05 janeiro 2010

Acará Bandeira - o Tigre do Aquario.

Quem nunca ficou fascinado pelo majestoso Acará Bandeira? peixe lindo com seu corpo cinzento e com listras negras e de nadar tranquilo por todo aquário, pertencente a família dos ciclideos é encontrado na região amazónica em igarapés e riachos com águas calmas onde vive entre as plantas e raízes submersas.

Segundo alguns criadores a espécie chega a viver até 10 anos em aquários com condições ideais, hoje a maioria das espécies vendidas nas lojas provêem de criadores, que desenvolveram outras espécies igualmente belas, como o Bandeira-véu preto e o albino, bandeira leopardo, bandeira palhaço ou Koi, bandeira fumaça, siamês, marmorato etc.
Chega a atingir até 15cm em aquários, onde gosta de temperatura entre 25º a 28ºC, PH 6,6 a 7,0 e DH de até 15. O Bandeira é um peixe que gosta de alimentos vivos, como Dafnias, Tubifex, Artemias etc.

Por ser um peixe pacifico e que gosta de viver em grupos, é aconselhável que você tenha de mais de 02 em seu aquário, o aquário também deverá reproduzir o ambiente onde estes peixes vivem na natureza, como vegetação densa e temperatura tropical.

Evite colocar a espécie com peixes mais agitados o que dificultará a alimentação do bandeira por ser o mesmo um pouco "tímido", jamais coloque o peixe junto com outros que costumam mordiscar, tais como os Barbos sumatranos e outros, pois irão danificar sua cauda e causar infecções e consequentemente a morte do peixe.

Em época de reprodução o casal geralmente cuida dos filhotes, retirando os ovos que não vingaram para evitar a proliferação de fungos nos ovos saudáveis, alguns criadores afirmam que o peixe é Monogâmico, ou seja, escolhem um parceiro para toda a vida.
As plantas de um aquário de bandeiras devem ser de folhas duras, porque o peixe costuma beliscar as plantas mais sensíveis o que pode leva-las a morte, plantas de folhas largas são ideais pois o peixe costuma utiliza-las para colocar seus ovos em sua superfície.

Entre as doenças mais comuns na espécie está a Exoftalmia, que consiste nos olhos dilatados, opaco ou leitosos, fungos no corpo como pequenos flocos de algodão e ictio.

Este peixe não é indicado para aquaristas iniciantes, já que alguns cuidados mais específicos deverá ser tomado, porém vale a pena estudar e adquirir mais conhecimento para ter uma linda espécie como esta em seu aquário.
Na Web existem diversos sites especializados em Acará Bandeiras, onde você poderá encontras informações mais precisas sobre a espécie.

5 comentários:

  1. Amigo, montei um aquário agora, ele tem em torno de 100 litros, tem mais ou menos 100cmX35cmX30cm, pus nele 2 acaras-bandeira pequenos e 1 kinguio (red). No outro dia, mais dois acarás, 1 kinguio pequeno (7 cores), 1 telecópio e 1 carpa. No terceiro dia, os 4 acarás morreram. Tenho a impressao que eles estavam quase na vertical, com o rosto para cima antes de morrer. Vale ressaltar que o aquario foi montado agora e eu deixei um dia todo de molho para tirar o silicone e que o ar-condiconado ficou ligado a noite toda e que fez um certo frio. Espero que possa ajudar. Abraco.

    ResponderExcluir
  2. Vc fez tudo errado!!!!! Aprenda e estude antes de dispor de vidas...

    ResponderExcluir
  3. fez tudo errado é pouco....kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Acará com kinguio? Sério?

    Prefiro acreditar que isso aí seja um troll... me diz que é, por favor!!!

    ResponderExcluir