01 maio 2014

Camarão Fantasma - Macrobrachium jelskii

O Macrobrachium jelskii é um camarão muito comum em lojas de aquário aqui em São Paulo, conhecido também como camarão fantasma ou camarão sossego, ele é encontrado em grande parte da América do Sul, os machos quando adulto chegam aos 4 cm de comprimento.

De temperamento pacifico, gosta de habitar em aquários com agua em torno dos 20 a 26.C, PH de 6.5 a 7 e iluminação branda. Não é aconselhável mantê-lo em aquários com peixes grandes, pois pode ser devorado facilmente por eles, com uma coloração transparente e algumas variações nas cores indo entre o marrom e preto ao amarelo-alaranjado.


É de fácil reprodução em cativeiro, caso o aquário esteja bem equilibrado e estabilizado ele poderá facilmente desovar no ambiente. Procure alimenta-lo bem e faça diversos esconderijos para que ele se sinta mais seguro.


Os ovos com cerca de 1,5 mm de diâmetro ficam armazenados no ventre da mãe e após cerca de 25 a 40 dias eles eclodem, os filhotes ficam no fundo se alimentando com o que acham no substrato, a taxa de sobrevivência é alta e caso sejam bem alimentados em pouco tempo você terá uma grande prole para criar.

É um animal muito ativo, sempre percorrendo todos os cantos do aquário em busca de alimentos e até de peixes que morrem, podem facilmente ser mantidos com outros peixes de porte semelhante e pacíficos e durante a noite os camarões ficaram ainda mais ativos.

Não são exigentes em relação a alimentação, comem desde algas, rações industrializadas etc. são verdadeiros faxineiros dos aquários, se alimentando de todos os restos que acharem, ideal para aquários com plantas de folhas grossas, onde ele irá ajudar no combate as algas.

Foto - Minoru Nagayama para - planeta invertebrado Brasil.com.br

2 comentários:

  1. Oi, Sou do Paraná aqui é praticamente impossível de encontrar Camarão Fantasma. Vc poderia informar o contato de alguém que venda? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá Ana, infelizmente não conheço, pesquise na Web alguma loja que faça a entrega via correios, acredito que você encontrará.

    Abraços.

    ResponderExcluir