19 janeiro 2010

Algas, as inimigas do Aquário.

Quem nunca teve problemas com algas que atire a primeira pedra! com certeza no inicio de sua vida como aquarista você já penou com elas, hoje com mais experiência você tira de letra, mais e os nossos amigos iniciantes como ficam nesta historia? pois bem, vamos abordar aqui um pouco sobre este problema que afeta nossos aquários as vezes de maneira terrível.

É normal que existam algas no aquário, desde que controladas e em pouco volume, até já vi lindos aquários com algumas algas filamentosas que davam um aspecto interessante ao ambiente.

Porém quando a coisa sai do controle..., fazemos trocas parciais, sifonagens, testes e mais testes e nada, as plantas começam a ser sufocadas pelas algas, o aspecto do aquário fica horrível e quando estamos já para jogar a toalha, descobrimos que o problema pode ser bem mais simples do que imaginávamos.

Dentre alguns problemas que podem causar o surgimento de algas em excesso, destaco os seguintes:
1 - Excesso de Alimentação, as sobras ficam no aquário o que causa um aumento de poluição juntamente com os dejetos dos peixes;
2 - Iluminação - o excesso de luz também pode ser um grande aliado das algas;
3 - Excesso de Peixes - as vezes ficamos tentados quando entramos em uma loja e compramos o que vemos pela frente, mais seu aquário tem a capacidade para abrigar todos os peixes? alguns aquaristas usam a regra de 1cm de peixe para cada litro de agua, não esquecendo que dependendo da espécie ela irá crescer!

4 - Excesso de fertilizantes - Existem no mercado (não vou citar a marca) fertilizantes que são ótimos, para as algas!! pois contém em sua formula fosfato, este elemento quando em excesso é o grande aliado das algas.

Para resolver o problema das algas, as trocas parciais são fundamentais, juntamente com a avaliação dos demais parâmetros ( iluminação, alimentação, etc..).

Avalie seu tipo de lâmpada, é o ideal para seu aquário? a potencia é a indicada? quanto tempo sua luz fica ligada? o ideal são 12 horas, mais deve-se analisar a quantidade de plantas que existem em seu aquário, um aquário com poucas ou nenhuma planta não é necessário tanta exposição a luz.

Como você alimenta seus peixes? que tipo de alimento usa? o mais barato? analise a quantidade e qualidade, o ideal e dar o suficiente para que os peixes comam sem deixar nada em poucos minutos.

Verifique o fertilizante que você usa, caso ele tenha fosfato, troque por outro, o custo pode até ser maior, mais seus ganhos com certeza serão maiores.
Faça testes de nitrato (NO3) e de fosfato (PO4), verifique nas bulas as quantidades ideais destes elementos na agua e procure atingir os parâmetros. Caso a quantidade indicada for menor que a presente no aquário, investigue a origem do problema, e procure soluciona-la.

Evite a super povoação do aquário, tenha critérios definidos quanto a escolha de seus peixes, caso seu aquário já esteja cheio que tal doar alguns peixes para equilibrar o ambiente? você pode iniciar seu amigo, vizinho, parente, etc no aquarismo.

Procure um algicida eficiente nas lojas de aquarismo, leia bula antes de usar e aplique conforme a indicação do fabricante, e torça para que tudo de certo. Brevemente estarei postando os principais tipos de algas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário