10 janeiro 2010

Controlando a Temperatura - Termostatos


Sabemos que no aquarismo tropical o controle da temperatura é super importante, já que reunimos neste ambiente peixes provenientes de rios onde a temperatura em média gira dos 24° aos 28°C. Muitos peixes brasileiros são coletados na região amazónica, local onde a temperatura é alta.


Me recordo de uma viagem que realizei a Mato Grosso do Sul, para a cidade de Aquidauana onde a temperatura chegava facilmente aos 30°C na sombra, percorri alguns rios e lagos que existem aos montes na região e vi diversos peixes que habitam o nosso aquário, como o Mato Grosso, Tetra preto, e outros.


A temperatura da agua nestes rios era bem elevada, o que me fez refletir sobre a importância de mantermos o controle da temperatura em nossos aquários.


Para quem mora na região Sul e Sudeste, onde a queda de temperatura é bem mais acentuada, o aquecedor é um item indispensável, porém como nem sempre estamos em casa o dia inteiro, fica impossível controlar a temperatura, é neste caso que necessitamos de um bom termostato.
Hoje existe no mercado diversos tipos de aquecedores, desde os modelos simples até os mais sofisticados, o problema dos modelos mais simples e baratos é que não são acompanhados com aparelhos que monitorem a temperatura, e uma vez ligados irão promover o aquecimento do ambiente e se você esquecer ligado, já era, seus peixes irão assar.
Hoje com um pouco de investimento você adquire termostatos bons, que irão controlar com toda segurança a temperatura do seu aquário. Existe aqueles que você pode programar a temperatura e uma vez que a mesma seja atingida o termostato irá desligar o aquecedor automaticamente, para evitar super aquecimento, religando quando o ponto mínimo programado for atingindo, garantindo assim uma temperatura estável.


A maioria dos termostatos encontrados no mercado já vem com o aquecedor embutido, o que na minha opinião é o mais adequado, se você tiver condições, de preferencia para aqueles que podem ficar submersos no aquário, você poderá esconde-lo entre as rochas, plantas ou outra decoração.

Há modelos que podem ser totalmente submersos e outros que ficam agarrados no vidro do aquário, presos com suportes ou ventosas, o preço médio de um bom termostato aqui em São Paulo Capital, vai dos R$ 60,00 em diante.


Vale a pena investir um pouco neste item pois irá garantir a tranquilidade e segurança, sua e principalmente dos seus peixes.

Um comentário:

  1. Ola,

    Muito bom este seu artigo,

    Eu tenho 1 portal sobre animais e republiquei este artivo no meu site devidamente citando a fonte, ok ?

    Parabens pelo trabalho

    []´s
    Marcos
    http://www.conteudoanimal.com.br

    ResponderExcluir