08 janeiro 2010

Luzes, câmera, ação é o Neon Cardinal.

Você consegue definir o que é Belo? lindo? espetacular? incrível? não consegue? nem eu, a cada dia que paro em frente ao meu aquário e fico olhando este peixe, não consigo definir os adjetivos acima.

Este peixe de beleza ímpar, cativa a todos pela sua coloração, comportamento e sociabilidade, peixe originário da região amazónica, vive em grandes cardumes com mais de 100 indivíduos, imaginem o espetaculo de cores! vivem em igarapés com agua quente, mole e de PH acido por volta de 5,3 a 6,6, pertencem a família Characidae que no Brasil possui cerca de 300 espécies entre neons e outros.

É onivoro, ou seja, come de tudo, no aquário é muito importante mante-los em cardumes de 10 ou mais exemplares, é lindo observa-los nadando por todo o ambiente com suas cores fascinantes.


Em aquários plantados este peixe é quase que uma obrigação, porém o mesmo não deve ser mantido junto com peixes maiores, já que ele atinge no máximo 5 cm e poderia ser devorado facilmente.


A temperatura ideal para a espécie é em torno dos 28ºC, muitas plantas, alguns troncos para deixar o ambiente bem parecido com o habitat da espécie. Este peixe requer alguns cuidados em relação a agua, por este motivo muitos aquaristas iniciantes não conseguem mante-los em seus aquários e difundem o mito de que a espécie é sensível, eu particulamante tenho 10 neons em meu aquário que já estão comigo a mais de 01 ano, saudáveis e super coloridos e os cuidados que eu todo são PH, DH, trocas parciais etc.

A reprodução da espécie, segundo alguns relatos nunca foi conseguida em cativeiro no Brasil, porém dizem que na Europa já é fato conhecido, aqui em nosso País o peixe é capturado direto da natureza e enviado aos lojistas de todo o mundo.


Como aquarismo também é pesquisa, lanço o desafio, que tal tentar a reprodução da espécie em cativeiro? vale a pena tentar!!

Lembrando que você também pode encontrar nas lojas as espécies como o Neon verde, o neon negro e o neon innesi. Se você nunca criou este peixe, vale a pena tentar, seu aquario ficará mais lindo com este maravilhoso peixinho brilhando dentro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário