30 abril 2011

Alimentação dos Peixes

Muitos aquaristas gastam fortunas em equipamentos, acessórios, peixes, plantas etc. e negligenciam um item super importante dentro do aquarismo, a alimentação.

Assim como todo ser humano os peixes também necessitam de uma alimentação rica em proteínas, carboidratos e outros minerais para garantir seu desenvolvimento de forma saudável, acontece que as vezes cometemos o erro de oferecer a eles uma alimentação pobre, o que acarreta na perda da coloração, debilitação na saúde e por ultimo a morte do mesmo.

Sabemos que na natureza os peixes encontram tudo de que precisam e no aquário devemos oferecer a eles o necessário para seu desenvolvimento, muitas vezes nos contentamos com um peixe de coloração brilhante sem saber que ele poderia ficar muito mais brilhante e saudável se fosse alimentado adequadamente.

Já tive a oportunidade de ver peixes incríveis, com cores lindas, nadadeiras enormes e muita saúde, tudo isso com base em uma alimentação saudável e equilibrada.

A alimentação deve ser balanceada, devemos oferecer se possível, semanalmente uma alimentação composta de alimentos vivos que são mais nutritivos e farão à festa dos seus peixes, a artêmia é uma boa recomendação, pois além de ser de simples preparo, basta lavar e servir, é encontrada facilmente e tem preço relativamente baixo (R$ 5,00 em SP).

Alguns alimentos em flocos também são excelentes fontes de proteínas, alimentos como a Gala Premiun da JBL, Spectron Flasch H20 da New life, Flakes menu da Sera e Color Flakes da Tetra, alem de outras marcas famosas são muito bons, o problema neste caso é o custo que é muito alto.

Alguns alimentos nacionais também são de excelente qualidade, embora não sejam comparados com os importados, seu custo é mais baixo e cabe em qualquer bolso.

Outro tipo de alimentação que também é bom para ser utilizado são os congelados como Artêmias, Bloodworms e outros.

Ao comprar a comida de seu peixe, verifique a data de validade, evite alimentos velhos, embalagem danificada ou exposta ao sol, o melhor local para se comprar a comida dos peixes é nas lojas especializadas, não compre em feira, ambulantes, ou casa de ração que não tenha total conhecimento do produto oferecido.

A saúde de seus peixes está nas suas mãos, portanto cuide bem deles, ofereça uma boa comida e terá seus peixes bonitos e saudáveis por muito tempo.

2 comentários:

  1. Muito Legal seu blog, tem coisa interessantes nele. Parabens.

    Estou Criando um para seu blog. Abraço.

    peixesornamentaisdeaquario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é bom saber sobre esta coisa para aprender faz um bom resultado

    ResponderExcluir