O Hisonotus Bocaiuva pertence à mesma família do "cascudo", mas ainda há poucas informações sobre seus hábitos.
Ele pertence à família Loricarridae espécie Hypostomus sp. foi descoberto por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na Bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais.
Batizado de Hisinotus Bocaiuva, o animal foi descrito na última edição da revista científica Ichthyological Exploration of Freshwaters.
A espécie foi descoberta em maio de 2010, quando os pesquisadores de Botucatu (SP) coletavam outras espécies na região da cidade de Bocaiúva (MG). A característica morfológica mais marcante do peixe é uma crista no topo da cabeça. Segundo o pesquisador e um dos autores do estudo, Fábio Roxo, essa diferença foi essencial para destacar a espécie das demais do gênero.
O pesquisador também afirma que ainda não há informações sobre alimentação, comportamento e ecologia da espécie.
Esse tipo de trabalho normalmente é feito posteriormente à descrição da espécie, uma vez que somente agora sabemos que a espécie é nova. antes nem sabíamos que ela existia.
Porém já é possível afirmar que o animal é natural da bacia onde foi encontrado e seu habitat está associado à vegetação marginal de pequenos a grandes riachos.
Os pesquisadores contam que o Rio São Francisco apresenta um grande número de espécies de peixes, mas, infelizmente, poucas coletas são feitas e há grandes vazios amostrais.
leia este artigo completo no link<http://www,terradagente.com.br/NOT.0.0.836875.Nova+especie+de+peixe+e+encontrada+no+Rio+Sao+Francisco.aspx> extraído no dia 26/05/2013 as 15:50hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário