15 janeiro 2010

Comprando peixes

Aqui em São Paulo, existem diversas lojas que vendem peixes tropicais porém nem todas tem a estrutura e conhecimento para isto.

Digo estrutura pois é comum encontrarmos pequenas lojinhas de ração, vendendo peixes em aquários imundos, super lotados, em locais onde o sol bate quase o dia inteiro e outros absurdos.
No bairro onde moro existe uma loja que dá pena de ver, com aquários cheios de algas, peixes doentes, mal iluminados e com certeza o lojista deve reclamar das baixas vendas.

Eu particularmente quando entro em uma loja, olho primeiro todos os peixes, não importa se a espécie que estou observando eu vou adquirir ou não, gosto de ver a limpeza dos aquários, a saúde dos peixes, e observo a forma que o lojista lida com os peixes, pois uma vez que o animal saiu da loja, com certeza ele não irá se responsabilizar, e como dinheiro não dá em árvore eu busco valorizar o meu.

É super importante observar a limpeza dos aquários, a existência de doenças etc... outro aspecto importante é observar a maneira como o peixe se comporta, se nada por todo aquário, se ele busca seu alimento, etc...

Algumas espécies são mais pacatas, ficando escondidas ou paradas no fundo do aquário, outras são mais dinâmicas, nadando o tempo todo, como os paulistinhas, danios etc...
Antes de comprar um peixe, busque informações sobre a espécie, pergunte ao lojista, sobre o comportamento, PH, alimentação, compatibilidade e outros, caso o cara não souber te informar saia fora, ele poderá ter vender gato por lebre.

Procure se possível, comprar seus peixes em lojas especializadas, onde o pessoal é treinado e tem conhecimento do assunto, pois você poderá buscar informações valiosas com o lojista.

Hoje com o advento da Internet é possível comprar peixes sem sair de casa, eu não sou muito fã desta modalidade, gosto de sentir o cheiro de aquário, ver a loja e observar de perto a espécie que eu escolhi.

Também gosto de sair de casa já com uma ideia na cabeça e assim facilitar a minha escolha, desta forma quando chego na loja já sei o que vou levar e assim posso observar melhor a espécie escolhida.
A compra de seus peixes devem ser encaradas como a compra de qualquer objeto de valor que você costuma adquirir, já que a espécie escolhida pode determinar o seu sucesso ou fracasso, imagine escolher um lindo peixe, colocar em seu aquário, e logo depois perceber que os outros peixes estão doentes e morrendo? quem é o hospedeiro da doença? e agora o que fazer, colocar todos em quarentena? ou ariscar perder todos os peixes? qual será o prejuízo maior?

Por isto a escolha certa é o determinante do seu sucesso no aquarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário