13 março 2010

Conhecendo os Parâmetros da Água - PH,GH e KH

Voce já sabe o que é PH, DH e KH? Ainda não? Então vamos lá. Estas siglas, a partir do momento que voce decidiu criar peixes, deverão fazer parte do seu vocabulário aquaristico.
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água.A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.
O DH, General Hardness ou dureza geral é um índice que indica a quantidade de sais dissolvida na água, principalmente magnésio e cálcio.
E o KH é o índice que também mede a dureza da água, porém este índice nos indicará a quantidade de magnésio e carbonatos diluídos na água do nosso aquário.
Todo aquarista deve conferir a medição destes índices em seus aquários, pois alguns peixes não suportam a variação deles, exemplo: o Acará Disco é um peixe de PH 5,5 ou seja, de água acida. Já alguns ciclideos africanos preferem PH 7,5 ou mais, e existem aqueles que vivem bem em água de PH 7,0 considerado neutro. O índice de PH de 0 a 6,8 é considerado ácido, 7,0 – neutro e acima deste valor alcalino.
Da mesma forma que os peixes não toleram variações de PH, o DH também deve ser monitorado para evitar variações que poderão acarretar até a morte dos peixes, já que alguns não toleram água muito dura.
Embora não haja uma convenção formal, utilizamos a seguinte tabela para saber a classificação da água.
Muito mole - 0 a 70 ppm - 0-4 dGH Mole (branda) - 70-135 ppm - 4-8 dGH Média dureza - 135-200 ppm - 8-12 dGH Dura - 200-350 ppm - 12-20 dGH Muito dura - Mais de 350 ppm - Mais de 20 dGH.
Quem possui aquários plantados, devem observar também a Dureza carbonatada, ou KH, este parâmetro é importante, pois saberemos qual é a tendência de nosso PH cair ou não. A importância da verificação deste parâmetro se dá pois se houver quedas ou subidas bruscas do PH, toda a fauna estará comprometida e mortes de peixes acontecerão.
O KH ideal para aquários plantados é de 3 a 5 dkh, já para aquários de cilcideos africanos a dureza pode ser de 7 a 8 dkh. Voce deve estar perguntando, e como vou medir isto? É simples, no mercado existem os testes para todos os itens citados, como também os corretivos para acidificar, alcalinizar a água e os tamponadores para corrigir o DH e KH, porém antes de usar qualquer corretivo, busque sempre descobrir a origem da variação para efetuar a correção definitiva e não apenas provisional.
Procure adquirir testes de qualidade, embora sejam mais caros são mais confiáveis, marcas como sera, Mydor, tetra, são mundialmente conhecidas pela qualidade e confiança, vale a pena investir um pouco e ter produtos de qualidade na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário