08 maio 2011

Rineloricaria Filamentosa - Rabo de chicote

Este membro da família Locaridae é encontrado no Paraguai, Colombia, Brasil e outros países da América do Sul, gosta de viver em águas tropicais com PH ácido entre 6.6 a 6.8.

Ele tem um aspecto único que o difere de outras espécies, possui escamas sobrepostas que formam uma espécie de armadura protegendo-o, além disso sua cauda lembra um chicote com um apêndice mais comprido, sua boca serve de ventosa para que ele se fixe nas folhas, rochas ou troncos enquanto raspa com os dentes as algas e outros alimentos.


Na natureza é encontrado em regiões de correnteza por este motivo sua boca é uma ótima aliada na hora da alimentação, mantendo-o fixo as rochas ou troncos.

Este peixe come de tudo, alimente-o com larvas de inseto, artêmias, tubifex e comidas flocadas, gosta muito de vegetais e principalmente algas, por isto não é recomendado coloca-lo em aquários recém montado.

A diferença entre os sexos é bem fácil de ser distinguida, o macho possui alguns tufos na cabeça que é inexistente nas fêmeas, na natureza o casal passa algum tempo limpando o local da desova, após a limpeza, fêmea se posiciona e fica pronta para liberar os óvulos.

Após a desova o macho vigia os ovos e a eclosão se dá num período de 9 a 12 dias, o pai ajuda na eclosão sugando os ovos e cuspindo-os liberando os filhotes da membrana que os liga aos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário