18 abril 2014

Peckoltia Sabaji

O mundo dos cascudos é fantástico, e a região amazônica é cheia de grandes mistérios e surpresas, imagine a variedade de espécies que ainda estão lá sem serem conhecidas pelo homem? Sem contar aquelas que estão em vias de extinção ou já desapareceram.

Neste artigo vamos falar de mais uma das inúmeras espécies de cascudos existentes no Brasil e região Amazônica que incluem rios da Colômbia, Guiana, etc.

O Hemiancistrus sabaji é encontrado em afluentes do rio Essequibo entre a Venezuela e Colômbia, e na região norte do Brasil, em afluentes do rio Negro no Pará, é onívoro e gosta de comer desde vegetais a carnes, no aquário alimente-o com vermes, alguns pedaços de pepino, alimentos para peixes de fundo entre outros.

Procure manter um ambiente com muitas rochas e troncos para o peixe se esconder, já que durante o dia ele procura ficar na penumbra e mantem-se mais ativo durante a noite, as rochas devem ser arredondas e sem pontas que possam ferir o animal e com isto abrir espaço para a instalação de fungos e bactérias.

É um peixe pacifico e pode ser mantido juntamente com outros da mesma espécie e com necessidades alimentares semelhantes, alguns companheiros ideais para este peixe são as coridoras.


Chega aos 25cm de comprimento na natureza, não se conhece seus hábitos reprodutivos, embora deva parecer com os outros cascudos, segundo alguns pesquisadores o macho apresenta as nadadeiras mais desenvolvidas que as fêmeas, que durante o período gestacional fica mais gorda e com a papila genital mais visível, costumam colocar seus ovos em cavernas, o PH ideal para a espécie é 6.8 e temperatura tropical.  

fotos:
scotcat
thenrgroup
israquarium

Nenhum comentário:

Postar um comentário