20 setembro 2016

Oodinium - Veludo

Popularmente conhecida como veludo, esta doença é muito comum em peixes tanto de água doce como salgada, normalmente as áreas afetadas são as brânquias, pele e nadadeiras que ficam com um aspecto aveludado, é altamente contagiante e caso o peixe infectado não for separado dos demais rapidamente, em pouco tempo todos os outros também serão afetados pelo parasita causador desta enfermidade.

O parasita fica hospedado no peixe por um tempo e deixa o corpo do animal para se multiplicar no fundo do aquário originando cerca de 250 novos parasitas que em pouco tempo estarão procurando novos hospedeiros e assim o ciclo recomeça.

Caso não houver tratamento o peixe pode vir a óbito isto porque suas brânquias ficarão infestadas causando a dificuldade de respiração do animal, além de deixa-lo fraco abrindo a porta para outras doenças.

Um dos tratamentos eficazes contra esta doença é manter o aquário no escuro por no mínimo 48hs, mantenha a areação ligada e utilize medicamentos próprios para o combate a esta doença, um bem eficaz é o Oodinol da JBL.


As principais causas da doença são: Quedas bruscas de temperatura e Peixes infectados, caso o tratamento não surta efeito, uma das medidas mais radicais é deixar o aquário sem peixes por um período de 30 dias para que todo o ciclo de vida do parasita seja exterminado, neste caso eleve a temperatura para 30ºC mais tenha cuidado para não prejudicar plantas e outros animais que você possa ter em seu aquário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário