30 junho 2013

Aquários Low Tech


Você já ouviu falar em aquários “Low Tech”? Estes são aquários de baixa manutenção, criados de forma autossustentável formados por plantas menos exigentes que dispensam iluminação especial, CO² e fertilização constante.
Nestes aquários as podas são realizadas raramente, pois geralmente utilizamos plantas de crescimento lento, a fertilização liquida também é realizada esporadicamente e caso você tenha substrato fértil esta fertilização pode ser dispensada.
No quesito iluminação também teremos poucos problemas, pois as plantas utilizadas não requerem uma iluminação potente, em relação ao CO² a maioria das plantas utilizadas nos aquários Low Tech dispensa a injeção do mesmo, pois elas têm um metabolismo lento e consegue retirar do aquário o CO² necessário para o seu desenvolvimento. A utilização de Carbon Plus ou similar pode garantir o bom desenvolvimento das plantas por muito tempo.
O substrato também pode ser apenas a camada inerte formada por cascalho de rio ou areia, caso desejar o substrato fértil pode ser utilizado, porem o risco de ocorrer um surto de algas será grande, alguns aquaristas plantam suas mudas em vasos e depois coloca no aquário o que é uma ótima ideia pois desta forma evitará ou terá maior controle sobre as algas.
Em um aquário Low Tech o sistema de filtragem deve ser muito eficiente, procure ter um sistema onde a vazão seja de 3 a 4 vezes o volume do aquário e cuja circulação possa garantir a distribuição dos nutrientes em todos os pontos do aquário.
A manutenção em aquários deste tipo será basicamente nas TPA (troca parcial de água) fertilização liquida caso não tenha substrato fértil de forma esporádica, ou seja, a cada 10 ou 15 dias, podas quando necessário, sifonagem do fundo em locais onde os detritos possam ficar armazenados, e sempre atentar a medida do alimentação dos peixes, ou seja, evitar a superalimentação que causará acumulo e com isto a poluição da água do aquário.
Veja abaixo uma relação de plantas que você poderá utilizar em um aquário Low Tech:
Anubias;
Microsorum;
Musgo de Java;
Bacopa caroliniana;
Egeria Densa;
Hygrophila corymbosa, H. Polysperma, H. Difformis;
Cabomba caroliniana;
Cryptocoryne Balansae, C. pygmaea, C. spiralis, C. willisi;
Echinodorus Amazonicus, Echinodorus Major, Echinodorus Argentinensis;
Apogoneton ulvaceous, A. bouvianus, A. Undulatus;
Vallisneria Americana, V. Asiatica.
Existem ainda muitas plantas que cabem nesta lista, pesquise e você encontrará a ideal para montar seu Low Tech.


2 comentários:

  1. Eu sempre tive aquários quando pequeno, depois parei, agora com meu filho eu estou voltando, esse é nosso primeiro meu e de meu filho.

    Aquário de 25 litros totalmente plantado, com vários peixes, "Mato-grosso, Cascudo, Barbo-tetra Negro, Gupy, Barbo-tetra, Japonês, camarão e lagosta". 5 meses de montado.
    http://www.youtube.com/watch?v=udEG0-H53Jw

    ResponderExcluir
  2. Dicas para Fitas LED durarem mais:

    01 - As fitas Led funcionam em 12V. Use uma fonte com ajuste de voltagem e regule em 11V. Compre uma fonte capaz de fornecer o dobro da amperagem consumida pela fita, para que a fonte não esquente muito.

    02 - Solde um diodo ZENER de 15V e 1 W nos conectores da fita, para proteger os Leds contra picos de tensão. Desta forma, qualquer pulso elétrico acima de 15 volts será drenado pelo zener, prolongando a vida útil dos Leds. O zener tem uma MARCA em uma das extremidades. Essa marca simboliza o cátodo. Solde o lado do cátodo no conector POSITIVO da fita, e solde o outro lado no conector NEGATIVO da fita. Aí basta ligar na fonte. O fio positivo da fonte no positivo da fita, e o fio negativo da fonte no negativo da fita (solde os fios da fonte nos próprios fios de estanho do zener) (um de cada lado do zener, óbvio) para evitar de colocar mais de uma gota de solda direto nos conectores da fita. Se precisar dividir a fita em várias partes, solde um zener em cada pedaço de fita Led.

    03 - Evite ligar e desligar a fita Led MUITAS vezes ao dia. Os Leds vão enfraquecendo a cada acionamento, principalmente se não estiverem protegidos. Assim, cada vez eles necessitam de uma quantidade maior de volts para funcionarem.

    04 - Um dissipador térmico é sempre benéfico.


    (Uma boa idéia para iluminar o aquário)

    ResponderExcluir