27 janeiro 2010

Alimentos Vivos - Dáfnias

Todo aquarista sabe que a alimentação viva é muito importante para o desenvolvimento dos seus peixes, pois elas possuem os mesmos valores nutritivos que os peixes podem encontrar na natureza, estes alimentos geralmente são ricos em vitaminas e outros compostos que auxiliam no desenvolvimento da espécie.

A Dáfnia (Daphnia sp.) é rica em iodo, fósforo e cálcio, este alimento também conhecido como pulga d'agua é na verdade pequenos crustáceos que medem cerca de 2 a 4mm de comprimento.

É encontrado em lagos e charcos de águas paradas e rico em matéria orgânica, seu corpo é ovalado e recoberto por uma espécie de concha, a cabeça é grande e os olhos são bem desenvolvidos.

Embora seja um alimento nutritivo para os peixes, não devemos oferecer mais de 2 ou 3 vezes por semana, isto devido a grande quantidade de vitamina A que possuem.

Este tipo de vitamina só é benéfico em pequenas quantidades, o ideal é usar as Dáfnias como complemento da alimentação.

Devemos servi-las vivas e sempre em pequenas quantidades, geralmente elas morrem em 1 ou 2 dias, o que pode acarretar na poluição do aquário caso seja dada quantia muito elevada do alimento.

Segue ai mais uma dica de preparar um manjar dos deuses para seus lindos peixinhos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário