22 janeiro 2010

Apistograma Boreli

Este peixe originário da bacia do Paraná é membro da família dos ciclideos, peixe de habito territorial defende seu espaço com bravura e valentia, alguns aquaristas mantém casais em seus aquários comunitários, e mesmo assim as vezes sai algumas "rusgas" entre ambos, outros preferem manter haréns de 01 macho e 05 fêmeas, porém nunca devemos manter 02 machos no mesmo aquário, o tamanho ideal de aquário para a espécie é de 80cm para o casal.

O macho é mais colorido e apresenta as nadadeiras dorsal e anal mais desenvolvidas que a fêmea, vive em ph de 6.5 a 7.2, temperatura de 24 a 27 C, e come ração flocada, artêmia, tubifex e outros.
Sua reprodução em aquários não é difícil, sendo que para isto devemos separar os casais dos demais peixes pois sua agressividade irá aumentar de forma considerável.

Caso você decida ter Apistograma Boreli em seu aquário, o ideal é preparar o mesmo com muitas plantas, pedras lisas, tocas e outros esconderijos onde eles poderão ficar e assim delimitar seus territórios, as pedras poderão ser usadas nas posturas de ovos como também as plantas que devem ter folhas largas.
Geralmente não é agressivo com outros peixes, apenas os mantém longe de seu território sem causar maiores danos.

Este é mais um belo exemplar brasileiro que pode habitar em seu aquário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário