28 maio 2014

Protozoários - Conheça este inimigo


Muitas vezes ao adquirirmos um belo exemplar que a tanto desejávamos, percebemos com o passar dos dias que o mesmo está um tanto apático e quieto, sem comer direito e rejeitando qualquer tipo de alimento, percebemos então que o peixe logo começa a definhar e morre.

Sem saber o que fazer o aquarista vê seu belo exemplar que pode ter custado caro morrer de uma hora para outra, o que pode ter acontecido?  Você irá se perguntar, isto pode ter sido a presença de agentes patogênicos conhecidos como Hexamita salmonis, hexamita truttae ou hexamita intestinalis.

Este protozoário é encontrado em qualquer espécie de peixe, e dependendo das condições o mesmo pode vir a desenvolver a doença, esta enfermidade é muito comum em ciclídeos, tais como Bandeiras, Discos, Oscar, etc.

Seus sintomas são bem visíveis, o peixe passa a rejeitar a alimentação ou tende a cuspi-la após tentar ingerir e isto leva ao definhamento do animal que desta forma fica mais propenso a novas enfermidades.

A transmissão desta doença se dá pelas fezes de outros animais doentes ou se desenvolve devido à baixa qualidade da água do aquário, má alimentação, estresses etc. por este motivo é muito importante que ao adquirir novos animais você os coloque em um período de quarentena antes de introduzi-los no aquário.

Para realizar o tratamento do animal infectado, devemos utilizar o Flagyl que é encontrado nas farmácias e drogarias, alguns aquaristas que já tiveram este problema indicam a seguinte dose:

¼ de um comprimido para tratar 40 litros de água do aquário de quarentena ou hospital;

Troca de 30% da água a cada dois dias por pelo menos 15 dias do tratamento;

Temperatura em torno dos 34.C;

Aeração constante e forte.


Existem no mercado duas opções de medicamentos que são importados e de ótima qualidade, porem de custo elevado que são o Metronidazol e Flagelol ambos da Seachem e Sera respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário