhecido como peixe arco-iris neon este belíssimo peixe é originário da Austrália e Nova Guiné, possui cores magnificas e quando mantido em cardumes seu efeito no aquário é fenomenal, indicado para aquários plantados é um peixe pacífico e que deve ser mantido em cardumes de do mínimo cinco exemplares.

Atinge quando adultos 5 cm e comem de tudo, procure alimenta-los semanalmente com artêmias já que as mesmas são ricas em betacaroteno e deixarão o peixe com as cores ainda mais brilhantes.

O aquário ideal para a espécie deve ter PH de 6,8 a 7,0, temperatura entre os 26º a 28ºC e vegetação abundante, são exímios saltadores, por este motive fique atendo para que os mesmos não se sintam assustados e venham a saltar do aquário.

Os machos da espécie são maiores que as fêmeas e também mais brilhantes, não é difícil de reproduzi-los em aquários, são peixes que espalham seus ovos por todo aquário e não cuidam da prole, caso for reproduzi-los procure ter um aquário preparado para isto, o aquário de reprodução deve ser pequeno e com PH alcalino, cerca de 7,0, temperatura em torno dos 28ºC e um filtro para garantir a oxigenação da água.

Coloque bastante musgo-de-java ou lã, plantas de folhas finas e não coloque substrato para facilitar a limpeza do aquário, mantenha as fêmeas e os machos separados dentro do aquário para que eles entre no processo de acasalamento, os machos ficarão com as cores mais vibrantes e as fêmeas com o ventre mais inchado a medida que estivem prontas para a desova, escolha o casal e solte-os no aquário de reprodução.

Dentro de alguns dias você poderá observar os ovos que estarão ligados a um pequeno fio, retire-os e transfira para outro aquário para evitar que os pais comam, observe os musgos, lã e outras plantas para recolher todos os ovos possíveis.

Os filhotes nascerão dentre 7 a 10 dias e se alimentarão do conteúdo do saco vitelino nas primeiras horas, depois você pode oferecer infusórios e outros micro alimentos.

Um aquário povoado apenas com os Raibow Fish é maravilhoso, vale a pena investir neste peixe magnifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário