18 junho 2013

Austrolebias Nigrofasciatus

Este lindo peixe é muito pouco conhecido devido a sua raridade na natureza, pois devido a destruição do seu habitat o mesmo infelizmente se encontra na lista das espécies ameaçadas de extinção e se nada for feito pelas autoridades logo ele desaparecerá.

É um peixe anual que atinge cerca de 5 cm, apresenta uma bela coloração cinza-azulada com listras pretas-azuladas por todo o corpo, suas nadadeiras ainda apresentam alguns pontos coloridos muito bonito.

O macho é maior e mais colorido, apresentando a nadadeira dorsal e anal mais pontuda e com mais raios do que a fêmea.

Este peixe vive em poças temporárias nos pampas gaúchos onde a vegetação aquática é densa, porem são poças que secam em certos períodos do ano, por este motivo seus ovos mantem-se no estado de diapausa e só eclodem quando há o enchimento das poças durante a estação chuvosa.

O maior risco para este peixe é a destruição destas poças para uso de lavoura, a contaminação por produtos agrícolas, o aterramento para utilização imobiliária ou a contaminação por esgoto.

Fique atento pois como é um peixe em risco sua comercialização é proibida, principalmente se os peixes são coletados diretamente na natureza, caso você tenha alguns exemplares tente reproduzi-los para evitar o seu desaparecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário