04 fevereiro 2010

Alimentos Vivos - Tubifex

O tubifex é um anelideo de coloração avermelhada, ele é muito parecido a uma minhoca, e é um ótimo alimento para seus peixes, medindo de 1 a 5cm e com 0.5mm de diâmetro, requerem uma lavagem bem minuciosa.


Isto porque o tubifex é encontrado em águas com excesso de resíduos gordurosos, e eles podem ser portadores de diversos parasitas e micróbios que poderão causar sérios danos a saúde dos seus peixes.


Outra desvantagem é que ao eliminar ácido fosfórico junto com as fezes, o PH irá cair, acidificando a água do aquário.


Mas se você tiver o cuidado ao lava-lo e ministrar com moderação os problemas acima serão evitados. Uma dica para servir o tubifex é antes coloca-lo numa vasilha e deixar em água limpa por 48 horas, esta água deverá ser trocada constantemente para eliminar as impurezas que possam estar presentes no alimento.


Como eles na natureza se alimentam de matéria em decomposição, quando deixados em água limpa seu intestino será purificado e não causará danos ao ambiente.


Você também pode encontrar o tubifex na forma desidratada, mais a melhor maneira de servi-lo aos seus peixes é vivo, existe até um alimentador próprio para servir tubifex no mercado.


Ele é necessário pois se jogarmos o alimento no aquário a tendência é ele ir parar no fundo e se enterrar na areia ou cascalho, onde irá morrer e se decompor, o que causará um odor ruim como também a poluição de todo o aquário, colocando em risco o equilíbrio biológico.

Por ser um alimento rico em gordura, devemos oferecer aos peixes apenas 2 ou 3 vezes por semana, procure nas melhores casas do ramo e você poderá obter mais informações acerca deste rico alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário