13 maio 2013

Hyphessobrycom Cachimbensis


Continuando com nossas postagens sobre os Caracídeos raros no aquarismo, vamos falar hoje sobre o H. Cachimbensis ele é encontrado na região do rio cachimbo na bacia do Tapajós na região amazônica, atingindo cerca de 4 cm este belo peixinho gosta de viver em grandes cardumes de 10 peixes para cima o que o torna um peixe ideal para plantados, gosta de nadar a meia água e só sobe a superfície em raros momentos para agarrar algum alimento.

De coloração prateada com um risco preto azulado que vai da cabeça até a cauda, ele possui o olho com uma coloração amarelo circundado por um circulo vermelho, as nadadeiras apresentam uma leve coloração amarelo esverdeado.

Como todos caracídeos ele come de tudo, ofereça de preferência artêmias, dáfnias e outros alimentos vivos, mas ele pode aceitar muito bem alimentos flocados de boa qualidade.

O aquário deve ter as seguintes condições: PH de 6.0 à 6.5, DH 5 e temperatura entre os 26º à 28ºC, infelizmente são raríssimos no hobby e pouca informação temos sobre sua reprodução em cativeiro, segundo alguns pesquisadores ele como os outros caracídeos não cuidam dos filhotes, dispersam seus ovos no ambiente e por isto é importante a presença de muitas plantas no aquário para evitar a canibalização por parte dos pais, também não se sabe se os ovos são sensíveis a claridade, por este motivo é aconselhado manter o aquário com uma iluminação bem fraca.
Caso você tenha a sorte de encontrar este peixe, adquira-o e nos conte sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário