26 maio 2013

Cynolebias Whitei



Este lindo peixe originário do Estado do Rio de Janeiro pertence à família dos Rivulus, vive em poças temporárias que durante o período de estiagem secam completamente, com uma coloração belíssima formada de pontos brilhantes em um fundo marrom-cobreado, este peixe causa uma bela impressão no aquário. 

No aquário deve-se ter alguns cuidados básicos para se ter sucesso, tais como PH de 6.2 a 6.8, DH 0 a 15 e temperatura entre 20 a 24ºC, de temperamento pacifico gosta de viver em um ambiente calmo e sossegado, evite mistura-lo com peixes mais agressivos ou muito agitados, tais como os Barbos sumatras, tetras e outro.

Os machos são agressivos entre si e por este motivo não devem ser colocados juntos em um aquário muito pequeno, sua alimentação é constituída de artemias, tubifex, larvas de mosquito e outros alimentos vivos, aceita também alimentos em flocos, desde que de boa qualidade.

Sua reprodução pode ser conseguida utilizando um macho e duas fêmeas, utilize um aquário pequeno de 30x15x15 sem cascalho de fundo, coloque uma camada de turfa de até 5 cm de espessura para que os peixes possam desovar, coloque também um tufo de musgo de java para que as fêmeas possam se esconder após o ato de acasalamento.

Na web existem sites especializados em Killifishes, procure informações sobre as espécies e assim obtenha mais conhecimento para a criação destas belíssimas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário