28 fevereiro 2010

Substrato Eficiente, como preparar?

Olá aquaristas, vamos para mais uma dica para aquários plantados a "coqueluche"do momento.
Quando visitamos as lojas ou vemos na web aquários lindíssimos, cheios de plantas ficamos com aquele ar de bobo e pensando, caramba como o cara consegue? o segredo é bem simples, ou complicado?

São vários os fatores que levam ao sucesso em um aquário plantado, e claro, para se ter este sucesso alguns parâmetros são indispensáveis.

Vamos começar pelo que eu considero o principal, o solo. O tipo de solo escolhido por você irá determinar seu sucesso ou fracasso, claro que o tipo de planta escolhida também será importante.

Caso você queira ter plantas e não tem um solo rico, existe algumas espécies que são adaptáveis e podem ser criadas sem nenhum problema, mais se seu objetivo é ter um aquário com plantas variadas, coloridas e até raras, ai será necessário um tratamento especial no substrato do aquário.

Existe no mercado alguns substratos desenvolvidos especialmente para aquários plantados, eles possuem todos os nutrientes necessário para o desenvolvimento das plantas e alguns não necessitam de camada isolante, é o caso dos substratos da Mbreda, alguns aquaristas preferem montar um substrato a base de laterita e húmus, neste caso você deverá colocar a laterita primeiro e depois cobrir com o húmus, isto se faz necessário para evitar o excesso de ferro na agua, que irá propiciar o surgimento de algas "petecas".
O húmus deve ser espalhado por toda a extenção do aquário, depois iremos cobrir toda a camada fértil para evitar que a mesma suba a coluna d'agua, assim evitaremos a infestação por algas.
Para a camada de isolamento o ideal é utilizar cascalho de 0,5 a 2,0mm e devemos deixar pelo menos com 4cm de altura para isolar totalmente a camada fértil.
Após isto é só começar a decorar com as rochas e troncos, e começar a plantar o aquário, mais lembre-se, nesta fase não coloque os peixes, espere um tempo e somente depois comece a povoar o aquário de forma gradual.

Lembrando ainda que o sucesso de um plantado, está também na quantidade de CO2 dissolvida na agua, PH, DH e KH, iluminação, e outros fatores que te levaram a se sentir um Takashi Amano Tupiniquim!

Boa sorte...

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, as matérias são muito completas!

    Nós lhe convidamos para entrar na comunidade timeblue. Você pode criar seu perfil, postar e compartilhar as fotos do seu aquário, dos seus peixes e plantas, criar grupos, colocar um link para o seu blog, postar os links para as últimas matérias do blog, se conectar a outros aquaristas e muito mais. Aguardamos a sua presença!

    http://timeblue.com/pt-br/


    Nós possuímos uma listagem de peixes, plantas e corais para servirem de consulta aos aquaristas, e lhe convidamos para contribuir com a inserção de novos peixes, com informações e fotos, dando-lhe obviamente os devidos créditos. Se tiver interesse nos envie uma mensagem através do endereço:

    http://timeblue.com/pt-br/sobre/contato/

    Abraços da Equipe timeblue

    ResponderExcluir