17 janeiro 2010

Olho de Fogo - Hemigramus Ocellifer

Este lindo peixinho é encontrado em todo o sul da bacia Amazónica, conhecido no Brasil como Olho-de-fogo, é um peixe pacifico e ideal para habitar o aquário comunitário.

Mede aproximadamente de 4 a 5cm, é ideal para viver em grupos de 10 indivíduos ou mais, gostam de nadar a meia agua e é muito ativo, sempre se movimentando por todo aquário.

Tem o corpo translúcido, meio prateado e o dorso com um tom esverdeado, o destaque fica para seus olhos que possuem uma tonalidade avermelhada daí seu nome.

Não há diferenças entre os sexos, a não ser na época da desova quando a fêmea fica mais gordinha, procriam facilmente quando estão bem adaptados no aquário.
A fêmea deposita seus óvulos que geralmente ficam grudados nas plantas e o macho os fecunda logo a seguir, porém sem muito cuidado, neste momento devemos retirar o casal do aquário para não comer todos os ovos, os filhotes nascerão trinta e seis horas depois da postura.

A temperatura ideal é entre os 25 e 28C e PH em torno de 7.0, o solo deve ser de areia grossa, este peixe é onívoro, ou seja, come de tudo mais o ideal é alimenta-lo com ração variada, dando de preferência para alimentos vivo, como artêmia.

No aquário é ideal ter uma vegetação densa porem com espaços para o mesmo desenvolver sua natação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário