23 dezembro 2009

O Exterminador de Caramujos.

Você está com seu aquário lindo, cheio de belas plantas, tudo legal, ai você ganha de presente da sogra um exemplar de planta muito bonito e para agrada-la coloca-o no aquário sem fazer a limpeza de forma correta então derrepente você percebe que seu aquário está infestado de caramujos. E agora? o que vou fazer? desmontar tudo? catar um por um dos caramujos? encher o aquário com produtos químicos? calma!! vou apresentar para vocês ele, o terrível, o matador, o carrasco, o......., não vamos exagerar né, mais estou falando do Baiacú-anão.

Este peixe é originário da Índia, encontrado no rio Pamba no sudoeste do país, atingindo no máximo 22 mm (pouco mais que uma polegada), o que faz deste peixe o menor baiacu do mundo, este peixe possui dentes fortes que pode esmagar as cascas duras dos caramujos e é um exterminador por excelência.

É interessante observá-los caçando sua refeição, uma vez que pairam na água buscando e procurando suas vitimas.


Não aconselho a mante-lo junto com outros peixes, já que ele pode atacar e até devorar os menores e as vezes até os maiores podem ter problemas com ele, o ideal é mante-lo em uma aquário grande mais de 100 lts e sempre alimenta-lo com artémias vivas ou congeladas, alguns aquaristas conseguem manter este peixe em comunitários com certa tranquilidade, outros porém afirmam que ao introduzi-lo em seus aquários os mesmos viraram o "terror" dos peixes e devoram alguns, ou feriram outros comendo suas barbatanas.


A natureza com toda sua sabedoria, criou um controlador para cada "peste" que existe, sabemos que existem peixes comedores de algas e cada tipo de algas tem o seu próprio peixe agricultor, camarões que comem peixes mortos, comedores de caramujos etc..

Temos aí uma opção natural que irá dar conta do recado e não precisaremos recorrer aos produtos químicos que certamente irão alterar o padrão da agua.

Ou se você preferir, pode recorrer ao truque da fatia de pepino para atrair os caramujos, mais fala sério!! isto dará um trabalho desgraçado não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário