20 junho 2014

Nano - A arte dos aquários em Miniatura

 Quem nunca ficou de queixo caído diante de um belíssimo aquário plantado de grande ou médio porte? Agora imagine transferir toda a beleza para aquários diminutos com 15, 20 ou 30 centímetros?  Existem aquaristas que são especialistas em lidar com aquários deste tamanho e criam verdadeiras obras de arte em espaços diminutos, qual a vantagem de um nano e quais as desvantagens? Vamos ver algumas.

Uma das primeiras vantagens que podemos relacionar é em relação ao espaço, muitas vezes o aquarista mora em um apartamento e não tem espaço suficiente para montar um aquário de grande ou médio porte, pois para isto necessitará de uma mesa apropriada, fiação, luminárias grandes, filtro, etc. no nano isto não será problema já que todo o sistema será reduzido.

Outra vantagem é o custo, um filtro para um aquário de médio porte tem um preço um tanto salgado, já para um nano o sistema será bem mais em conta, para a iluminação podemos utilizar uma simples luminária de mesa encontrada facilmente em qualquer loja de material elétrico o que ajudará a economizar muito dinheiro.
 
Agora entre as desvantagens, um nano não é indicado para iniciantes, pois como o ambiente é menor uma pequena falha e tudo pode ir para o beleléu! O controle de temperatura, PH, GH, etc. deve ser preciso e feito constantemente para que não ocorram variações bruscas que poderão causar a perda de toda a fauna e flora.

A beleza de um aquário nano bem cuidado é incrível, quando vemos todos os elementos em perfeita harmonia em um espaço tão pequeno, realmente é de arrepiar!!  Para manter sempre o aquário em perfeitas condições faça trocas parciais semanalmente, procure equilibrar a temperatura da água da TPA para não haver diferenças bruscas que podem ser fatal para os peixes.
 
E nunca, mas nunca mesmo coloque muitos peixes, dependendo do tamanho do aquário às vezes dois ou no máximo cinco peixes pequenos já é o suficiente, caso queira mais peixes, compre um aquário maior e abandone o Nano.


Antes de montar o seu Nano, pesquise, leia, visite lojas e pergunte, pesquise novamente e após adquirir segurança e conhecimento ai sim monte seu aquário e desfrute da beleza que ele proporcionará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário