06 março 2010

Acará Disco - o Majestoso

Dentre todos os peixes da fauna brasileira, o peixe que eu mais admiro por sua beleza e formato incrivel, é o Acará Disco.

Este nobre peixe, habita os igarapés da região amazônica, e também os aquarios mais lindos do mundo que tem quase como obrigação a presença deste lindo peixe.

A espécie é pacifica e gosta de viver em grupos, o aquário deve ter grande capacidade( 100 litros) pois o peixe alcança um bom tamanho ( até 20cm) , o ideal é manter apenas discos, mais voce poderá cria-lo junto com outras especies pacificas.

O substrato do aquário pode de areia, areia de rio (fina), compre a areia de rio neutra desse modo as trocas de águas parciais seriam 1 ou 2 vezes na semana, entre 10 à 20% da água do aquário. (troca-se menos, por causa da grande quantidade de biologia formada pela areia).

Alguns cuidados são essenciais para o sucesso na criação de discos tais como a agua que deve ser pura, livre de metais pesados, cloro, e ter os valores de PH, KH e DH totalmente controlados, as trocas parciais são extremamente importantes e devem ocorrer semanalmente.

Procure manter a água limpa com uma filtragem eficaz e as trocas parciais sempre em dia, na natureza a agua onde o peixe é encontrado tem os tons amarelados (chá) por isso a presença de troncos é uma boa opção, já que eles liberam substancias que tingem a agua.

Procure utilizar um bom sistema de filtragem, tipo canister, ou externo, evite muita movimentação na agua, pois os discos apreciam água mais calmas.

A temperatura deve ficar entre os 27ºC e 29ºC, PH 6.6 e agua mole, a alimentação do disco é um fato que pode te dar um pouco de trabalho, já que a espécie as vezes não aceita todo tipo de alimento, de preferência a artêmias, tubifex, Tetra Color Bits, Sera Discus granulat, Disco Bits, Patê, e enquitreias, procure variar para que o peixe se acostume a aceitar outras rações, geralmente quando ele é jovem fica mais fácil adapta-lo a todo tipo de alimento.

Quando estiverem bem aclimatados poderão se reproduzir até com certa facilidade, eu particularmente nunca criei discos, por este motivo não posso entrar em detalhes sobre a reprodução da espécie, porém você pode buscar informacões em revistas especializadas, sites e criadores que lhe auxiliarão.

É muito bonito ver uma ninhada de disco envolta dos pais se alimentando com o muco que é liberado pelos pais, é como se estivessem "mamando".

Para que é apaixonado por peixes, o Disco não deve faltar na sua coleção.

Um comentário:

  1. bah tchê muito boa sua materia sobre discos adorei i confesso q adoro esta espécie bjs

    ResponderExcluir